
Luiz Salgado, natural de Patos de Minas, atualmente residindo em Araguari (MG), é uma voz quase solitária em defesa do Cerrado mineiro e em suas composições também trata dos temas tradicionais, religiosos e folclóricos da região que representa e se insere no Brasil profundo abrangido pelo projeto de Marcatti (Foto: Marcelino Lima/Barulho d’água Música/Acervo do Projeto Cultural 4 Cantos
O cantor e compositor Luiz Salgado (Patos de Minas/MG) está de volta a São Paulo para ocupar na noite de hoje, 15, a partir das 20 horas, o palco do auditório da Biblioteca Mario de Andrade. Em uma apresentação que será gratuita, Salgado vai animar com o espetáculo Sina de Cantadô mais uma rodada do projeto Imagens do Brasil Profundo, que tem curadoria do professor Jair Marcatti e vem sendo promovido desde 2014 às quartas-feiras, sempre começando no mesmo horário.
Jair Marcatti explica que o objetivo do Imagens do Brasil Profundo é trazer à tona um país mais interior. Em 2015, o programa, ampliado em relação ao formato do ano anterior, passou a abranger vários aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, desvendados em diferentes shows, bate-papos musicais, debates e palestras.
Luiz Salgado é violeiro e representará o Cerrado mineiro, bioma que o estimula e o inspira a desenvolver um trabalho fincado na expressão musical arraigada no Brasil profundo, na música que emana do que há de mais autêntico e genuíno em tradicionais festas populares — da folia de reis, do congado e da viola caipira. Com estes compromissos, ele celebra a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.
As composições de Luiz Salgado são ligadas ao folclore, exaltando a biodiversidade e a cultura do povo do cerrado. Participou de vários festivais, venceu alguns deles, como o Canções para Arteiros, do Itaú Cultural, em 2009 e gravou os discos Trem Bão (2003), Sina de Cantadô (2007), e Navegantes (2010), além do DVD Noite e Viola (2012). Em 2013, em parceria com Katya Teixeira, fez o álbum 2 Mares.
Luiz Salgado já começou a gravar Quanto mais meus óio chora mais o mar quebra na praia, cuja faixa título vem cantando m apresentações do projeto cultural 4 Cantos, que desde 2011 ele protagoniza ao lado dos cantadores Cláudio Lacerda (São Paulo/SP), Rodrigo Zanc (Araraquara/SP) e Wilson Teixeira (Avaré/SP). Esta empreitada pode contar com a colaboração dos amigos e admiradores mediante contribuição, com direito a recompensas, à plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) partio. Para saber como participar clique em https://partio.com.br/projeto/luiz-salgado/
Após a apresentação de Luiz Salgado, o projeto com curadoria de Jair Marcatti voltará a ocorrer no dia 29, novamente a partir das 20 horas, no Auditório. O público acompanhará O Brasil profundo da Mantiqueira e da Literatura infantojuvenil e poderá interagir em um debate com Galileu Garcia Júnior e João Carrascoza.
Luiz Salgado (Sina de Cantadô)
Horário: 20 horas
Entrada gratuita
Auditório da Biblioteca Mario de Andrade (175 lugares)
Rua da Consolação, 94, Centro, telefone (11) 3775-0002, nas imediações do terminal de ônibus Bandeira e da estação Anhagabau do Metrô
bma@prefeitura.sp.gov.br
www.bma.prefeitura.sp.gov.br