Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

O Cerrado, cantado e contado pelo violeiro Luiz Salgado (MG), é tema de mais uma rodada do Imagens do Brasil Profundo

Deixe um comentário

luiz salgado profundo 

Biblioteca Mario de Andrade (SP) receberá na quarta-feira, 15 de julho, o cantor e compositor Luiz Salgado (Patos de Minas/MG) em mais uma rodada do projeto Imagens do Brasil Profundo, que tem a curadoria do professor Jair Marcatti e vem sendo promovido desde 2014 com o objetivo de trazer à tona um país mais interior.  Em 2015, o programa, ampliado  em relação ao formato do ano anterior,  passou a abranger vários aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, que são desvendados em diferentes shows, bate-papos musicais, debates e palestras que ocorrem às quartas-feiras.

Luiz Salgado estará no palco do auditório a partir das 20 horas para apresentar Sina de Cantadô, título de um dos seus álbuns. O violeiro representa o Cerrado mineiro, bioma que o estimula e inspira a desenvolver um trabalho fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, da folia de reis, do congado e da viola caipira. Com estes compromissos, celebra a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.

LUIZ SALGADO

As composições de Luiz Salgado são ligadas ao folclore, exaltando a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Participou de vários festivais, venceu alguns deles, como o Canções para Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009 e gravou os discos Trem Bão (2003), Sina de Cantadô (2007), e Navegantes (2010), além do DVD Noite e Viola (2012). Em 2013, em parceria com Katya Teixeira, fez o álbum 2 Mares.

Luiz Salgado já começou a gravar Quanto mais meus óio chora mais o mar quebra na praia, cuja faixa título vem cantando com o 4 Cantos. Esta empreitada pode contar com a colaboração dos amigos e admiradores mediante contribuição, com direito a recompensas, à plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) partio. Para saber como participar clique em https://partio.com.br/projeto/luiz-salgado/ 

Após a apresentação de Luiz Salgado, o projeto com curadoria de Jair Marcatti voltará a ocorrer no dia 29, novamente a partir das 20 horas, no Auditório. O público acompanhará O Brasil profundo da Mantiqueira e da Literatura infantojuvenil, um debate com Galileu Garcia Júnior e João Carrascoza.

Luiz Salgado (Sina de Cantadô)

Horário: 20 horas
Entrada gratuita
Auditório da Biblioteca Mario de Andrade (175 lugares)
Rua da Consolação, 94, Centro, telefone (11) 3775-0002, nas imediações do terminal de ônibus Bandeira e da estação Anhagabau do Metrô
bma@prefeitura.sp.gov.br
www.bma.prefeitura.sp.gov.br

moinhoe

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s