A alegria, a religiosidade e também elementos alegóricos que revestem muitas das tradições populares do Nordeste estão representados na obra do SaGRAMA, grupo também conhecido por Banda Sinfônica do Recife que em 20 anos de estrada já tocou em países como a França e a Bélgica. Idealizado em 1995 pelo professor do Conservatório Pernambucano de Música, compositor e flautista Sérgio Campelo, o SaGRAMA difunde a música popular por meio de linguagem erudita, espalhando influencias do Movimento Armorial e ritmos tradicionais como frevo, baião e caboclinho.
Com esta bem temperada sonoridade, o SaGRAMA já gravou sete álbuns, predominantemente instrumentais acústicos, um dos quais tem o sugestivo nome Tábua de Pirulito. Para quem não sabe, e portanto carrega o azar de jamais ter experimentado uma, o título do disco faz referência à deliciosa iguaria em forma de pirulito puxa-puxa à base de mel, açúcar e água, tentação infelizmente já quase esquecida que fez a festa de crianças em ruas interioranas, envolta em embalagens de papel coloridas, vendida espetadas em tabuleiro de madeira cheia de furos e apoiada por um cabo longo que os vendedores carregavam ao ombro). Com esta mesma receita os nove músicos vêm animando vários eventos culturais em Pernambuco, além de compor trilhas sonoras para teatro e cinema, entre as quais a do filme O Auto da Compadecida, de Guel Arraes.
O blogue Quadrada dos Canturis disponibilizou em formato mp3 seis dos sete álbuns do SaGRAMA. Visite o endereço http://quadradadoscanturis.blogspot.com.br/2014/01/sagrama-discografia-para-download.html#more, baixe os arquivos e boa curtição! Ah, e se você escutar o som de uma matraca ecoando pela rua onde mora, aperte a tecla de pausa e corra até o portão…