O cantor e compositor André Salomão estará de volta a São Paulo, estado de origem dele, para duas apresentações pelo Dandô Circuito de Música Dércio Marques. Em Guarulhos, primeira escala da viagem, André Salomão tocará com entrada franca a partir das 20 horas na Biblioteca Monteiro Lobato, onde terá por anfitrião Kaique Falabella. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez de o público de Campinas prestigiá-lo, agora no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo. A honra de recebê-lo no palco caberá ao Pareia Baião de Dois, formado por Mirna Rolim e Bruno Dutra. A turnê pelo Dandô Dércio Marques ainda levará o musico e educador a Caldas (MG). Lá, o bacurau cantante João Bá vai fazer a abertura da cantoria programada para começar às 17 horas do domingo, 15, no Barracão de Artes e Criatividade.
Desde maio André Salomão vem aproveitando suas andanças para divulgar Planos e Muros, álbum de estreia que lançou naquele mês, “em um momento de descoberta de caminhos”, ou, ainda segundo o autor, de assumir riscos e abandonar alguns medos. “Por se tratar de um álbum de lançamento de uma carreira, acreditei que esse seria um título significativo”, emendou, falando sobre a faixa título.
O trabalho viabilizado por meio de financiamento coletivo e gravado no Áudio Mais Estúdio reúne 14 faixas de autoria de André Salomão, uma delas em parceria com Tito Rios e outra com Douglas Oliveira (Red Dogs), de Uberaba..Salomão dividiu a produção musical com Lucas Roza e contou também com participações especiais como Luiz Salgado, Lido Loschi (Ponto de Partida), Tito Rios, Douglas Alessi, Jack Will e a mãe, Sandra Salomão. A sonoridade do trabalho é uma mescla de ritmos e tem como base arranjos de violão, guitarra, baixo, percussão e bateria. Eventualmente, outros instrumentos aparecem atendendo aos pedidos de cada canção.
“Alguns instrumentos como guitarra e bateria se destacam na maioria das músicas”, observou. “Eu fiz questão de trazer a percussão também como uma marca do trabalho. A força que tem um tambor e as inúmeras possibilidades rítmicas que nosso país nos dá foram aproveitadas ao máximo”.
O Dandô Circuito de Música Dércio Marques esta completando dois anos já agraciado pelo Prêmio Brasil Criativo, com uma coletânea gravada e nos moldes como a cantora paulista Katya Teixeira o idealizou leva atrações a São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Katya Teixeira pretende fomentar por meio das apresentações a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões, e, assim, além de criar intercâmbios, gerar novas plateias.
Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos e merece melhor projeção no panorama nacional, o que proporcionaria às pessoas acesso a outras linguagens e propostas produzidas fora da “grande mídia”. Um artista sai de cada cidade e passa por todos os pontos do circuito, girando a roda de forma contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.
A cada novo show, transmite-se, ainda, o legado de Dércio Marques (Uberaba/MG), não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira. Dércio Marques morreu em julho de 2012, em Salvador (BA), deixando uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social que costura um mundo mais justo e fraterno.