Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

821 – Violeiro Chico Lobo (MG), aniversariante de hoje, é semifinalista do Prêmio Profissionais da Música 2016

Deixe um comentário

Hoje, 26, a folhinha do Barulho d’água Música registra o aniversário de um dos mais consagrados violeiros do país, o mineiro de São João Del Rei Chico Lobo.  Atualmente residindo em Beagá, Chico Lobo há mais de 30 anos desempenha papel de “ponte” entre o interior de Minas Gerais e o Brasil,  valorizando temas regionais com elementos contemporâneos. Conhecido pelo carisma que o levou a inúmeros palcos, inclusive europeus, sempre brinda o público com shows ricos em causos, canções e solos de viola que gravou em mais de 20 obras entre CDs e DVDs. Chico Lobo também idealizou e apresenta os programas O Canto da Viola, na Rádio Inconfidência, e Viola Brasil, na  TV Horizonte, há 12 anos. Em sua  cidade natal, fundou o Instituto Chico Lobo que atende escolas da zona rural com aulas de viola.

Percorrer o mapa mundi da carreira deste artista ajuda a tornar a aldeia global mais caipira. E a contribuição à cultura popular protagonizada por Chico Lobo, agora, está a um passo, ou melhor, talvez a um voto (que poderá ser o seu) de obter ainda mais reconhecimento.

Toda a produção dele ao longo da trajetória autoral e construída com vários parceiros musicais nestas três décadas está entre as semifinalistas do Prêmio Profissionais da Música de 2016, concorrendo em duas categorias (Melhor Artista Raiz Sertaneja e Melhor Artista Folclore e Cultura Popular). Portanto, um bom presente para confraternizar com ele a data de hoje é indicá-lo para finalista ao Troféu Fernando Brant  já a partir de amanhã, 27, quando estará aberta votação popular por meio do sítio virtual dos promotores. Visite o endereço eletrônico http://www.ppm.art.br/pt/ e saiba como participar do evento que neste ano terá em suas noites de gala, em Brasília, nos três primeiros dias de abril, o compositor de Travessia e tantos outros sucessos, que nos deixou em 2015!

Parabéns, Chico Lobo, e sucesso!

Zika CGU

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s