
O Barulho d’água Música esteve no sábado, 15, em Jundiaí (SP), para acompanhar a gravação de mais um DVD pela Orquestra de Violeiros Terra da Uva, regida pelo violeiro Daniel Franciscão. O evento, realizado no Teatro Polytheama, contou com as participações especiais dos músicos mineiros Rodrigo Delage e João Araújo. Na ocasião, Araújo, que também é produtor e gestor cultural, cedeu ao acervo do blogue exemplares dos álbuns Pesquisa Viola Urbana III (instrumental) e Catrumano e Urbano, que ele lançou com Téo Azevedo, em 2014.
O disco instrumental é parte de um projeto que terá, ainda, um volume apenas de músicas cantadas, mais um DVD, com participações da Orquestra Jovem Gerais, de Contagem (MG), Carlos Aleixo, Rodrigo Faleiros e Zeca Magrão e leva o número 3 por ser a continuidade do trabalho que já tem dois outros homônimos, os Viola Urbana I e II. A primeira faixa instrumental oferece uma versão em viola caipira do Hino Nacional Brasileiro e, em seguida, ouve-se releituras de sucessos como Amanheceu, peguei a viola (Renato Teixeira), Comitiva Esperança (Renato Teixeira e Almir Sater), Engenho de Flores (que Diana Pequeno gravou, de Josias Sobrinho) e Chalana (Mário Zan e Arlindo Pinto).
Catrumano e Urbano reúne 14 faixas inéditas de autoria, interpretação e produção divididas entre Téo Azevedo, ganhador do Grammy Latino (2013) e João Araújo, todas cantadas e acompanhadas por viola, com ritmos de várias partes do Brasil. Lançado selo Intercâmbios Viola Urbana Produções, marca o encontro dos dois vértices da viola, com carreiras diferentes em vários aspectos, que se juntaram em um trabalho primoroso e gostoso de ouvir. Araújo sugere destaque para a faixa Pra Curar a Dor do Amor que se Findou, um martelo criado pelos dois artistas especialmente para celebrar a parceria, disponível para download gratuito em http://www.violaurbana.com.