O Duo Catrumano será a atração da rodada que encerrará nesta quarta-feira, 9, a Série Erudita Viola em Concerto, promovida pela unidade Pinheiros do Sesc de São Paulo, com curadoria do violeiro e professor Ivan Vilela. Formado pelos violeiros Rodrigo Nali e Anderson Baptista, o Duo Catrumano estará no palco do teatro situado no 3º andar a partir das 20h30, com ingresso limitado a quatro por pessoa. A entrada será proibida após o início do concerto.
Com Elias Kopack no lugar de Anderson Baptista, o Duo Catrumano gravou álbum batizado com o nome artístico da dupla, em 2010, e que rendeu aos autores um dos troféus do 3º Prêmio de Excelência de Música de Viola da categoria Melhor Disco Instrumental, promovido em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Viola Caipira (IBVC). A estatueta não foi entregue à toa. O Duo Catrumano procurou ao produzir este trabalho explorar as possibilidades da viola caipira ao máximo. A utilização do instrumento que guarda estreita relação com a brasilidade e ao mesmo tempo soa universal proporcionou arranjos e interpretações refinadas dos clássicos de raiz brasileiros. Os músicos souberam aproveitar as múltiplas influências do rico universo da dama de dez cordas para realizar arranjos de sonoridade única.
O ouvinte delicia-se ao por o álbum para tocar, nota o requinte das linhas melódicas de cada uma das 12 faixas que valorizam ritmos e ricas harmonias do cancioneiro brasileiro, todas apresentadas por meio de uma ampla diversidade de texturas e nuances. O repertório conta com interpretações de composições de Tião Carreiro, Almir Sater, Ivan Vilela, Levi Ramiro, Ulisses Rocha, Zeca Collares, e Renato Andrade, entre outros.
Em uma das páginas do encarte do disco, Ivan Vilela escreve sobre o contentamento que sentiu ao ouvir o Duo Catrumano, formado por ex-aprendizes. “Uma das coisas mais gratificantes da vida é ver os amigos crescerem e caminharem cada vez mais adiante”, observou Vilela. Em outro trecho do depoimento, o curador do projeto do Sesc apontou que é “mágico observar como devolvem ao mundo com gratidão, através da música, todas as impressões que fixaram no tempo de aprendizado”.
Sobre os ex-alunos, Ivan Vilela ainda comentou: foram eficazes em buscar “a nota certa, o som exato, a expressão adequada”. Por fim, o violeiro considera o disco uma seleção de músicas bem escolhidas, com composições densas, arranjos onde não sobra e não falta nenhuma nota, todas na medida exata. “São quatro mãos em ofício de encantamento (…) qual irmãos, encantados numa só busca, a de quem soma e com isso inebria a quem ouve.”

Ilustração em óleo sobre tela do pintor Frade retrata um caipira, homem simples do campo caracterizado por um modo peculiar de falar e se vestir
Antes do concerto com Rodrigo Nali e Anderson Baptista, a Série Erudita Viola em Concerto oferecerá uma conferência com o sociólogo José de Souza Martins, a partir das 19 horas, para a qual a entrada começará a ser distribuída uma hora antes. Martins discorrerá sobre a fala caipira, um dialeto da língua portuguesa com sotaque nheengatu, e o modo de ser, pensar e cantar desse universo, que transcende a noção de uma linguagem incorreta.
O Sesc Pinheiros fica na rua Paes Leme, 195, a menos de 1.000 metros das estações Faria Lima da Linha 4 Amarela do Metrô e Pinheiros da CPTM. Para mais informações há o telefone 11 3095-9400.