Olhaí povo de Guarulhos (SP) que não via a hora de o Dandô Circuito de Música Dércio Marques voltar à cidade: anote na agenda e espalhe que a espera terminará nesta quinta-feira, 25, quando a partir das 19 horas o anfitrião e morador da cidade, Amauri Falabella, receberá a paulistana Katya Teixeira, cantora e idealizadora do projeto. A dupla vai cantar, tocar e prosear no anfiteatro da Biblioteca Monteiro Lobato, situada na rua João Gonçalves, 439, Centro.
O Dandô Circuito de Música Dércio Marques recebeu ao final do ano passado quando completava exatamente um ano de caravanas o Prêmio Brasil Criativo. Recentemente, mais seis cidades goianas entraram para o circuito (que agora abarca 33) composto por São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Katya Teixeira fomenta por meio das apresentações a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões, e, assim, cria intercâmbios, gera novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos e merece melhor projeção no panorama nacional, o que proporcionaria às pessoas acesso a outras linguagens e propostas produzidas fora da “grande mídia”.
Um artista sai de cada cidade e passa por todos os pontos do circuito, girando a roda de forma contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.
A cada novo show, transmite-se, ainda, o legado de Dércio Marques (Uberaba/MG), não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira. Dércio Marques morreu em julho de 2012, em Salvador (BA), deixando uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social que costura um mundo mais justo e fraterno.
O Prêmio Brasil Criativo destacou o Dandô na categoria Artes de Espetáculo/Música, em 3 de dezembro de 2014. Promovido pelo Ministério da Cultura, pelo Projeto Hub e pela 3M, contemplou 22 projetos perante um público de mais de 800 pessoas que foram à cerimônia no Auditório Ibirapuera (SP).
O anfitrião desta nova edição do Dandô em Guarulhos, Amauri Falabella, é um dos mais admirados artistas em meio aos baluartes do projeto. Vencedor do Prêmio Especial do Júri Popular do Festival da Música Brasileira da Rede Globo com a música Brincos, que recebeu 60% da votação, Falabella empunha a viola para cantar temas nos quais acredita e da maneira que gosta. Com forte influência de nomes como o do trio da Boa Terra (BA) Elomar, Xangai e Vidal França, além de Vital Farias (PB), e Dércio Marques (MG), já gravou Ciranda Lunar, Violeiro Urbano, e Amauri Falabella, nos quais sempre reafirma o trabalho anterior fiel às raízes da música brasileira.
As composições primam pela riqueza dos arranjos e um traço em comum une todas as músicas: o respeito à natureza e o amor à simplicidade. Em 22 de agosto, Amauri Falabella lançará mais uma destas obras-primas, no Teatro Adamastor, situado, também, em Guarulhos. O novo disco terá 14 composições e parcerias com Katya Teixeira, Socorro Lira (Brejo do Cruz/PB), Consuelo de Paula (Pratápolis/MG) e Fernando Guimarães (Caldas/MG), entre outros companheiros de estrada.