Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

681 – Chico Lobo apresenta-se e promove lançamento de novo álbum e livro em Atibaia (SP)

1 comentário

chico-lobo

O cantor e compositor Chico Lobo, um dos mais respeitados violeiros de vertente caipira do país, estará de volta ao estado de São Paulo, desta vez para apresentação em Atibaia com entrada gratuita mediante retirada de ingresso uma hora antes do evento neste domingo, 11, a partir das 10 horas, como convidado da Secretaria de Cultura e Eventos. O palco será montado no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret. Além do show, Chico Lobo lançará o álbum Cantigas de Violeiro e o livro escrito em parceria com Fábio Sombra Conversa de Violeiro, ambos da gravadora Kaurup. Em agosto, Chico Lobo e Fábio Sombra promoveram noite de autógrafos na Livraria da Vila, m Pinheiros (SP).

Chico Lobo está celebrando três décadas de estrada. O  primeiro álbum desta caminhada recebeu indicação ao Prêmio Sharp de Revelação, em 1996, e recentemente, teve uma de suas canções escolhida por Maria Bethânia para integrar o show e o DVD comemorativo dos  50 anos de carreira da cantora. O violeiro conta que o livro reflete anos de vivência no mundo da viola e dos violeiros. “Conversa de Violeiro nada tem a ver com aprendizado do instrumento”, observou. “É um sonho antigo, desde a época em que eu era colunista da revista Viola Caipira, na qual cheguei a registrar algumas curiosidades que vivenciei de perto”, prosseguiu, antes de arrematar: “Não é ficção, é vivência popular!”.

Cantigas de Violeiro ‘conversa’ com o livro e mostra a rica sonoridade da cultura popular por meio de folias, modas, batuques, catiras, folguedos, bois e toques de viola, sons inspiradores que fizeram o músico mergulhar, assim como no livro, na cultura regional, resultado de suas andanças por Minas Gerais e pelo Brasil. Oferece 14 canções do violeiro, mais duas músicas inéditas autorais, e convidados especiais como Rolando Boldrin (recitando em Simpatia da Cobra Coral), Tavinho Moura (Breu), Xangai (Boi Carreador), Pena Branca (Tropa) e Aldo Lobo (Criação), pai de Chico.  

fabio e chico lobo

Já o livro mostra em detalhes o folclore que envolve as origens da viola, instrumento que melhor reflete a alma do Brasil raiz, explorando essa matéria-prima mística por meio de causos, crendices e demais tradições populares. Fábio Sombra relatou que o trabalho traz uma visão ampla do universo mágico da viola caipira. “O livro está repleto dessas curiosidades que recolhemos pessoalmente nos rincões mais remotos do Brasil”, comentou. “É o trabalho de quem foi pesquisar nas fontes e não se limitou a reproduzir o que outros pesquisadores escreveram”. Sombra comemora o lançamento que, de acordo com ele, “deu um trabalhão”, mas resultou “em um livro que nos enche de orgulho e de satisfação”.

Os autores buscaram preservar na obra o mesmo tom das conversas interioranas, o mesmo clima tranquilo e descontraído de onde vieram as histórias. O leitor descobrirá, por exemplo, que o nome “Diabo” tem mais de 200 variações no vocabulário popular e porque alguns violeiros usam o guizo da cobra cascavel dentro da viola. Ou, ainda, como é feito o pacto com o “Coisa Ruim” para adquirir destreza no instrumento. “Esses conhecimentos são bens imateriais e precisam ser preservados no século XXI”, ponderou Chico Lobo.

Chico Lobo é guardião dos sons e  das culturas regionais. Violeiro, compositor, diretor musical, apresentador de TV e rádio natural de São João Del Rei (MG), atualmente reside em Belo Horizonte e já se apresentou na Itália, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Áustria, Portugal e China, entre outros países. Para prestigiá-lo em Atibaia basta dar um pulinho em na Alameda Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas.  Para mais informações  há o número de telefone 11 4412-3287, da Secretaria de Cultura e Eventos.

caveirasfv2

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Um pensamento sobre “681 – Chico Lobo apresenta-se e promove lançamento de novo álbum e livro em Atibaia (SP)

  1. Pingback: 775 – Seleção dos melhores lançamentos deste ano, conforme jornal de Campinas (SP), indica álbuns de Gato com Fome, Zé Helder e Chico Lobo | Barulho d'Água Música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s