Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

630 – Trio que Chora e Ione Papas tocam e cantam em festa de nove anos de projeto musical do Aúthos Pagano (SP)

Deixe um comentário

trio que chora arte

Nove anos de atividades do projeto Conversa com Verso do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano motivaram as coordenadoras Celina Lucas e Lourdes Casquete a convidar o público para participar do evento comemorativo que ocorreu na tarde de sábado, 29 de agosto, com direito a café coletivo e bolo de festa. Antes da confraternização, desfrutando da bela tarde, a plateia curtiu, desta vez do lado de fora, as apresentações do Trio que Chora e da cantora Ione Papas. Marca registrada do Conversa com Verso nesta jornada de quase uma década, as cantorias costumam ser oferecidas em uma das salas do imóvel localizado em arborizada rua do bairro paulistano do Alto da Lapa , a Tomé de Souza. Ao ser transferida para o quintal naquela ocasião especial, tornou-se ainda mais agradável por transcorrer quase que o tempo todo com sábias cantando — acompanhamento inesperado para Marta Ozzetti (flautas), Cássia Maria (percussão) e Rosana Bergamasco (violão), que formam o Trio que Chora, mais Ione Papas.    

Marta, Cássia Maria e Rosana tocam por meio de acordes e de melodias vibrantes vários ritmos brasileiros fundindo ao chorinho bossas, sambas, baiões, forrós, valsas, cirandas e até clássicos caipiras, passando por sonoridades ibéricas. Esta diversidade de estilos transforma obras tradicionais e contemporâneas em peças de  pura beleza, executadas com apuro e vigor, mas descontração e delicadeza temperadas pela extroversão de Cássia Maria. A percussionista — que também é uma das sete Vozes Bugras (SP) — passa a maior parte do tempo convidando a plateia a interagir com elas e cantar, bater palmas e dançar.

O Trio Que Chora possui o álbum Setembro e em seu repertório, além das próprias composições, mergulha no universo chorão. De lá brinda admiradores e amigos com músicas enraizadas e que já se tornaram joias da cultura popular. Com arranjos próprios releem Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu; Arrasta Pé e Carioquinha, de Waldir Azevedo; e Santa Morena, de Jacob do Bandolim, valorizando ao mesmo tempo composições atuais como Baião de Quatro Toques, de José Miguel Wisnik ; Forró Classudo, de Toninho Ferragutti; Na zona do Zé Pilintra, de Thadeu Romano,  Setembro e Partida, de Rosana Bergamasco.

O Sesi Mogi das Cruzes (SP) receberá o Trio que Chora em 25 de setembro, a partir das 20 horas, com entrada livre para todas as idades. A unidade fica na rua Valmet, 171, bairro Braz Cubas, Mogi das Cruzes. Para mais informações ligue (11) 4723-6900.

No dia seguinte, 26, o Conversa com Verso terá  participação de Cacá Machado e Lu Alves, e, em 31 de outubro, será a vez de Roberto Seresteiro, ambos com entrada franca!

ione papas arte

Noel Rosa com acarajé

Ione Papas atualmente está estudando em curso superior em Salvador (BA), mas é conhecida e muito presente na cena paulistana desde 1992, quando chegou a Sampa. A cantora levou ao Aúthos Pagano releituras de sambas consagrados de Martinho da Vila e de Noel Rosa, além de canções de Zé do Norte e Rosa Passos — desta a belíssima Dunas, com a qual abriu sua participação.

Ione Papas atuou em diversos circuitos musicais da cidade de São Paulo, entre os quais o projeto Arte nas Ruas, da Secretaria Municipal de Cultura. É muito querida pelos frequentadores das unidades do SESC, espaços culturais da cidade como o Centro Cultural da favela Monte Azul e o São Paulo, conhecido por Vergueiro. E também já foi destaque do projeto da Caixa Econômica Camarote das Artes, no Teatro Nélson Rodrigues (RJ), em 2005; dois nos antes, acompanhada pela Banda Mantiqueira, estivera ao lado de Cauby Peixoto, Luiz Melodia, Emílio Santiago, e Eduardo Dusek na Sala São Paulo durante o 1° Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira

A discografia de Ione Papas começa pelo álbum com participação de Beth Carvalho Noel por IoNe (2000), em homenagem a Noel Rosa, ícone da música brasileira que também a motivou a se inscrever no programa Sem Limite, da extinta Rede Manchete, no Rio de Janeiro, durante o qual respondeu perguntas sobre a vida e a obra do criador de Três Apitos e Fita Amarela, entre outras composições. Ione Papas venceu todas as etapas, baseadas em estudos que havia feito sobre o célebre autor carioca.

Merece ainda menção no riquíssimo currículo da soteropolitana o primeiro lugar do concurso de Novos Talentos, promovido em 1989 pela gravadora Dabliú Discos, Rádio Musical FM e Moinho Santo Antônio, interpretando samba de Noel Rosa; a formação em Teatro e Canto; e as passagens pelos Corais do Mosteiro de São Bento (SP) e Madrigal da Universidade Católica de Salvador (BA).

11924201_905733799509792_7760807678324840687_n

Olha ai, povos de Cerrito (RS) e cidades coladas!

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s