Barulho d’água Música recebe Ciência Matuta, álbum de Zé Mulato e Cassiano, melhor dupla da música brasileira

zemulatocassiano
Zé Mulato e Cassiano, ao lado do violeiro Zeca Collares, do blogueiro Marcelino Lima e do produtor Volmi Batista, após apresentação de Collares em 21 de junho, no Sesc Campinas, onde a dupla também cantou ao final daquele domingo (Foto: Clayton Januzzi)

O acervo do Barulho d’água Música já conta com o álbum Ciência Matuta, que em 10 junho rendeu a Zé Mulato e Cassiano a estatueta do 26º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Dupla. Ciência Matuta pôs fim a um intervalo de quatro anos sem gravações dos irmãos mineiros que residem em Brasília (DF) e que, com este novo trabalho, enriquecem ainda mais não apenas o próprio repertório, como também a antologia de canções do gênero caboclo, dos quais são expoentes.

A gravação de Ciência Matuta ocorreu em São Paulo, sob a batuta do maestro Mário Campanha. Com este álbum ganharam a discografia violeira e igualmente todos os que admiram a pureza da arte matuta, que Zé Mulato e Cassiano representam e defendem sem recorrer a artifícios ou vestir a roupa dos modismos. “Duplo esteio da resistência cultural caipira, o Brasil há muito os reconhece pelo preeminente serviço prestado às tradições do sertão, de cujas raízes são legítimos defensores”, apontou o compositor e violeiro Luiz Faria na apresentação do álbum. 

cd ciência matutaCiência Matuta reúne cururus, toadas, modas de viola, guarânias, cateretês, rasqueados e até uma querumana — a faixa Fundação Pio XX, homenagem ao Hospital do Câncer de Barretos (SP), onde Zé Mulato há pouco buscou tratamento para se curar de uma leucemia. A canção-título, primeira do álbum, é um cururu no qual a dupla dá uma verdadeira aula da chamada medicina caseira. Já Em A represa, o matuto José das Dores Fernandes, morador da beira da represa Corumbá 4, expõe em franca opinião o que julga está ocorrendo com os rios e seus afluentes ribeirinhos, hoje, no Brasil.

O disco tem ainda entre suas 15 faixas um tributo a Carreirinho, temas românticos, críticas sociais e, uma das marcas de Zé Mulato e Cassiano, as boas pitadas de humor — que desta vez temperam o samba Arma secreta. A maioria das músicas é composição de Zé Mulato, que não assina apenas o cururu Carreirinho foi embora (Palmito) e a guarânia O brilho dos seus olhos (Odaes Rosa).

 

Para contratar Zé Mulato e Cassiano o contato deverá ser feito com o produtor Volmi Batista, pelos telefones 61-3301 1267 e 61 9964 7945. Os endereços eletrônicos são http://www.violabrashow.com.br  e violabrashow@gmail.com.

 

Alô Valparaíso de Goiás!

A dupla Zé Mulato e Cassiano estará no dia 25 de agosto em Valparaíso de Goiás (GO) como uma das atrações da festa de aniversário da rádio 610 AM, prevista para começar a partir das 14 horas, na Praça Central Céu Azul.

 

ivn vilela

Anúncios

Uma resposta para “Barulho d’água Música recebe Ciência Matuta, álbum de Zé Mulato e Cassiano, melhor dupla da música brasileira”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s