Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

674 – Canções de São Francisco, novo álbum de Gustavo Guimarães (MG), celebra a fraternidade, o amor à frugalidade e à natureza

4 Comentários

 

ENCARTE1 (2)

Gustavo Guimarães é natural de Diamantina e e está radicado em Belo Horizonte (MG) Foto: Paulo Tadeu Pinto

Há dois dias, em 4 de outubro, domingo, ocorreu a data dedicada ao louvor de um dos santos mais amados e singelos do Catolicismo, mas que encontra seguidores e admiradores também entre outros panteões pelos valores universais que praticava: São Francisco de Assis. Frade franciscano que teve o hábito da pregação itinerante e marcado pelo despojamento que marcou sua vida (*Assis, 5 de julho de 1182 , — +3 de outubro de 1226), São Francisco de Assis inspirou o violeiro e compositor Gustavo Guimarães a promover um novo trabalho, o álbum Canções de São Francisco, com 14 composições próprias nas quais cantam ideias e visões de mundo do santo sinônimo de simplicidade, respeito à natureza e amor a todas as criaturas. 

Canções de São Francisco foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e realça um Francisco ecumênico, universal, intimamente ligado aos animais, solidário, dedicado ao próximo. “São valores essenciais à nossa cultura moderna”, destacou Gustavo Guimarães, que já lançou o disco, um primoroso trabalho que logo de saída, à primeira faixa, instrumental, acompanhada por flautas e percussão nativos de sonoridade oriental, dão a sensação de que o ouvinte precisa se descalçar, pois adentrará em ambiente de contemplação, de recolhimento, de meditação, e de devoção, práticas tão relegadas hoje em dia; depois, ao longo das faixas, sucede-se delicada combinação de instrumentos de sopro, inclusive andinos, violoncelo, viola caipira, violão, bandolim e até moringa mesclados ao canto de pássaros e ao murmurar de uma aprazível chuva, que pode ser percebida, ainda, como o correr tranquilo de um regato.

(A experimentação sonora, com instrumentos como a viola caipira, flauta nativa e dolak, trouxe também um resultado diferente e melodioso ao trabalho. E o time envolvido na confecção do álbum explica a riqueza sonora das Canções de São Francisco: Wilson Dias (direção) André Siqueira (arranjos), Joaci Ornelas (projeto gráfico) e participação dos músicos Sérgio Rabello (violoncelo), Marcelo Teixeira (gaita), Helder Araújo (citar), Rodrigo Salvador (rabeca), Pedro Gomes (baixo) e Gladson Braga [percussão]).

ENCARTE8 (2)

Gustavo Guimarães vive rodeado por imagens de São Francisco, portanto, era natural que se sentisse atraído pela história do santo e também que essa história o inspirasse, destaca o texto de apresentação do álbum. Como forma de materializar essa filosofia, o violeiro destinou metade da tiragem à comunidade Toca de Assis, que poderá comercializar os discos e empregar os recursos em obras assistenciais.  

Gustavo Guimarães também é autor dos álbuns Vaqueiro e Viola de Todos. Já Canções de São Francisco considera“um projeto muito pessoal, quase íntimo, e, por isso mesmo, menos convencional”, observou o compositor, destacando que a fuga aos padrões está presente, por exemplo, em Folia de São Francisco, uma folia de reis executada como mantra, de 12 minutos de duração e solo de citar. Gustavo aponta ainda como especiais Irmã Adorada, cuja letra ilustra a visão franciscana da morte, e Canto da Natureza, com introdução em idioma tupi- guarani na voz cantada da índia Adana Omágua.  Para saber mais informações e adquirir o álbum Gustavo Guimarães divulgou os números de telefones (31) 2515-4686 ou (31) 9825-6699, além do endereço virtual guimaraesgustavo@yahoo.com.br. Contatos também podem ser feitos com a assessora de imprensa Maria Célia Pinto, cujo número de telefone é (31) 9113-8444.

Gustavo Guimarães também é autor dos álbuns Vaqueiro e Viola de Todos

São Francisco de Assis também mereceu homenagens de outros compositores do cancioneiro caipira e de raiz e uma das mais bonitas é a de Caetano Erba e Tião do Carro, que faz parte do repertório da dupla Rodrigo Nali e Anderson Baptista e foi gravada por Jackson Antunes, com Tião do Carro, no álbum Jeitão Caipira (1998).

Clique no linque abaixo e leia entrevista do teólogo Leonardo Boff sobre São Francisco de Assis.

https://leonardoboff.wordpress.com/2015/10/04/francisco-de-assiso-prototipo-ocidental-da-razao-cordial-entrevista-com-l-boff/

Gatos-melhores-amigos-homem_ACRIMA20140331_0027_15 (1)Burrinho e menina 1

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

4 pensamentos sobre “674 – Canções de São Francisco, novo álbum de Gustavo Guimarães (MG), celebra a fraternidade, o amor à frugalidade e à natureza

  1. Fiquei encantada com o programa de de hoje.Como consegui o cd?
    moro em ibirite.

  2. digo o mesmo e gostaria de adquirir o cd sou de rio casca mg por favor me ligue 31 993584182 e que papai do céu continui o abeçoando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s