Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

616 – Barulho d’água renova acervo com álbuns “Viola Urbana III”, instrumental, e “Catrumano e Urbano”, cedidos por João Araújo (MG)

Deixe um comentário

joao araujo

João Araújo (MG) é cantor, compositor e produtor cultural do projeto Viola Urbana (Foto: Marcelino Lima/Acervo Barulho d’água Música)

O Barulho d’água Música esteve no sábado, 15, em Jundiaí (SP), para acompanhar a gravação de mais um DVD pela Orquestra de Violeiros Terra da Uva, regida pelo violeiro Daniel Franciscão. O evento, realizado no Teatro Polytheama, contou com as participações especiais dos músicos mineiros Rodrigo Delage e João Araújo. Na ocasião, Araújo, que também é produtor e gestor cultural, cedeu ao acervo do blogue exemplares dos álbuns Pesquisa Viola Urbana III (instrumental) e Catrumano e Urbano, que ele lançou com Téo Azevedo, em 2014.

violaurbanacapa3

O disco instrumental é parte de um projeto que terá, ainda, um volume apenas de músicas cantadas, mais um DVD, com participações da Orquestra Jovem Gerais, de Contagem (MG), Carlos Aleixo, Rodrigo Faleiros e Zeca Magrão e leva o número 3 por ser a continuidade do trabalho que já tem dois outros homônimos, os Viola Urbana I e II. A primeira faixa instrumental oferece uma versão em viola caipira do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, ouve-se releituras de sucessos como Amanheceu, peguei a viola (Renato Teixeira), Comitiva Esperança (Renato Teixeira e Almir Sater), Engenho de Flores (que Diana Pequeno gravou, de Josias Sobrinho) e Chalana (Mário Zan e Arlindo Pinto).

Catrumano e Urbano reúne 14 faixas inéditas de autoria, interpretação e produção divididas entre Téo Azevedo, ganhador do Grammy Latino (2013) e João Araújo, todas cantadas e acompanhadas por viola, com ritmos de várias partes do Brasil. Lançado selo Intercâmbios Viola Urbana Produções, marca o encontro dos dois vértices da viola, com carreiras diferentes em vários aspectos, que se juntaram em um trabalho primoroso e gostoso de ouvir. Araújo sugere destaque para a faixa Pra Curar a Dor do Amor que se Findou, um martelo criado pelos dois artistas especialmente para celebrar a parceria, disponível para download gratuito em http://www.violaurbana.com.

11056578_1057965984215795_6540608240033182509_n

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s