
O musical Bichos de Cá será apresentado sempre aos domingos de janeiro, com uma sessão extra no feriado do dia 25, com entrada franca para crianças até 12 anos (Foto: Marcelino Lima/Arquivo Barulho d’água Música)
Crianças também têm vez no Barulho d’água Música e em nome delas o blog convoca pais e responsáveis a levarem filhos, sobrinhos, netos, afilhados, enteados e coleguinhas destes a uma das cantorias que o grupo Nhambuzim fará durante divulgando as músicas do álbum Bichos de Cá durante o mês de janeiro, na unidade Vila Mariana do Sesc de São Paulo, sempre aos domingos, e a partir das 15h30; uma apresentação extra, no mesmo horário, está programada para o feriado do 462º aniversário da cidade, no dia 25, que cairá na segunda-feira. Já neste dia 10, por exemplo, nosso pessoal vai esquecer que já tem barba e cabelos brancos e estará presente na primeira fila do palco situado na rua Pelotas, 141, 245, a uma caminhada leve das estações Ana Rosa e Vila Mariana da linha azul do Metrô. Para mais informações tecle 11 5080-3000.
Premiado com nosso selo “altamente recomendável, inclusive e principalmente para marmanjos”, o repertório do disco Bichos de Cá (2012) foi elaborado para apresentar espécies diversas que ocorrem na fauna brasileira, destacando os locais nos quais é mais comum serem encontradas, todas muito bem caracterizadas por um figurino e adereços impecáveis de Cibele Jardim. Além do habitat de tatus, jabutis, tamanduás, jacarés, araras e, ui!, até sucuris, as letras trazem informações e mensagens de conscientização ecológica. Cada canção segue um ritmo diferente, do coco à guarânia, passando por congada, chamamé e jongo, além de carimbó, escolhido de acordo com a região no qual o animal vive. O Nhambuzim, desta forma, une mensagens que reforçam a luta contra a extinção e de quebra ainda revela ao público a riqueza da nossa cultura popular expressa tanto por meio da música, como por meio da dança e esquetes teatrais, entre outros elementos presentes em cada manifestação.
Como se não bastasse tanta qualidade e diversidade, o Nhambuzim conta com outro atrativo que por si só valerá o ingresso: a marcante voz de Sarah Abreu, que forma a banda ao lado de André Oliveira (percussão), Edson Penha (voz), Itamar Pereira (baixo), Joel Teixeira (voz, viola e violão), Rafael Mota (percussão) e Xavier Bartaburu (piano e arranjos vocais). E Bichos de cá não é o primeiro trabalho deste animado e engajado pessoal, não. Pula uma linha e abra o paragrafo:
“Em 2008, o Nhambuzim lançou um disco antológico pelo selo Paulus: Rosário: Canções Inspiradas no Sertão de Guimarães Rosa, dedicado à obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa. O álbum foi lançado em 27 de junho daquele ano, data do centenário do nascimento do filho ilustre de Cordisburgo, um dos nomes mais respeitados e admirados da literatura universal. Em Rosário: Canções Inspiradas no Sertão de Guimarães Rosa, ouve-se toques de jazz e de música erudita, apoiados em arranjos vocais e nas conexões da música popular com narrativas regionais e contação de histórias. Aboios, cantos de rezadeiras, congadas, catiras, moçambiques e folia de reis também evocam o universo roseano.”
Adereços e figurinos são da Cibele Gardin! E eu amo vocês! Beijos e gratidão! Sarah
CurtirCurtir
Obrigado, Sarah! Vamos corrigir o texto para colocar a informação que você nos enviou sobre o trabalho da Cibele Gardin!
CurtirCurtir