Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

786 – Cacique e Pajé abrem temporada do projeto Café com Viola, do Sesc Campinas (SP)

Deixe um comentário

cpajé

Antônio Borges de Alvarenga e Geraldo Aparecido são nomes provavelmente desconhecidos pela maioria do público embora formem, atualmente, a dupla que tem um dos mais longevos e sólidos trabalhos do meio caipira e que infelizmente, hoje talvez constitua uma das últimas representantes da velha geração de violeiros que tocam a autêntica música raiz. Antônio, o mais velho, já completou 80 anos, Geraldo tem 72: juntos neste domingo, 10, ambos mais uma vez subirão ao palco como Cacique e Pajé, atração que a unidade Campinas do Sesc de São Paulo programou para abrir a temporada 2016 do projeto Café com Viola, previsto para começar às 10 horas.

A dupla Cacique e Pajé, alternando o segundo membro por duas vezes, adotou este nome em 1978, por sugestão de Tonico e Tinoco. Os pioneiros são Antônio, nascido em tribo às margens do Rio Vermelho (Rondonópolis/MT), em 25 de março de 1935, e Roque Pereira Paiva, o primeiro Pajé, portanto, natural da mesma aldeia e de 22 de agosto de 1936. Paiva faleceu em São Paulo, a 5 de março de 1994.  O violeiro Índio Cachoeira o substituiu até a entrada no posto de Geraldo, em 1997. Alterações à parte, ao longo da profícua trajetória a história da dupla registra sucessos tais como o Milagre do batismo, Cidade ModernaPescador e catireiroCaçando e pescando e Poema das corda, além de emplacarem como clássicos Deixa o Índio em Paz (Cacique e Capitão Furtado) e Casinha Velha (Cacique e Ademar Braga), gravados em mais de 25 discos. Em Campinas, além do privilégio de ouvi-los, a plateia poderá desfrutar durante a cantoria café e bolo de fubá oferecidos pelo Sesc.

O Sesc Campinas fica na rua Dom José, 270, na região do terminal rodoviário Ramos de Azevedo e disponibiliza para mais informações o telefone 19 3737-1515.

outra-coisa-foto-velhaaa

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s