A cantora Ana Salvagni (Campinas/SP) está convidando amigos e admiradores por meio de uma campanha virtual a ajudá-la a registrar em um álbum o projeto Canção do Amor Distante, que se consumado será o quarto da carreira, desta vez em parceria com o violonista e guitarrista Eduardo Lobo. Em 13 faixas com arranjos basicamente para voz e violão, Ana Salvagni pretende dar vazão à vontade de interpretar canções com maior densidade, tanto no texto, quanto na música. A Canção I, de Hilda Hilst e Zeca Baleiro, a inspirou e ela observa que à medida em que outros ritmos, sonoridades e culturas foram incorporados ao repertório, muitas vezes a densidade deu lugar à leveza, favorecendo a condução musical mais ligada ao texto poético.
“Provavelmente teremos participações especiais, como a do violeiro Paulo Freire, e da clarinetista Maria Beraldo Bastos, que esteve presente conosco, na fase inicial deste projeto”, adiantou Ana Salvagni. O amor ausente é tema universal e atemporal encontrado em todas as formas de criação artística e na música popular, conforme Ana Salvagni, o compositor dá forma e vazão aos sentimentos que o atormentam, mesmo que, por muitas vezes, a canção gerada não seja necessariamente triste.
A meta de Ana Salvagni é produzir uma tiragem de 2.000 exemplares. Para tanto, por meio da plataforma Benfeitoria e mediante visita ao linque https://beta.benfeitoria.com/cancaodoamordistante ela solicita colaborações a partir de R$ 15,00, e para todos os valores estipulados haverá uma recompensa. Os depósitos deverão ser feitos até 7 de novembro; a partir de R$ 50,00 o álbum chegará ao endereço informado pelo colaborador, sem custo de frete para qualquer parte do Brasil.
Ana Salvagni ressalta que, caso a meta mínima não seja atingida, os colaboradores receberão o dinheiro de volta e o projeto, nesse caso, não será executado. “Para chegarmos lá, temos muito trabalho e despesas pela frente!”, disse Ana Salvagni . “Um CD caprichado passa por várias etapas e diferentes profissionais. Para o músico bancar esta produção sozinho, seria oneroso demais, mas com o apoio de todos aqueles que gostariam de ver o nosso álbum pronto, os custos não pesam e ainda todos são recompensados”, emendou. “O financiamento coletivo é um conjunto de ações e relações colaborativas, com resultados satisfatórios para todos. É algo em que realmente acreditamos. Venha fazer parte deste sonho, para que ele de fato se concretize!”
Ana Salvagni
Cantora com formação em Regência pela Universidade de Campinas (Unicamp), poeta e professora de canto, Ana Salvagni desenvolve o trabalho de viola e voz em uma parceria de mais de 15 anos com o músico e escritor Paulo Freire, e já cantou ao lado de músicos como Edmilson Capelupi, Edson Alves, Paulo Braga, Daniel Allain e Toninho Ferragutti. Dirige os corais Açucena, Avis Rara, Da Quinta e Cântarus, todos em Campinas. Lançou Ana Salvagni (1999), Avarandado (2005) e Alma Cabocla (2009). O terceiro trabalho, dedicado ao compositor Hekel Tavares (1896-1969), foi premiado como Melhor Álbum Regional pelo 21º Prêmio da Música Brasileira (2010). Como poetisa, assina Janela Sem Tranca e Fotos do Espelho.
Eduardo Lobo
Guitarrista e violonista, doutorando em música pela Unicamp e professor no curso de Licenciatura em Música da Faculdade Nazarena do Brasil, Eduardo Lobo, como integrante do grupo Quatro a Zero, obteve o segundo lugar do VII Prêmio Visa de Música Instrumental Brasileira, em 2004. Um ano depois, lançou lançou Choro Elétrico, seguido por Porta Aberta (2008) e Alegria (2010); em 2009 gravou Abrideira, do grupo de choro Fina Estampa, co-produzido por Maurício Carrilho. Em 2013 lançou o disco de música instrumental Ideia de Antes, e estreou, ao lado do Quatro a Zero, Rafael dos Santos e Guilherme Ribeiro, o Concerto Carioca 3, de Radamés Gnattali, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Campinas e regência de Victor Hugo Toro. Também ligado à educação musical, escreveu o primeiro livro de aprendizado de cavaquinho para o Projeto Guri em 2011.