Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

602 – Festival gastronômico de Brotas (SP) terá show com Rodrigo Zanc e banda no Centro Comunitário

Deixe um comentário

 

rodrigo arte 1

Rodrigo Zanc, cantador araraquarense residente em São Carlos, será uma das atrações do 4º Festival Brotas Gourmet, que a cidade de Brotas (SP) realizará entre 13 e 15 de agosto, com o tema Receitas Recheadas de Lembranças, evento oficial do município desde 2012, organizado pela Associação de Empresas do Turismo de Brotas e Região (Abrotur), em parceria com a Prefeitura de Brotas e a agência local do Senac. Rodrigo Zanc estará no palco montado no Centro Comunitário na sexta-feira, 14, a partir das 21 horas, acompanhado por Bruno Bernini (bateria), Ricieri Nascimento (baixo), Rodrigo Zanin (guitarras)  e Thadeu Romano (acordeon), além do técnico de som Dado Pires.

Rodrigo Zanc gosta de dizer que leva para cada apresentação apenas suas verdades e, por meio delas, é que vem se afirmando como um dos mais admirados e transparentes músicos da nova safra nacional, protagonizando shows emocionantes cujas propostas são resgatar a cultura caipira por meio de composições de parceiros como Isaías de Andrade, Fernando Mori e Carlim de Almeida, entremeadas de releituras de clássicos do gênero, histórias pessoais e causos, ao mesmo tempo em que transita por meio de elaborados acordes também por ritmos modernos, produzindo com apurada sensibilidade e raro talento músicas que unem dois universos aparentemente díspares.

Com esta proposta, o filho da Morada do Sol, para além de cantar e de tocar, à medida que cativa o público, revitaliza o ambiente rural do qual provem, transmitindo importantes valores de uma das mais ricas manifestações da cultura popular brasileira, sem agredir ou estereotipar o que ocorre nas grandes cidades, preservando a matriz regional como um patrimônio nacional e valorizando na mesma medida as belezas do campo e da urbe. E amalgama esta mescla de sentimentos e de emoções ao evocar os costumes simples da roça como modelo de vida, pessoal, sim, mas possível também nos grandes centros, antepondo à “correria” a descontração, o direito à poesia e ao sonho, e por que não? ao choro gostoso da saudade que compõem rios interiores cujas águas, com o correr do tempo, acabam sendo poluídas e perdem o encanto, deixando às margens as pequenas alegrias e celebrações que deveriam ser cotidianas em ambos os mundos.

rodrigo 2

Ricieri Nascimento (baixo), Rodrigo Zanin (violão), Thadeu Romano (acordeon) e Bruno Bernini (bateria) são os músicos da banda que acompanham Rodrigo Zanc (Foto: Marcelino Lima Sesc Campinas julho 2014/Acervo Barulho d’água Música)

A carreira de Rodrigo Zanc vem sendo marcada, ainda, pela pesquisa da viola brasileira e suas influências, há mais de 20 anos. Ele já participou de vários festivais, dentre eles o Viola de Todos os Cantos, da EPTV – Rede Globo, e chegou às finais de 2005 e de 2007. Em 2006, lançou Pendenga, o primeiro CD,  por selo independente. Em 2010, Rodrigo Zanc foi à Europa divulgar seu trabalho. Em 2013, produziu Fruto da Lida, selecionado para o 26º Prêmio da Música Brasileira, outro trabalho que ele próprio bancou com  apoio de amigos e de fãs. Embora Fruto da Lida esteja ainda apenas dando os primeiros passos, Rodrigo Zanc e seu parceiro Isaías Andrade já estão a pleno vapor alinhavando um novo álbum, desta vez com faixas apenas de ambos. Ao lado de Cláudio Lacerda (São Paulo/SP), Luiz Salgado (Araguari/MG) e Wilson Teixeira (Avaré/SP) compõe o projeto cultural 4 Cantos.

O 4º Festival Brotas Gourmet, além da cantoria com Rodrigo Zanc, terá shows, ainda, com Gabriel Sater e com o Grupo Sinhá, respectivamente nos dias 13 e 15, a partir das 21 horas.

Massa tradicional

Em relação às demais atividades, contará com duas tendas de bebidas e dezesseis tendas gastronômicas que vão oferecer sanduíches, pratos da culinária japonesa e massas (como o Capeletti da Nonna), cujo preparo segue até hoje festiva e tradicional receita de família do Norte da Itália que se assentou em Brotas no final do século XIX, e do qual todos os membros participam desde os primeiros tempos, passando a arte de geração em geração. A massa, leve e caseira, moldada individualmente, recebe recheios com uma combinação de carne suína, bovina, linguiça suína, temperadas com uma mistura de ervas, especiarias, queijo, sal e pimenta. Durante o festival, será possível degustar o Capeletti da Nonna ao pomodoro, com molho de tomate artesanal e parmesão, ou in brodo, com o capeletti cozido num caldo de galinha caipira, como uma sopa. Para manter a tradição familiar italiana, para o Brotas Gourmet a massa será feita e servida no dia, em edições limitadas.

Serviço:

Show de Rodrigo Zanc no 4º Festival Brotas Gourmet
Data: Sexta-feira, 14, 21 horas
Local: Centro Comunitário Endereço: Rua Marechal Deodoro, 10, Brotas

11050321_343704152489563_3444705545980745008_n

ze miguel

Foto: Marcelo Corrêa

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s