
Gustavo Guimarães é natural de Diamantina e e está radicado em Belo Horizonte (MG) Foto: Paulo Tadeu Pinto
Há dois dias, em 4 de outubro, domingo, ocorreu a data dedicada ao louvor de um dos santos mais amados e singelos do Catolicismo, mas que encontra seguidores e admiradores também entre outros panteões pelos valores universais que praticava: São Francisco de Assis. Frade franciscano que teve o hábito da pregação itinerante e marcado pelo despojamento que marcou sua vida (*Assis, 5 de julho de 1182 , — +3 de outubro de 1226), São Francisco de Assis inspirou o violeiro e compositor Gustavo Guimarães a promover um novo trabalho, o álbum Canções de São Francisco, com 14 composições próprias nas quais cantam ideias e visões de mundo do santo sinônimo de simplicidade, respeito à natureza e amor a todas as criaturas.
Canções de São Francisco foi produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e realça um Francisco ecumênico, universal, intimamente ligado aos animais, solidário, dedicado ao próximo. “São valores essenciais à nossa cultura moderna”, destacou Gustavo Guimarães, que já lançou o disco, um primoroso trabalho que logo de saída, à primeira faixa, instrumental, acompanhada por flautas e percussão nativos de sonoridade oriental, dão a sensação de que o ouvinte precisa se descalçar, pois adentrará em ambiente de contemplação, de recolhimento, de meditação, e de devoção, práticas tão relegadas hoje em dia; depois, ao longo das faixas, sucede-se delicada combinação de instrumentos de sopro, inclusive andinos, violoncelo, viola caipira, violão, bandolim e até moringa mesclados ao canto de pássaros e ao murmurar de uma aprazível chuva, que pode ser percebida, ainda, como o correr tranquilo de um regato.
(A experimentação sonora, com instrumentos como a viola caipira, flauta nativa e dolak, trouxe também um resultado diferente e melodioso ao trabalho. E o time envolvido na confecção do álbum explica a riqueza sonora das Canções de São Francisco: Wilson Dias (direção) André Siqueira (arranjos), Joaci Ornelas (projeto gráfico) e participação dos músicos Sérgio Rabello (violoncelo), Marcelo Teixeira (gaita), Helder Araújo (citar), Rodrigo Salvador (rabeca), Pedro Gomes (baixo) e Gladson Braga [percussão]).
Gustavo Guimarães vive rodeado por imagens de São Francisco, portanto, era natural que se sentisse atraído pela história do santo e também que essa história o inspirasse, destaca o texto de apresentação do álbum. Como forma de materializar essa filosofia, o violeiro destinou metade da tiragem à comunidade Toca de Assis, que poderá comercializar os discos e empregar os recursos em obras assistenciais.
Gustavo Guimarães também é autor dos álbuns Vaqueiro e Viola de Todos. Já Canções de São Francisco considera“um projeto muito pessoal, quase íntimo, e, por isso mesmo, menos convencional”, observou o compositor, destacando que a fuga aos padrões está presente, por exemplo, em Folia de São Francisco, uma folia de reis executada como mantra, de 12 minutos de duração e solo de citar. Gustavo aponta ainda como especiais Irmã Adorada, cuja letra ilustra a visão franciscana da morte, e Canto da Natureza, com introdução em idioma tupi- guarani na voz cantada da índia Adana Omágua. Para saber mais informações e adquirir o álbum Gustavo Guimarães divulgou os números de telefones (31) 2515-4686 ou (31) 9825-6699, além do endereço virtual guimaraesgustavo@yahoo.com.br. Contatos também podem ser feitos com a assessora de imprensa Maria Célia Pinto, cujo número de telefone é (31) 9113-8444.
Gustavo Guimarães também é autor dos álbuns Vaqueiro e Viola de Todos
São Francisco de Assis também mereceu homenagens de outros compositores do cancioneiro caipira e de raiz e uma das mais bonitas é a de Caetano Erba e Tião do Carro, que faz parte do repertório da dupla Rodrigo Nali e Anderson Baptista e foi gravada por Jackson Antunes, com Tião do Carro, no álbum Jeitão Caipira (1998).
Clique no linque abaixo e leia entrevista do teólogo Leonardo Boff sobre São Francisco de Assis.
Fiquei encantada com o programa de de hoje.Como consegui o cd?
moro em ibirite.
CurtirCurtir
Olá, bom dia, e me desculpe pela demora em responder. O melhor a fazer para conseguir o disco é fazendo contato direto com ele, pelo próprio Facebook dele. Um abraço!
CurtirCurtir
digo o mesmo e gostaria de adquirir o cd sou de rio casca mg por favor me ligue 31 993584182 e que papai do céu continui o abeçoando
CurtirCurtir
Meu caro Geraldo, bom dia! Sugiro contato direto com o Gustavo! Um abraço
CurtirCurtir