Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

757 – Casa do Núcleo (SP) recebe concerto Prisma, do Duo Bico de Pena

Deixe um comentário

????????????????????????????????????

O Duo Bico de Pena tem 22 anos de estrada (Foto: Andreia de Souza, acima e  no destaque)

A Casa do Núcleo receberá na sexta-feira, 11, o Duo Bico de Pena, para executar o concerto Prisma, a partir das 21 horas. Formado por Renato Camargo (flauta) e  Angelique Camargo (violoncelo), no primeiro bloco o Duo Bico de Pena apresentará algumas das composições e arranjos mais significativos que produziu em 22 anos de carreira, seguidos de peças inéditas nas quais explora experiências novas como as vozes de ambos, em improvisos coletivos que visam a atingir o desafio de expressar a riqueza da música brasileira pelas entrelinhas de suas composições e arranjos.

Fundado em 1992,  o Duo Bico de Pena é detentor de vários prêmios e participou de álbuns de expoentes como Nelson Ayres e Paulo Belinatti, além dos dois gravados por selos independentes: Entrelinhas , produzido por Maurício Pereira, e Suíte das Crianças. A discografia ainda inclui um título de canções de autoria de Renato Camargo, com a participação de Ari Colares e Renato Martins na percussão.

Angelique Camargo é formada em violoncelo pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) sob a orientação de Robert Suetholz.  Aperfeiçoou-se com Antonio Del Claro, como bolsista da Fundação Vitae, e com Roman Mekinulov. Participou de masterclasses com cellistas importantes, como Yo Yo Ma e Antonio Meneses, encontros de violoncelo e festivais e integrou a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por quase quinze anos, variados grupos de câmara, destacando-se o Arsis Piano Trio. 

Renato Camargo é flautista formado pelo Departamento de Música da ECA-USP sob orientação de Toninho Carrasqueira e aperfeiçoou-se em Dijon (França), com Michel Lavignole. Venceu vários concursos para jovens instrumentistas/solistas e participou de masterclasses com renomados flautistas como Pierre-Yves Arteaud (França), Alain Marrion (Conservatório de Paris), Michael Faust (Alemanha), Felix Renggli (Suíça) e Emmanuel Pahud (Filarmônica de Berlim). Camargo integrou as orquestras Sinfônica Municipal de Santos (onde atuou como primeiro flautista), Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (onde atuou como flautista solista). Entre 2007 e 2008, ministrou aulas de flauta do VII e VIII Festivais de Música de Ourinhos.

Repertório com compositores

Beatriz – Edu Lobo/Chico Buarque
Matizes – Renato Camargo
Canção da América/Coração de Estudante – Milton Nascimento
Karatê – Egberto Gismonti
Bachianas Brasileiras No. 5 (Ária) – Heitor Villa-Lobos
Reencontro – Renato Camargo
Ponta de areia – Milton Nascimento
Cerrado – Renato Camargo
Miltoniana – Renato Camargo
Prisma – Renato Camargo
Vide Verso das Onze – Adoniran Barbosa
Valsa pra Ela – Renato Camargo
João de Barro – Renato Camargo

 

Serviço

Duo Bico de Pena na Casa do Núcleo
Data: 11 de dezembro, às 21 h (abertura da casa às 20 h)
Local: Rua Padre Cerdá, 25, Alto de Pinheiros
Ingressos: R$ 26,00 (cartão de crédito, débito e dinheiro)

soups

 

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s