João Arruda (SP): aniversário do inquieto e sonhador violeiro e compositor no Dia do Trovador

joão niver

Hoje, 18 de julho, Dia do Trovador, também é aniversário de João Arruda, jovem cantor, compositor e multi-instrumentista de Campinas (SP), mais que um músico talentoso e criativo, pessoa amável  amiga que se auto define como inquieto e sonhador e está completando 10 anos de carreira. Neste domingo, 19,  ele (en) cantará em Uberlândia (MG) como atração de mais uma rodada do Dandô Circuito de Música Dércio Marques, palco no qual irá recepcioná-lo o amigo e anfitrião Erick Castanho, a partir das 20 horas, no Atrio Bussines Center. Fora os milhares de hoje, certamente ele receberá, antes e depois do show, beijos, abraços e bitocas, mimos que deverão deixá-lo ainda mais cheio de energia e ideias para a sequência do projeto que iniciou em 10 de julho. Na noite desta recente data, João Arruda começou a gravar Entre Violas e Couros em Barão Geraldo,  nome que terá o terceiro álbum solo e com o qual  pretende marcar e comemorar seu jubileu de estanho/zinco.

Em um casamento, bodas de estanho (também conhecida como bodas de zinco) simboliza a chegada aos 10 anos de união. O estanho e o zinco são dois metais que representam tanto a solidez, quanto a possibilidade de ser utilizados como liga ou reforço em soldas, além de proteção contra a corrosão. E pode-se dizer que há muitas destes atributos que marcam a carreira e os compromissos de João Arruda neste período no qual jamais fugiu às suas origens ou fez concessões e, entre outros trabalhos, gravou Celebra Sonhos (2007) e Venta Moinho (2013), sem contar sua participação em grupos como o CantaVento, para crianças, e o Flautins Matuá, dedicados tanto à preservação de tradições nacionais, quanto à valorização e recriação de temas, canções e projetos da cultura popular brasileira, bem como de outros países.

João Arruda está presente fora os próprios trabalhos em mais de 15 CDs nos quais atuou, como artista convidado ou produtor. E neste período fértil que atinge no momento participou de mostras, festivais e programas de rádio e TV por cidades das cinco regiões do país. Sua trajetória musical inclui, ainda, turnês pelo exterior. Com o Flautins Matuá, por exemplo, integrou o projeto Samarro’s Brazil realizando shows na França e na Itália. Em trabalho solo, percorreu a Argentina com Entre Violas e Couros, projeto que agora formata como a cereja do bolo destes dez anos. 

Grandes expoentes do meio regional como Levi Ramiro, João Bá, Consuelo de Paula, Katya Teixeira, Valdir Verona, Luiz Salgado, Wilson Dias, Pereira da Viola, Dércio Marques e Doroty Marques já trabalharam com Arruda. O aniversariante é, ainda, idealizador e curador do projeto musical Arreuní!, cujo intuito é promover encontros mensais com diversos artistas brasileiros e convidados estrangeiros. 

Receba querido João em nome dos colaboradores, amigos e seguidores do blog nossos parabéns, tanto pelos 10 anos de estrada, quanto por mais este aniversário. E que São Gonçalo te abençoe sempre, ora e viva! 

arreuni taquaral 1
João Arruda (ao centro) com Esther Alves, Levi Ramiro, Katya Teixeira, Consuelo de Paula e Yandara Pimentel durante edição especial do Arreuní!, em Campinas,  em maio (Foto: Marcelino Lima)

11215704_931927380203690_5577066650024866583_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s