As Estações, terceiro álbum de Cardo Peixoto (Pelotas/RS), reúne 16 músicas compostas em parcerias que surgiram a partir de relacionamentos pelas redes sociais cibernéticas com letristas são de diversos estados tais quais Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Ceará. Esta pluralidade conferiu ao disco genuína brasilidade que permite ao ouvinte perceber as nuances de cada sotaque. O cuidado esmerado, no tratamento do disco, oferece ao público faixas suaves e sutis, mas nas quais há forte e pulsante energia, característica das composições de Cardo Peixoto.
Cardo Peixoto atualmente reside em Caxias do Sul e antes de As Estações lançara por selos independentes Rota da Estrela (2002) e Canções de a®mar e desa®mar (2007). Desde 2008 participa da rede social do Clube Caiubi de Compositores, o que proporcionou a reunião de mais 30 novos parceiros musicais e a produção de novas 300 canções. Peixoto também promove encontros autorais no Rio Grande do Sul, em nome do Clube Caiubi, e participa de outras iniciativas coletivas, como o Projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques.
As influências musicais que o inspiram são bastante diversas e vão da música regional gaúcha e brasileira, folclórica e popular latino-americana ao samba, à bossa nova, e à MPB, mas também é aberto a “estrangeirices” como o blues, o rock e o jazz, vertentes que desembocam num enorme caldeirão de ritmos e sotaques.
Ficha técnica
Voz, violão e vocais – Cardo Peixoto
Guitarra e viola caipira – Lázaro Nascimento
Baixo – Gustavo Viegas
Bateria – Vaney Bertotto
Arranjos – Cardo Peixoto e Lázaro Nascimento
Produção Musical – Lázaro Nascimento
As Estações recebeu recurso previstos em lei do Fundo Municipal de Cultura de Caxias do Sul (Financiarte)