Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

763 – Thais Linhares lança “Floris & Brancaflor”, romance narrado por tovadores, que viajou em costas de camelos e conecta povos desde a Idade Média

Deixe um comentário

escritoras

O Barulho d’água Música prestigiou na tarde de sábado, 12, o lançamento de Floris & Brancaflor, que narra uma jornada de amor pelas palavras e traços de Thais Linhares, escritora e ilustradora carioca que compartilha com o blogue, entre outros trabalhos, os desenhos dos violeiros, em xilogravura, que utilizamos como selos em fotos dos nossos colaboradores. O evento promovido em megalivraria de um shopping paulistano contou com a participação, além de Thais Linhares, das também escritoras da editora Hyria Maria Cristina Martins Alvarenga e Vivian Saad, respectivamente autoras de Como criar filhos sem medo e Estevão, o desconectado.

De acordo com Thais Linhares, Floris & Brancaflor é a adaptação de um poema anônimo medieval, uma das mais famosas histórias de amor já cantada para as princesas que suspiravam em suas torres e para os cavaleiros à procura de “dragões de tentar bravura”. O romance foi originalmente declamado pelos trovadores que entretiam as cortes da França, da Espanha e de Portugal. Não tardou a ganhar traduções para outros idiomas europeus, eventualmente a história passou para o cordel português e, posteriormente, o cordel brasileiro. “Mas, ainda não encontrei uma adaptação em prosa para o português moderno que fosse especialmente feita para o público brasileiro”, observou.

Sendo muito popular em sua época, Floris & Brancaflor traz elementos tomados de contos árabes, como Mil e uma noites, mitologia grega Píramo e Tisbe e por sua vez, foi influenciar outros bardos, como Romeu e Julieta, de William Shakespeare. O resultado é uma mistura suave das diferentes culturas que se encontraram na Península Ibérica, que acabou se revelando uma história eterna e universal, sendo igualmente apreciada nas cortes do Norte e do Sul, de Leste a Oeste.

As personagens principais são dois jovens adolescentes, um príncipe sarraceno e uma donzela cristã. E uma história que tem drama, aventura e, acima de tudo, amor: e a capacidade de, por amor, vencermos qualquer barreira, por mais intransponível que possa parecer.

italo e thaís

Thais Linhares conta que trabalha “com arte e com pessoas” e fez as ilustrações para o texto tendo como inspiração e referência os grafismos da antiga Pérsia. Em sua trajetória conquistou dentro e fora do Brasil prêmios literários, de cinema de animação, de artes plásticas e de ilustração. Estudou história medieval no Velho Continente, e tem um livro publicado com seus desenhos pelo Tamer Institute no Oriente Médio. “Escrevi livros, ilustrei muitas obras, fiz teatro, cantei ópera, criei roteiros e artes para desenhos animados, estudei muitas áreas do conhecimento, tendo paixão especial pelas antigas histórias que viajam pelo mundo, seja nas costas de um camelo ou nos sonhos que conectam os povos”, informa. “Acredito que por trás de toda grande aventura há a busca do amor mais puro, transformador e libertador. Qualquer jornada, se não for por amor — ao próximo, ao amado, à vida, não vale a pena”.

anuncio papai noel 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s