758 – Companhia Belo Sol de Santa Maria começa giros de Folia de Reis em Osasco (SP)

Belo Sol 1
A Companhia de Folia de Reis Belo Sol de Santa Maria aproveita os giros que promove há 22 anos em Osasco para preservar valores tradicionais e também colocar para reflexão temas como ecologia, cidadania e ética (Foto: Arquivo da Companhia Belo Sol de Santa Maria)
A  Companhia de Folia de Reis Belo Sol de Santa Maria promoverá neste sábado, 12, o ritual de abertura e o primeiro giro da tradicional  Folia de Reis que protagoniza desde 1994, sempre no período de festas de celebração do Natal e da chegada do Ano Novo. O evento está marcado para começar às 16 horas na casa do violeiro Alberto Camargo,  um dos integrantes da Companhia,  na região central da cidade da Grande São Paulo. Depois, sempre aos finais de semana, até 3 de janeiro de 2016, haverá ao menos quatro giros em residências nas quais as visitas estiverem previamente agendadas.  Para obter mais detalhes, basta enviar mensagem para foliadereisbssm@gmail.com

Os giros da Companhia Belo Sol de Santa Maria começaram há 22 anos como forma de mostrar para amigos estrangeiros que visitavam a casa de Gloria Barros (uma das fundadoras da companhia) como ocorre a Folia de Reis, autêntica manifestação da Cultura Popular Brasileira. De acordo com Alberto (que com  a esposa Regina Vasques, a filha Luísa e Isa Ferreira também formam o Grupo Musical Varal de Chita) a experiência foi tão intensa que se repete desde então,  já criando raízes de tradição e atraindo manifestações de fé e devoção. 

O ritual consiste em parar na porta da casa que receberá a visita da Companhia Belo Sol, entoar vivas e pedir ao dono da casa licença para adentrar ao recinto. A entrada é marcada por cânticos que saúdam os presentes e contam a história dos três Reis Santos (Baltasar, Melchior e Gaspar) que se deslocaram de reinos do Oriente para abençoar e presentear Jesus recém nascido em Belém, cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia,  a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Uma vez no interior da residência, são recitados versos lembrando detalhes da história do Natal. Antes da despedida, ao som de hinos de agradecimento, e partida para nova casa, o anfitrião e os foliões celebram o encontro em torno de mesa na qual compartilham comidas e bebidas típicas. É hábito dos que recebem a Companhia doarem mantimentos e roupas, entre outros oferendas, que posteriormente são destinados a entidades assistenciais.

“É uma alegria quando vestimos nossas fardas feitas de chita e chapéus de cartolina, enfeitamos nossos instrumentos com as fitas coloridas, empunhamos nossa bandeira e saímos em jornada pelas casas cantando a chegada do Deus Menino”, declarou Alberto Camargo. “Nossa intenção é manter viva e em contraponto à invasão comercial e consumista na época do Natal esta manifestação tão rica”, complementa Regina Vasques, explicando que a Belo Sol de Santa Maria admite crianças, mulheres, e praticantes de várias crenças, o que a diferencia de outros grupos, mais tradicionais. “Também deixamos nas casas mensagens de um determinado tema, o qual escolhemos a cada ano. Já falamos de ecologia, de ética, de cidadania e por aí vai”, observou Regina. “É muito bom ver as pessoas se emocionarem quando chega a Folia de Reis, principalmente quando passamos em casas nas quais moram os mais antigos, pessoas que pelos caminhos da vida precisaram morar em cidades grandes, mas lembram da infância assim que ouvem a viola, o bumbo e os gritos de saudação”, comentou Alberto Camargo.

Auto de Natal 1
Sempre a cada dia 25 de dezembro a Companhia Belo Sol de Maria encena, apoiada em cânticos, o Auto de Natal, detalhando a visita dos três Reis Santos ao estábulo no qual encontraram o menino e seus pais, José e Maria (Foto: Arquivo da Companhia Belo Sol de Santa Maria)

 Ao final dos giros, e após visitar cerca de 40 casas a cada ano, a Companhia Belo Sol de Santa Maria promove ritual de despedida e de confraternização para recolhimento das vestimentas, instrumentos, e da Bandeira. Antes, sempre a cada dia 25, encena, apoiada em cânticos, o Auto de Natal, mais uma vez detalhando a visita dos três Reis Santos ao estábulo no qual encontraram o menino e seus pais, José e Maria. O  Auto de Natal neste ano  transcorrerá no espaço conhecido por Varandão do Parque Municipal Chico Mendes, cujo endereço é avenida Praia Grande, City Bussocaba, a partir das 15 horas, e será oferecido ao público sem cobrança de ingresso.

 
anuncio papai noel
Anúncios

2 respostas para “758 – Companhia Belo Sol de Santa Maria começa giros de Folia de Reis em Osasco (SP)”

  1. deseja saber como posso receber a companhia da folia de reis belo sol de Osasco aqui em minha casa. Isso é possível, fico no aguardo grata, Sra Leonir Lopes ( 11 974859201)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s