Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Inezita Barroso recebe homenagens de mais de 50 artistas na Sala São Paulo, e de filha de Mario Zan em São Carlos (SP)

Deixe um comentário

Inezita Fotor

A folclorista Inezita Barroso esteve 34 anos à frente do programa Viola, Minha Viola e por sua contribuição à cultura popular, como rainha da música caipira, vai receber homenagem de mais de 50 artistas em São Paulo (Foto: Cleones Ribeiro-Arquivo-Portal SESCSP-Fotos Públicas)

 

O Barulho d’água Música vai acompanhar nesta segunda-feira, 8, na Sala São Paulo, situada no bairro dos Campos Elíseos, em São Paulo, o tributo a rainha da música caipira e folclorista Inezita Barroso, que morreu em 8 de março, apenas quatro dias após completar 90 anos.  Ivan Lins, Renato Teixeira, Renato Borghetti e o CoralUSP estão entre as mais de 50 atrações confirmadas para o especial Inezita – Quanta Saudade Você Me Traz,  com gravação da TV Cultura, emissora na qual Inezita se destacou como apresentadora do programa Viola Minha Viola, um dos mais admirados do gênero,  do qual esteve à frente por 34 anos, o que faz dele o mais antigo programa de música da TV brasileira. 

Os organizadores da homagem pretendem que evento contemple as diversas facetas do legado de Inezita Barroso: sua etapa como musa da música folclórica na década dos anos 1950 e 1960, sua atuação como professora de canto e de violão, sua paixão pelos arranjos sofisticados na música e sua persistência em gravar a música raiz de todas as regiões brasileiras, mas, sobretudo, a do caipira paulista Além daqueles já mencionados artistas, confirmaram presença Rick Sollo, Mococa e Paraíso, Lourenço e Lourival, Irmãs Barbosa, Divino e Donizeti, João Mulato e Douradinho, Pereira da Viola, Roberto Corrêa, Braz da Viola, Paulo Freire, Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Bia Goes, Arismar Espírito Santo e Léa FreireA maioria dos artistas será acompanhada pelo regional Viola, Minha Viola, que reúne Joãozinho (violão), Arnaldo Freitas (viola caipira), Leandro Madeira (baixo), Escurinho (percussão) e os convidados Maestro Marinho (sanfona) e Márcio (percussão). Eles formaram o grupo que esteve ao lado de Inezita nos últimos anos no programa da TV Cultura. O CoralUSP também participará de três momentos do programa.

O repertório para o tributo abarca a vasta obra de Inezita, formado por clássicos de seu cancioneiro e também canções prediletas dos colegas. Ivan Lins, por exemplo,  interpretará com o parceiro Rafael Altério Bandeira do Divino (Ivan Lins/Vitor Martins), usada como referência por Inezita em suas  Nas pesquisas para a produção do espetáculo junto ao acervo de Inezita Barroso, foram recuperados e digitalizados documentos manuscritos por ela mesma para ajuda a contar sua história. O material foi animado com recursos de computação gráfica e será projetado no telão da Sala São Paulo com a narração da voz da neta de Inezita, Paula Maia.

A mestre de cerimônias da noite será Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, que era sempre elogiada por Inezita como uma talentosa entrevistadora. Adriana ajudará a contar a trajetória de rainha dos caipiras e anunciar os mais de 50 artistas convidados. A família da cantora também estará representada na plateia com a filha Marta, a neta Paula, além de sobrinhos e bisnetos.

Inezita Barroso é celebrada não somente por sua vasta obra como intérprete, mas por ser uma das espinhas dorsais da música brasileira, como pesquisadora e divulgadora da música folclórica, de raiz e regional. 

A Sala São Paulo está situada na Praça Júlio Prestes, 16, no bairro Campos Elíseos, ao lado da estação CPTM. O telefone para mais informações é  (11) 3367-9500. A distribuição de ingresso já está encerrada devido ao esgotamento da cota disponibilizada e também não há mais lista de reserva. 

mariangelazan

Tributo em São Carlos e em Catanduva

Mariângela Zan, filha do compositor Mário Zan, também vem contribuindo para divulgar a bela obra de Inezita Barroso com vários shows em homenagem a grande dama da música raiz, como uma forma de agradecimento e um tributo ao belíssimo legado deixado pela apresentadora. Mariângela já levou a apresentação a Bariri, gravou participação no programa de Herodoto Barbeiro e no próximo dia 21 estará no Sesc de São Carlos, a partir das 15h30. Uma semana depois será a vez de contemplar o público do Sesc de Catanduva que acompanha o projeto Café com Viola, a partir das 10 horas.

Clique no linque abaixo para assistir ao programa do Jornal da Record News, com Herodoto Barbeiro, com Mariângela Zan.

http://noticias.r7.com/jornal-da-record-news/2015/05/07/mariangela-zan-faz-tributo-a-inezita-barroso-no-jr-talentos/

 

marino

cropped-lampic3a3o-de-gc3a1sw.jpg

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s