Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

712 – Pereira da Viola é atração de mais uma rodada do projeto Canto & Viola em Belo Horizonte (MG)

Deixe um comentário

pereira da viola

Se melhorar vira rapadura, uma alegria astronômica: um dos mais aclamados e queridos violeiros caipiras do Brasil, o mineiro Pereira da Viola, oriundo de São Julião, distrito de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, cantará e tocará nesta quarta-feira, 4, a partir das 19h30, no Cine Teatro Brasil Vallouréc, situado em Belo Horizonte. José Rodrigues Pereira, o Pereira da Viola, é convidado dos produtores culturais Luiz Trópia e Tadeu Martins e animará mais uma rodada do projeto Canto & Viola trazendo ao público canções derivadas das pesquisas que empreende sobre a cultura popular no norte das Alterosas, especialmente o Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do Brasil, mas ricas em diversos tipos de manifestações artísticas e religiosas, além de sucessos de sua carreira marcada por canções autorais que expressam com delicada poesia a força e a magia da viola brasileira.

 

Pereira da Viola, também compositor e rabequeiro, já lançou os álbuns Terra Boa, Tawaraná, Viola Cósmica, Viola Ética e Akpalô.  Conhecido pela personalidade alegre e espontânea, marca registrada de suas cantorias, cunhou em seu relacionamento com público e amigos bordões famosos como “excelente maravilha” e “brincar é uma das coisas mais sérias que existem” e assim tempera com bom humor um trabalho dos mais profundos e reconhecidos pela qualidade não apenas no território nacional, mas ainda no exterior. Além da carreira solo, tem participações em discos de amigos da estrada e integra o sexteto que lançou os dois álbuns do VivaViola – Sessenta Cordas em Movimento, composto por Bilora Violeiro, Wilson Dias, Chico Lobo, Gustavo Guimarães e Joaci Ornelas; com Wilson Dias gravou também Pote, com canções do poeta e jornalista João Evangelista Rodrigues. Ainda com Dias, Déa Trancoso e Titane forma o Quarteto Crescente, com o qual promove releituras da obra do uberabense Dércio Marques como Segredos Vegetais.

Inezita Barroso era uma das maiores entusiastas do trabalho de Pereira da Viola. O músico retribuía ao carinho, a tratava como madrinha e em reconhecimento à reverência que prestava à rainha da música caipira foi um dos convidados pela produção da TV Cultura para o programa gravado em junho, na Sala São Paulo, em São Paulo, em homenagem à cantora, que morrera três meses antes, no Dia Internacional da Mulher, apenas quatro dias depois de completar 90 anos. 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s