Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Xote da periferia paulistana e blues do Piauí: Edvaldo Santana, lobo solitário que tem tupã e tem tupi, é atração com Badi Assad do Sr. Brasil

Deixe um comentário

O piauilistano Edvaldo Santana,  parceiro de Leminski, Assumpção e Assunção canta rock, blues, baião, samba, xote, e está completando quatro décadas de carreira atualmente divulgando Jataí, do qual levou para o palco do Sr. Brasil a faixa A poda da rosa (Foto: Pierre Yves Refallo)

A partir das 10 horas deste domingo, 7, com toda a alegria e irreverência que o caracteriza, o cantor e compositor Edvaldo Santana (São Paulo/SP) estará sentado no famoso banco do programa Sr. Brasil, que irá ao ar pela TV Cultura a partir das 10 horas. Natural do bairro de São Miguel Paulista e piauiense de alma, Edvaldo Santana recebeu mais este convite de Rolando Boldrin no momento em que celebra quatro décadas de estrada, tempo em que constrói uma trajetória ímpar na qual além de composições individuais selou parcerias com Paulo Leminski, Itamar Assumpção, Sérgio Sampaio, Arnaldo Antunes, entre outros, sempre preservando a pegada independente, peculiar e engajada.

Poesia e contestação são marcas presentes nos blues, reggae, salsa, rock e jazz de Edvaldo Santana mesclados em sambas, xotes, choros e baiões, criando uma nova identidade estética dentro do caldeirão sonoro do país. Seus balaços têm tupã e têm tupi e o mais recente, certeiro mais uma vez, atinge a mesmice na testa, é picada de mil abelhas na cafonalha: Jataí é das boas com mel, um fiel retrato de moradores, personagens e costumes das periferias de Sampa e do país afora. A poda da rosa, uma das faixas deste álbum, foi destacada para a gravação no teatro do Sesc Pompeia, onde Boldrin recebe os convidados. As outras duas são Choro de Outono, do disco Amor de Periferia (2004), e Samba do Japa, esta uma parceria dele com Ademir Assunção que faz parte de Edvaldo Santana ao vivo (2010). Nos três blocos dedicados a Edvaldo Santana, o Lobo Solitário estará acompanhado pelos inseparáveis Luís Waack (violão), Reinaldo Chulapa (baixo acústico), Ricardo Garcia (percussão) e Simone Julian (flauta).

Além de Edvaldo Santana outra atração do programa, que terá reprise na quarta-feira, 10, começando a 1h30, será a cantora Badi Assad  (São João da Boa Vista/SP). Badi Assad cantará Noite de São João e Qualquer coisa por você. Antes dela, Rolando Boldrin abrirá a apresentação contando causos e recordando Amor de Violeiro.  

 

11391252_901540963238426_1351667334861684365_n

Badi Assad (Foto: Pierre Yves Refallo)

 

diversidade

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s