O Museu da Casa Brasileira (MCB), situado em agradável imóvel situado na avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, no bairro paulistano de Pinheiros, oferece todos os domingos, às 11 horas, o projeto Música no MCB, por meio do qual o público pode curtir sem pagar ingresso apresentações de variados estilos musicais — do caipira ao erudito, passando pelo jazz contemporâneo e pelo samba, por exemplo. Para a primeira atração de outubro, o palco estará reservado neste dia 4 ao grupo Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo, criado pelos percussionistas Yves Finzetto e Roberta Valente com o objetivo de registrar e divulgar a expressão atual do choro produzido em Sampa.
Com a participação dos músicos Gian Correa (violão de 7 cordas), Henrique Araújo (cavaquinho e bandolim), João Poleto (sax e flauta), e Alexandre Ribeiro (clarinete e clarone), os quais formam com Yves Finzetto e Roberta Valente o Sexteto Panorama, o repertório da manhã contará com canções de representantes da atual safra de chorões paulistanos. Ao todo, há 30 artistas envolvidos e músicas inéditas de Alessandro Penezzi, Arnaldinho Silva, Danilo Brito, Edmilson Capelupi, Edson José Alves, Everson Pessoa, Israel Bueno de Almeida, Izaías Bueno de Almeida, João Poleto, Laércio de Freitas, Luizinho 7 cordas, Maurílio de Oliveira, Milton Mori, Nailor Proveta, Ruy Weber, Thiago França, Toninho Ferragutti e Zé Barbeiro. Após o show, haverá lançamento do CD do grupo com músicas inéditas de compositores paulistanos.
Os convidados para os três outros domingos de outubro também estão definidos e serão de acordo com a assessoria de imprensa do MCB, sempre a partir das 11 horas:
11/10, Recital Salve Fiori, D’Augelli Amori : Em edição especial do dia das crianças, o Música no MCB realizará o Recital Salve fiori, d’augelli amori, uma apresentação de canto lírico com as sopranos Luciana Kiefer e Clarice Bourscheid acompanhadas pelo pianista Rodolfo Wulfhorst, com canções de compositores brasileiros como Villa-Lobos, W. Henrique, Jayme Ovalle, Dimitri Cervo e Villani Côrtes.
18/11 Quinteto Brassuka : O quinteto de metais, fundado em 2011, aborda repertório de obras que abrangem diferentes períodos da música ocidental, desde temas tradicionais de diversas culturas até compositores contemporâneos.
25/11 Big Band Emesp: Coordenada por Vinicius Dorin e composta por jovens músicos, a Big Band Emesp apresenta repertório que engloba samba, frevo, gafieira, ritmos latinos, jazz e funk, em partituras escritas por mestres do passado e novos arranjadores.
Repertório do Panorama do Choro Paulistano
- Irmãos de briga (Thiago França)
- Tocando para Mariza (Arnaldinho Silva)
- Não me siga que não sou novela (Zé Barbeiro)
- Lá pelas 9 (João Poleto)
- Saudades de Radamés (Milton de Mori)
- Passando a bola (Mestrinho)
- Rabo de saia (Stanley Carvalho)
- Choro pro Luca (Dominguinhos)
- O sorriso que ficou (Lula Gama)
- Camarão (Henrique Araújo)
- Por meio triz (Gian Correa)
- Vaqueiro dos Mourões (Fabio Peron)
Além da programação dominical, no dia 21 de outubro, a partir das 19h30, o MCB com apoio do Instituto Italiano de Cultura terá um concerto com os violonistas Eugenio Becherucci (Itália) e Daniel Murray (Brasil), que mostrarão repertório autoral e peças de compositores brasileiros e italianos como Paulo Bellinati, José Augusto Mannis, Maurizio Pisati, Nicola Jappelli e Salvatore Sciarrino.
Ativo há mais de trinta anos no campo da música contemporânea, Eugenio Becherucci colabora com importantes compositores entre os quais Mauro Bortolotti, Franco Donatoni, Ivan Fedele e Salvatore Sciarrino, apresentando as primeiras execuções absolutas de suas obras. As composições de Eugenio são executadas em importantes teatros europeus e regularmente divulgadas em emissoras de rádios europeias e americanas.
Considerado um dos mais talentosos violonistas de sua geração, Daniel desenvolve uma ativa carreira como intérprete, arranjador e compositor, solista e em grupos de câmara no Brasil e no exterior. Já tocou ao lado de grandes músicos como Paulo Bellinati, De Almeida, Carrasqueira, Wolf, Petri, Kaiser, De Abreu, entre outros célebres violonistas e músicos brasileiros.