Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

742 – Quinze contemplados recebem estatueta do 2º Prêmio Grão de Música na Galeria Olido (SP); show terá quatro atrações

Deixe um comentário

socorro lira pgm

Socorro Lira, idealizadora do Prêmio Grão de Música, além de cantora e compositora é poetisa. Quatro dias antes da cerimônia na Galeria Olido, ela lançará livro, com direito a show de bolso, na Casa das Rosas (Foto: Marcelino Lima/Arquivo Barulho d’água Música)

Está programada para a noite de 5 de dezembro e transcorrerá na Galeria Olido, em São Paulo, a partir das 18 horas, a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Grão de Música (PGM), idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira (PB) com o intuito de promover a valorização da música brasileira de todas as regiões do país e, especialmente, dos artistas que a representam, referendando trajetórias e obras artísticas. O PGM teve em novembro de 2014 a primeira edição em Salvador (BA) e será realizado anualmente como celebração à diversidade musical do Brasil, distinguindo os ganhadores com um troféu, fundido em bronze, criado pelo artista plástico Elifas Andreato. Além da estatueta, todos participarão da terceira coletânea Grão de Música, cujo álbum também ficará disponibilizado no site do PGM para audição e download gratuitos. As duas primeiras edições em disco saíram em 2009 e 2014, respectivamente.

A escolha dos contemplados, feita por convite da comissão organizadora, passa por critérios delineados por esta comissão. Embora de caráter subjetivo, eles buscam garantir que se cumpram os objetivos principais desta iniciativa e obedecem a um regulamento básico, disponível no sítio www.premiograodemusica.com.br .  A lista já está divulgada e é formada por: Gonzaga Leal; Thamires Tannous; Luís Felipe Gama e Ana Luiza; Antônio Madureira; Giovanna Farias; Mariana Baltar; Anchieta Dali; Vates e Violas; Susie Mathias; Couple Coffee; Makely Ka; Escurinho, Moxuara; Cláudio Lacerda e Ninah Jo. Quatro deles protagonizarão o show que complementará a cerimônia, para a qual não será cobrado ingresso. As atrações serão:

Thamires Tannous: cantora e compositora, dona de uma voz delicada e intensa, nascida em Campo Grande (MS).  Lançou o primeiro disco autoral em 2014, com produção e arranjos de Dante Ozzetti. 

Luís Felipe Gama e Ana Luiza: Ao explorar a canção brasileira entre os limites do popular e do clássico, do instrumental e do que é palavra pura, Luis Felipe Gama e Ana Luiza colecionam elogios dos mais exigentes críticos de música. São naturais de Santos (SP)

Cláudio Lacerda: Paulistano filho de mineiros, Cláudio Lacerda dividiu palco ou faixas de seus quatro discos autorais com Dominguinhos, Renato Teixeira, Miriam Mirah, Pena Branca, Tetê Espíndola, Lula Barbosa, entre outros. Venceu por três vezes o Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira, do Instituto Brasileiro da Viola Caipira.

Couple Coffee: Duo formado por Luanda Cozetti (voz) e Norton Daiello (contrabaixo), artistas brasileiros residentes em Portugal. Tem cinco álbuns publicados, todos naquele país, dois dos quais  dedicados à obra do compositor Zeca Afonso.

No meio do caminho tem poesia

Socorro Lira além de cantora e compositora também é poetisa autora de dois livros, um dos quais, A Pena Secreta da Asa, terá noite de lançamento e de autógrafos na terça-feira, 1º de dezembro, a partir das 19 horas, na Casa das Rosas, Além de um show de bolso que ela oferecerá ao público, Socorro Lira receberá em uma roda de poesias a atriz Ângela Barros, o cantor João Pinheiro e o poeta Pedro Monteiro. O microfone também estará disponível para declamações da plateia. A Casa das Rosas fica na avenida Paulista, 37, Bela Vista, a menos de 500 m da estação Brigadeiro da linha 2 Verde do Metrô. 

12279155_497705110390203_5813129908068246198_n

 

Serviço

2º Prêmio Grão de Música (Edição 2015)
Local: Sala Olido – Avenida São João, 473, Centro, São Paulo (SP)
Data: 5 de Dezembro de 2015, às 18h
Entrada franca
Classificação: 14 anos

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s