Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

622 – Rolando Boldrin conta causos e fala sobre a carreira para Persona em Foco, novo programa da TV Cultura

Deixe um comentário

DSC_0249 (2)

Rolando Boldrin cantou clássicos como Vide Vida Marvada e fez tributo a vários amigos de São Joaquim da Barra entre os causos que contou no teatro do Sesc Belenzinho (Foto: Roberto Aso)

O mais novo programa da TV Cultura, Persona em foco, no ar desde junho, terá entre suas atrações o Sr. Brasil Rolando Boldrin, que contará vários causos sobre o começo de sua carreira de ator premiado tanto do cinema, quanto da telinha, e que já conta com mais de 30 novelas em seu currículo. Atílio Bari, que coordena o Persona em Foco, conta que o programa possibilita aos artistas narrarem suas trajetórias e fazerem revelações inéditas de momentos emocionantes ou cômicos. Vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados, além de depoimentos de amigos e de colegas de trabalho enriquecem as entrevistas.

A gravação com Rolando Boldrin ocorrerá em 15 de setembro. Quem é ator, estudante de comunicação, interessa-se por cultura geral ou simplesmente curte e é fã do do autor de Vide Vida Marvada poderá fazer parte da plateia caso se inscreva pelo portal www.cmais.com.br/persona. Outro caminho possível é telefonar para 11 2182-3067, e falar com Rafael Mota. Quem estiver no auditório poderá fazer perguntas no último bloco e ganhará  um certificado que participou de uma aula televisionada de teatro e conhecimentos gerais.

A trajetória de Rolando Boldrin começa na cidade paulista de São Joaquim da Barra, situada na região de Ribeirão Preto, município às margens da rodovia Anhanguera que ele fez questão de homenagear  na sexta-feira, 21, e no dia seguinte, dedicando o primeiro bloco dos shows que apresentou na unidade Belenzinho do Sesc de São Paulo em ambas as datas. Boldrin fez referências carinhosas a vários dos seus amigos, muitos dos quais ainda o recebem com festa quando visita o berço natal e vai abraçá-los em lugares como o empório do Toniquinho. Outros já “viajaram fora do combinado”, como costuma dizer o Sr. Brasil sobre os que subiram ao Plano Celestial. Dito Preto, de quem foram lembradas passagens pitorescas, é um deles. O barbeiro Besouro e o criador de cavalos Adãozinho também motivaram a recordação de causos que em vários momentos provocaram gargalhadas em série.

Boldrin Kersys 1

Boldrin vai gravar no dia 15 de setembro para o programa Persona em Foco. No dia 20, irá ao ar o especial gravado na Sala São Paulo para marcar uma década do Sr. Brasil na TV Cultura (Foto: Daniel Kersys)

As apresentações de Boldrin no Belenzinho foram entremeadas por declamações e canções de sua autoria, consagradas pelo público ou de parceiros como Ranchinho (da dupla com Alvarenga, com o qual Ranchinho,primeiro, formou Os Milionários do Riso). O repertório destacou entre outras, além de Vide Vida Marvada; Nó da Carestia; Eu, a viola e Deus; Saudades de Matão; Aquela flor; e Seresta.     

Boldrin e a viola são íntimos desde que ele aos 12 anos de idade formou a dupla Boy e Formiga, junto de um de seus irmãos. O sucesso na rádio de São Joaquim da Barra levou o pai a incentivá-lo a se mudar para São Paulo, onde realizou seu primeiro trabalho musical participando de um disco da cantora Lurdinha Pereira. Em 1974, lançou o primeiro dos 15 discos dedicados à música regional, canções caipiras, cateretês, toadas e modas, entre outros ritmos do cancioneiro nacional.

A carreira também está marcada como apresentador de programas televisivos tais quais o Som Brasil (TV Globo), Empório Brasil (TV Bandeirantes) e Empório Brasileiro (SBT), precursores do Sr. Brasil,  que neste ano completa uma década na TV Cultura. Um programa especial para marcar este período na emissora da Fundação Padre Anchieta foi gravado na Sala São Paulo, em 20 de julho, e está previsto para ir ao ar em 20 de setembro.

Persona em foco

O programa Persona em foco entra na programação da TV Cultura  às terças-feiras, a partir das 22h30, desde que estreou em 30 de junho com a atriz Beatriz Segall. A coordenadora de dramaturgia da TV Cultura, Analy Alvarez, declarou que a série constitui um panorama completo e precioso de uma época e de um modo de fazer teatral que foi a mola propulsora de tudo que veio depois, e que está praticamente extinto de nossos palcos. “Mas, acima de tudo, é um exercício de amor à arte e à cultura, e em especial ao teatro”, observou Analy. “Não é um programa de perguntas e respostas, um talk show simplesmente, mas um programa de emoções e memórias que contam a história do teatro”.

A meta do programa é destacar  personalidades que ditaram os rumos do teatro paulista e que poucos conhecem, dentre elas, a atriz Laura Cardoso, que abordou os primórdios da televisão brasileira, entre outros temas. Os dramaturgos e novelistas Chico de Assis e Benedito Ruy Barbosa focalizaram a história do Teatro de Arena; a atriz Etty Fraser relembrou a trajetória do Teatro Oficina; a atriz Miriam Mehler narrou histórias sobre o Teatro Paiol; e Juca de Oliveira falou sobre a Escola de Arte Dramática, criada por Alfredo Mesquita, e sua importância na formação dos atores brasileiros.

Persona em Foco também conta com a série In Memoriam, dedicada a nomes que dedicaram a vida ao teatro, como Maria Della Costa, Paulo Autran, Gianfrancesco Guarnieri, e Plínio Marcos.

pgapega

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s