
Fotos de Fabrício Conde, acima e no destaque, ao lado do título: Ignácio Hamad/9º Sonamos Latinoamerica (Rosario, Argentina)
A unidade Pinheiros do Sesc da cidade de São Paulo promoverá hoje, 28, a partir das 2030, mais um concerto da Série Erudita Viola em Concerto, que tem curadoria de Ivan Vilela e se estenderá até dezembro. Natural de Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata mineira, Fabrício Conde será a atração. O convidado de Ivan Vilela já venceu diversos prêmios tocando com maestria única suas violas, entre os quais o XIV Prêmio BDMG Instrumental (2014) e o I Concurso Instrumental Estúdio 66 (2012), realizado pelo Canal Brasil. Em 2010, Conde foi selecionado para o Projeto Rumos Coletivo, do instituto Itaú Cultural. Autor de quatro álbuns autorais, entre os quais está o mais recente, Fronteira, o músico acaba de chegar da Argentina, país no qual protagonizou festivais e concertos em várias provinciais e já participou de diversas coletâneas, entre elas Música Minas, lançada na Europa pela revista inglesa Songlines.
A sonoridade dos trabalhos de Fabrício Conde conjuga a admiração pelo ambiente rural com o universo da tradição oral, de forma aliada ao interesse pelos textos de autores como Manoel de Barros, Patativa do Assaré, Adélia Prado e Bartolomeu Campos de Queirós. Ele também é escritor e tem um olhar especial para a cultura de países como Chile, Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador e traz em Fronteira (no qual toca cuatro venezuelano, por exemplo) várias faixas que exploram a sonoridade de cada um destes povos vizinhos e os pontos em comum com elementos da música regional do Brasil.
Além do concerto de hoje, no auditório do 3º andar, Fabrício Conde protagonizará amanhã, 29, no mesmo ambiente, a masterclass do mês. Durante a aula que começará às 18h30, apresentará suas técnicas de composição e seu estilo especial de tocar a viola.
A palestra A difusão das violas no Brasil — do século XVI ao início do século XIX, com Paulo Castagna, será ministrada antes do concerto com Fabrício Conde. Paulo Castagna constrói uma visão das informações conhecidas sobre a produção e circulação dos instrumentos de cordas pulsadas no território brasileiro até a Independência, em 1822, destacando os tipos e funções das violas em uso nesse período.
O palestrante é graduado e mestre pela Escola de Comunicações e Artes e doutor pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor e pesquisador do Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) desde 1994 (graduação e pós-graduação) e Bolsista Produtividade do CNPq para o período 2013-2015, produzindo partituras, livros, artigos, cursos, conferências, programas de rádio e televisão na área de musicologia, e também coordenando pesquisas para a gravação de discos. Participa de encontros de musicologia na América Latina, Europa e Estados Unidos, tendo coordenado alguns deles no Brasil.
Para a palestra de Paulo Castagna haverá distribuição de ingresso com uma hora de antecedência. O concerto com Fabrício Conde só poderá ser assistido mediante compra de entrada. A masterclass, entretanto, terá portaria liberada. O Sesc Pinheiros fica a 500 metros da Estação Faria Lima da linha 4 Amarela do Metrô e a 800 metros da estação de trens Pinheiros na Rua Paes Leme, 195, e disponibiliza para mais informações o telefone 11 3095-9400. Oferece estacionamento, cobrado, e Comedoria.