Victor Batista é cantor, compositor, arteducador, violeiro autodidata que trabalha pela formação de crianças, jovens e adultos na região de Pirenópolis (GO), onde reside atualmente. Suas raízes culturais vêm da família, com a qual cresceu em cantorias à beira do fogão. Já percorreu vários estados do Brasil e do exterior promovendo projetos culturais com os três álbuns autorais Além Serra do Curral, En’Cantando com a Biodiversidade e Manchete do tico-tico; o terceiro valeu indicação da categoria Melhor Cantor Regional do Prêmio da Música Brasileira, em 2014.
O Dandô Circuito de Música Dércio Marques recebeu ao final do ano passado quando completava exatamente um ano de caravanas o Prêmio Brasil Criativo. Recentemente, mais seis cidades goianas entraram para o circuito (que agora abarca 33) composto por São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Katya Teixeira, a idealizadora, fomenta por meio das apresentações a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões, e, assim, cria intercâmbios, gerando novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos e merece melhor projeção no panorama nacional, o que proporcionaria às pessoas acesso a outras linguagens e propostas produzidas fora da “grande mídia”.
Um artista sai de cada cidade e passa por todos os pontos do circuito, girando a roda de forma contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.
A cada novo show, transmite-se, ainda, o legado de Dércio Marques (Uberaba/MG), não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira. Dércio Marques morreu em julho de 2012, em Salvador (BA), deixando uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social que costura um mundo mais justo e fraterno.
O Prêmio Brasil Criativo destacou o Dandô na categoria Artes de Espetáculo/Música, em 3 de dezembro de 2014. Promovido pelo Ministério da Cultura, pelo Projeto Hub e pela 3M, contemplou 22 projetos perante um público de mais de 800 pessoas que foram à cerimônia no Auditório Ibirapuera (SP).