Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

680 – Colabore com o projeto de Déa Trancoso (MG) para lançamento de Líricas Breves para a Construção de uma Alma

Deixe um comentário

vinde a mim, ó flor da noite!
reluza flor da noite. exale a fragrância inodora. cesse os sentidos e transcenda a alma em silêncio absoluto. reluza ó flor da noite. entoe o canto que nenhum ouvido ouve. transforme as dez mil reuniões em silêncio oco, em cabeça oca, em oco desconhecido. reluza flor da noite. reluza e lave os meus olhos no rastro potente de tua luz. reluza minha escuridão! refaça-me em luz e flor, ó flor da noite. vinde a mim. atraia-me. reintegre-me. seja eu. Déa Trancoso

Nova Imagem

Foto: Lori Figueiró

Está em andamento campanha de financiamento coletivo para arrecadação de contribuições de amigos e admiradores ao projeto Líricas Breves para a Construção de uma Alma, estreia editorial da cantora Déa Trancoso (Almenara/MG) por meio da qual a autora aborda caminhos e descaminhos, sonhos e realidades, buscas incessantes e mergulhos profundos em si mesma discorrendo sobre temas que ainda são tabus sociais e pessoais (como a morte, por exemplo), os quais marcam a trajetória de um ser humano que pretende construir uma alma enquanto está encarnado. As colaborações à obra dão direito a recompensas, estão sendo recolhidas pela Agência de Comunicação e Produtora Cultural Variável 5 (V5) e partem de R$ 10,00.

(Uma sugestão apresentada por um amigo de Déa Trancoso é comprar o livro de presente antecipado de Natal para repassá-lo para quem se quer bem: a recompensa que dará direito ao exemplar, autografado, é de 50,00, valor que já inclui a despesa com frete, para todo o Brasil, além de uma carta de agradecimento, escrita à mão).

De acordo com Déa Trancoso, a alma, encarada pelo Ocidente como sendo um componente eminente do Ser, é, na verdade, segundo o Oriente, apenas uma semente que poderá florescer ou não. Não está garantido, a priori, que todo ser humano possua alma. Quase todas as escolas espirituais orientais advogam que para ter uma alma “requer construção”, esforços para esmiuçar, à luz da consciência, estruturas internas que estão “emboladas” nos porões sombrios do inconsciente.

O alemão Friedrich Nietzsche, um dos mais aclamados filósofos de toda a humanidade, dizia que sua frase de granito era “Torna-te o que tu és!”, logo construir uma alma é olhar profundamente para dentro de nós mesmos e descobrir quem somos, “tornando-se”, portanto. Líricas Breves para a Construção de uma Alma é inspirado no livro Poesia Mística, de Rabindranath Tagore, poeta, músico, filósofo e educador indiano, primeiro não-europeu a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1913. Tagore afirmou: “Algum dia saberemos que a morte nada poderá roubar da nossa alma, porque, quando construímos uma alma, fixamos moradia nas dobras do tempo. Uma alma construída é um veículo permanente para viajar pelas infinitas dimensões celestiais”.

Líricas Breves receberá ilustrações feitas pelo artista Francisco Trancoso de Oliveira, jovem de 13 anos filho da escritora.Déa Trancoso conta que optou pelo financiamento coletivo “porque vejo esse caminho como uma maneira bacana e viável de aproximação entre o ofício e o público”. Ainda conforme a autora, “é um alento nos dias densos e com oportunidades cada vez mais raras para os verdadeiros artistas independentes encontrar essa estrada tão florida e lindamente pavimentada! Desse modo, conto contigo para realizar esse projeto que me encanta e que tenho certeza que encantará você também!”

Déa Trancoso possui duas indicações ao Prêmio da Música Brasileira. Em 2011 fundou o selo Tum TumTum Discos, pelo qual lançou seus três álbuns solo. Já se apresentou em turnês pelo país e pela Europa e possui canções gravadas por Ná Ozzetti, Mônica Salmaso, Gonzaga Leal e Ceumar e parcerias com músicos como os violeiros Chico Lobo e Amauri Falabella; com Titane, Wilson Dias e Pereira da Viola, recentemente lançou em Belo Horizonte o projeto Quarteto Crescente, uma releitura da obra Segredos Vegetais de Dércio Marques (Uberaba/MG). Dos 50 anos de vida, metade estão vinculados à carreira que ao todo conta com quatro discos lançados.

“Com essas poucas balizas, quase uma bússola, estão contidos o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste de Déa. Ofício, raiz, pertinácia e cuidado. Ela só canta o que deve ser cantado, traz em sua arte todas as emanações de sua terra, escolheu devotadamente seguir adiante em sua tarefa e nunca teve pressa que lhe fizesse atropelar a beleza e a responsabilidade com o destino de artista” (João Paulo Cunha).

Linque para colaborações com o projeto de Déa Trancoso: http://variavel5.com.br/projetos/liricasbreves/

caveirasfv2

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s