Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

754 – Apoie a campanha de Katya Teixeira (SP) para gravar “As Flores do Meu Terreiro”, quinto álbum e primeiro autoral da carreira!

1 comentário

kt niver

As Flores do Meu Terreiro é o nome que a cantora paulistana Katya Teixeira escolheu para batizar aquele que conforme projeta será o quinto álbum da carreira já com 21 anos de trajetória, ofício que a transformou em ícone da música regional brasileira. Katya Teixeira, conhecida e querida tanto pela fibra, quanto pela generosidade que complementam seu indiscutível talento, não apenas representa uma bandeira em defesa da música independente e de qualidade: carrega-a, literalmente, pelo país afora e também pelo exterior, levando por onde passa importantes valores de nossa cultura popular, alguns dos quais não apenas ajuda a divulgar, mas recupera, revaloriza e, portanto,  colabora para preservar.

Em sua identidade paulistana, Katya Teixeira traz o signo mestiço da cidade, que conflui e converge para tantas culturas de forma única e para um ponto onde todas as linguagens são possíveis e ainda assim preservam suas origens — raízes brasileiras e universais, de onde chegam e partem tantas histórias e paisagens sonoras. Nascida em família de músicos e pesquisadores da cultura popular, Kátya Teixeira cresceu respirando todas essas influências. Sua música mescla essa tríade brasileira e latino-americana (euro-afro-indígena) fortemente presente nas mais de duas décadas dedicados à genuína arte brasileira.

Tal empenho merece ser reconhecido, agora, por meio de colaboração à campanha que ela disparou na plataforma Catarse para conseguir financiar coletivamente o novo álbum e da qual você, amigo e/ou seguidor, pode participar depositando valores a partir de R$ 20; para quem dispor de R$ 50, no mínimo, a recompensa será o envio pelos Correios de um exemplar de As Flores do Meu Terreiro, cuja previsão de entrega é junho de 2016.

Clique em https://www.catarse.me/asfloresdomeuterreiro, saiba como apoiar e conheça o projeto e o orçamento em detalhes!

 

Katya Teixeira explica que neste novo disco pretende resgatar a figura do menestrel/trovador. “Por isso me apresento de forma integral compondo, cantando e tocando violão de 6 e de 7 cordas, violão requinto e tercino, violão requinto de cabaça, viola de cocho, cuatro, ronroco, rabecas, guitarrón uruguaio”, explica a autora de Katxërê, Lira do Povo e Feito de Corda e Cantiga, além de 2 Mares, gravado com Luiz Salgado e indicado, em 2014, ao Prêmio da Música Brasileira, com participações de Consuelo de Paula, Susana Travassos e Rolando Boldrin.

“É interessante citar que apesar de ser meu quinto cd solo, este será o primeiro autoral”, observou Katya. No repertório de Flores do Meu Quintal há músicas compostas em parcerias mais do que especiais como Consuelo de Paula, Paulo César Nunes, João Evangelista Rodrigues, Lígia Araújo, Rogério Santos, Gildes Bezerra e Beth Magalhães e nos informa ainda Katya Teixeira a ideia original é lançar um álbum duplo. Ela esclarece que na modalidade de crowdfunding que escolheu, o Catarse Flex, não existe prazos ou valores pré-estabelecidos, mas para realizar o CD entre 4 a 6 meses  terá de conseguir levantar os recursos em prazo médio de 60 dias. “A realização do segundo seria uma ousadia”, mas é ela quem pondera: “Como sou chegada a ousadias, convido-os a ousarem comigo”.

 

Caso os recursos captados  neste mutirão sejam suficientes para a realização do segundo álbum, as mesmas músicas receberão arranjos de outros músicos, fazendo sua leitura a partir da matriz do CD 1. Katya conta ainda com alguns dos parceiros de música e estrada entre os quais Levi Ramiro, Ricardo Vignini, Gabriel Levi, Vozes Bugras, Ney Couteiro, João Omar, Valdir Verona, Thomas Rohrer, André Venegas (Barbatuques), e João Arruda.

Katya Teixeira também é idealizadora do premiado Dandô Circuito de Música Dércio Marques  que há dois anos vem sendo promovido em mais de 30 cidades dos estados de SP, MG, RS, GO, SC, PR — com passagens, ainda, por PE e pelo DF.  Por meio do circuito Katya Teixeira fomenta a circulação de música de qualidade inquestionável por todo o país, reunindo artistas de várias regiões, e, assim, além de criar intercâmbios, gerar novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos e merece melhor projeção no panorama nacional, o que proporcionaria às pessoas acesso a outras linguagens e propostas produzidas fora da “grande mídia”. 

Um artista sai de cada cidade e passa por todos os pontos do circuito, girando a roda de forma contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, em shows de aproximadamente noventa minutos. Ao final, um bate-papo entre artistas e plateia fecha a apresentação.

A cada novo show, transmite-se, ainda, o legado de Dércio Marques (Uberaba/MG), não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira. Dércio Marques morreu em julho de 2012, em Salvador (BA), deixando  uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social que costura um mundo mais justo e fraterno — tudo o que o mundo neste momento de tragédias ambientais mais clama.

moinho

 

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Um pensamento sobre “754 – Apoie a campanha de Katya Teixeira (SP) para gravar “As Flores do Meu Terreiro”, quinto álbum e primeiro autoral da carreira!

  1. Valeu amore!!! Vamo que vamo!!! Bjkas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s