Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

720 – André Salomão canta e toca pelo Dandô Circuito de Música Dércio Marques em cidades de SP e MG

Deixe um comentário

O cantor e compositor André Salomão estará de volta a São Paulo, estado de origem dele, para duas apresentações pelo Dandô Circuito de Música Dércio Marques. Em Guarulhos, primeira escala da viagem, André Salomão tocará com entrada franca a partir das 20 horas na Biblioteca Monteiro Lobato, onde terá por anfitrião Kaique Falabella. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez de o público de Campinas prestigiá-lo, agora no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. A honra de recebê-lo no palco caberá ao Pareia Baião de Dois, formado por Mirna Rolim e Bruno Dutra.  A turnê pelo Dandô Dércio Marques ainda levará o musico e educador a Caldas (MG). Lá, o bacurau cantante João Bá vai fazer a abertura da cantoria programada para começar às 17 horas do domingo, 15, no Barracão de Artes e Criatividade.

12188998_1023762284313568_5155200841452660784_n

Desde maio  André Salomão vem aproveitando suas andanças para divulgar Planos e Muros, álbum de estreia que lançou naquele mês, “em um momento de descoberta de caminhos”, ou, ainda segundo o autor, de assumir riscos e abandonar alguns medos. “Por se tratar de um álbum de lançamento de uma carreira, acreditei que esse seria um título significativo”, emendou, falando sobre a faixa título.

O trabalho viabilizado por meio de financiamento coletivo e gravado no Áudio Mais Estúdio reúne 14 faixas de autoria de André Salomão, uma delas em parceria com Tito Rios e outra com Douglas Oliveira (Red Dogs), de Uberaba..Salomão dividiu a produção musical com Lucas Roza e contou também com participações especiais como Luiz Salgado, Lido Loschi (Ponto de Partida), Tito Rios, Douglas Alessi, Jack Will e a mãe, Sandra Salomão. A sonoridade do trabalho é uma mescla de ritmos e tem como base arranjos de violão, guitarra, baixo, percussão e bateria. Eventualmente, outros instrumentos aparecem atendendo aos pedidos de cada canção.

samolao

“Alguns instrumentos como guitarra e bateria se destacam na maioria das músicas”, observou. “Eu fiz questão de trazer a percussão também como uma marca do trabalho. A força que tem um tambor e as inúmeras possibilidades rítmicas que nosso país nos dá foram aproveitadas ao máximo”.

Dandô Circuito de Música Dércio Marques esta completando dois anos já agraciado pelo Prêmio Brasil Criativo, com uma coletânea gravada e nos moldes como a cantora paulista Katya Teixeira o idealizou leva atrações a São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Katya Teixeira pretende fomentar por meio das apresentações a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões, e, assim, além de criar intercâmbios, gerar novas plateias.

Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos e merece melhor projeção no panorama nacional, o que proporcionaria às pessoas acesso a outras linguagens e propostas produzidas fora da “grande mídia”. Um artista sai de cada cidade e passa por todos os pontos do circuito, girando a roda de forma contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.

A cada novo show, transmite-se, ainda, o legado de Dércio Marques (Uberaba/MG), não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira. Dércio Marques morreu em julho de 2012, em Salvador (BA), deixando  uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social que costura um mundo mais justo e fraterno.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s