Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

621- Ivan Vilela é atração da rodada de agosto do projeto Canto & Viola, em Belo Horizonte (MG)

Deixe um comentário

 ivanvilela bh

O  compositor, professor e pesquisador Ivan Vilela será a próxima atração do projeto Canto & Viola, que oferece mensalmente apresentações de expoentes da viola caipira nascidos em Minas Gerais, sempre no Cine Teatro Brasil Vallouréc, com coordenação de Luiz Trópia e Tadeu Martins. Ivan Vilela estará no palco nesta quarta-feira, 26, a partir das 19h30. O Cine Teatro Brasil fica na Avenida Amazonas, 315, Centro de Belo Horizonte. Para saber mais e comprar ingresso há o  (31) 2626-1251

Ivan Vilela é doutor em Psicologia Social e mestre em Composição Musical, além de músico, pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona História da Música Popular Brasileira, Viola Brasileira, Rítmica e Percepção Musical. Na quarta-feira, 19, ele abriu na unidade do Sesc do bairro paulistano Pinheiros a Série Erudita Violas em Concerto, projeto por meio do qual planeja promover um mergulho no universo da viola caipira, que surgiu há cerca de oito séculos percorrendo, inicialmente, caminhos diversos pelo mundo lusófono. 

Herdeira direta do Oud, instrumento persa do século VI, a viola deriva de um dos maiores berços de instrumentos de cordas dedilhadas do mundo, a Península Ibérica. Com ela nos braços, portugueses atravessaram o mar durante o período das grandes navegações, possibilitando, assim, a inserção do instrumento no Brasil e em outras terras fora da Europa. 

Ivan Vilela também atua como solista e junto a grupos de câmara no Brasil e no exterior, tem livros sobre o tema (entre os quais Cantando a própria história: Música Caipira e Enraizamento) e sobre outros assuntos relativos à cultura popular, e vários álbuns autorais com destaque para Dez Cordas e Paisagens, além dos volumes Caipira e Mais Caipira, com Lenine Santos e Suzana Salles, e da trilha Do Corpo à Raiz, com participação de Anderson Baptista, concebida para a coreografia homônima que busca promover o encontro entre o tradicional e o contemporâneo, o rural e  urbano. Os bailarinos dançam  Congado, Moçambique, Catira e Guarânia para provocar o olhar para um possível distanciamento de valores essenciais da vida.

A Série Erudita Viola em Concerto será mensal e terá atividades como palestras, concertos e masterclasses até dezembro. Depois de promover a palestra de abertura, Ivan Vilela recebeu para o primeiro concerto o conterrâneo Tavinho Moura (Juiz de Fora/MG), que cantou  tocou sucessos da carreira acompanhado pelo violonista Beto Lopes. Violeiros como Fabrício Conde (Juiz de Fora/MG), Adelmo Arcoverde (Serra Talhada/PE)  e os músicos Rodrigo Nali e Anderson Baptista, que formam o Duo Catrumano (Campinas/SP) estão entre as próximas atrações. 

ivanvilelapalestra

Ivan Vilela abriu com uma palestra a Série Viola Erudita em Concerto, da qual é o curador, e se estenderá até dezembro, uma vez por mês, no Sesc Pinheiros, situado em São Paulo (Fotos: Marcelino Lima Acervo Barulho d’água Música)

Programação do Canto & Viola 2015

26 de agosto – Ivan Vilela || 9 de setembro – Paulo Mourão ||14 de outubro – Pereira da Viola ||25 de novembro – Bilora Violeiro|| 16 de dezembro – Chico Lobo

Garoto Conrtrabaixo

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s