A cantora, compositora e poetisa Socorro Lira (PB) é uma das atrações do programa Sr. Brasil deste domingo, 11, previsto para ir ao ar a partir das 10 horas na TV Cultura. O bloco no qual Socorro Lira aparecerá foi levado ao ar m 2009 por Rolando Boldrin, que o resgatou para o quadro em que “tira da gaveta” sucessos como Sede de Amor, composição de Carlos Olympio e Antônio Costa que a convidada cantou acompanhada de Cássia Maria e de Valquíria Rosa, ambas como percussionistas, de Thadeu Romano (sanfona) e de Júlio Caldas (violão e viola).
Além de Socorro Lira o público que curte o Sr. Brasil poderá ver no palco o pernambucano Lenine e o grupo Céu de Lamparina, de São Luiz do Paraitinga (SP), antecedidos pela declamação do poema Eu e Bebú, com o apresentador. Lenine recordará suas composições Martelo Bigorna e Jack Soul Brasileiro, ao passo que o Céu de Lamparina cantará Camisa de Flanela (Galvão Frade e Paulo Ramalho) e Na poeira da viola (Adriana Sales e Patrícia Guimarães).
O programa Sr. Brasil deste domingo, 11, será reapresentado a partir das 2 horas da quarta-feira, 14.
Leve como asa
A Pena Secreta da Asa, segundo livro de poemas de Socorro Lira, será lançado em 1º de dezembro, a partir das 21h30, na Casa das Rosas (avenida Paulista, 37) em São Paulo, ocasião na qual a autora abrirá o microfone para os presentes participarem de recital. A obra cujo projeto gráfico e a capa são do artista visual Elinaldo Meira saiu recentemente pela Uka Editorial e reúne poemas que apresentam a mesma força e sutileza das canções que marcam sua discografia que entre outros títulos conta com Lua Bonita – Zé do Norte 100 anos, obra que teve a participação de Vanja Orico, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Paulo Medeiros e Sandra Belê, de 2011, e que rendeu a Socorro o 23º Prêmio da Música Brasileira de melhor cantora (categoria regional). Outro álbum dela, o mais recente, Amazônia Entre Águas e Desertos, ganhou uma versão m DVD que ela pretende lançar em 19 de dezembro, também em Sampa.
Dança do Caranguejo
O Céu de Lamparina destaca-se pelo repertório de diversos estilos como xote, baião, arrasta-pé e calango, algumas consagradas pelos festivais de música junina de São Luiz do Paraitinga, berço onde nasceu e viveu Elpídio dos Santos. O grupo acolhe, ainda, danças tradicionais, como a Dança do Caranguejo e a Dança do Sabão, que fazem parte daquelas festas e é formado por Fábio Gomes (percussão); Galvão Frade (violão, viola e voz); Léo Couto (saxofone, cordas e arranjos); Mara Rúbia (percussão e voz); Netto Campos (teclado, sintetizador e voz); Nhô Frade (bateria e percussão); Patrícia Guimarães (voz); Rafael Cabello (acordeon); e Thar (contrabaixo e voz). O disco do Céu de Lamparina, com produção de André Magalhães, oferece 14 faixas e pode ser integralmente baixado da página http://www.ceudelamparina.com.br