Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

Apeia no Sesc Belenzin (SP) módi tomá um cafezin mais os mininu do Acordais, cumpadê!

Deixe um comentário

 

O grupo paulistano Acordais, de música brasileira, apresentará composições autorais e também músicas tradicionais da nossa cultura popular neste domingo, 26, a partir das 18 horas, no Sesc Belenzinho (SP). O repertório do Acordais é entremeado por causos, por vezes contados ou cantados, e apresenta influências caipira,  da moda de viola, do chamamé pantaneiro e da folia de reis, oferecidos ao som de instrumentos como violoncello, piano e violão. O álbum homônimo, de 15 faixas, teve a participação especial da cantora e pesquisadora Kátya Teixeira (SP) e foi lançado durante uma gravação  dos músicos em 2014, no programa Sr. Brasil, de Rolando Boldrin.  

Acordais

Integram o Acordais Alex Rocha (vocal e viola caipira), Joyce Carvalhaes (vocais), Érika Bordin (vocais, cenário e figurinos), Robson Russo (violão e viola caipira), Celso Marques (violão), Vinícius Almeida (baixos elétrico e fretless), Jica Tarancón (percussões) e Alef Bem (violoncello).

O Sesc Belenzinho fica na Rua Padre Adelino, 1.000, a um tirin da parada do trem que parece tatu!

jinela acordais

Foto: Paulo César (www.clickpcphoto.com.br)

Sirvidô?

Acordais é café fresco ainda saindo fumaça.

Safra de plantação musical orgânica, Acordais é receita caseira, feita sem pressa, coada no jacarandá da viola caipira  do violão, que chamam ao novo dia a dança da gaita gaúcha, o gemido da rabeca, o assovio da gaita de boca e as batidas das percussões  ritmos do Brasil.

Por vezes o cheiro do café segue pelo ar e chega à vizinhança pantaneira, com seus chamamés e o andino huapango, e também às palmas e sapateados do catira e dos cantos de chegança mineiros e paulistas. Dos arredores lusitanos, as folias de reis acordam o menino Jesus, que, após mamar, volta ao sono numa cantiga de lavadeira do rio Jordão.

As canções autorais, artesanalmente compostas e colocadas à disposição na prateleira de um empório de parede caiada de terra, falam de um coração desarmado, que conversa com Deus ao final do dia, que se lembra da infância e que passeia por um mundo onde o céu é bebido, vindo morr dentro da alma.

No tempo de um relógio sem ponteiros, se achegam à roda, com uma xícara, não só os de casa, mas os parentes da cidade e até mesmo os estrangeiros violão folk, piano, baixo elétrico, charango, violoncello e baixo fretless.

Acordais pede tempo kairós, tempo de degustação meditativa, devagar, como quem acende um fogão a lenha.

Nosso agradecimento aos que trouxeram  lenha, acenderam o fogo e assaram o pão-de-queijo-nosso-de-cada-dia.

Texto de apresentação do álbum Acordais

band meninos

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s