A Fundação Ema Klabin (São Paulo), em parceria com o Laboratório de Música de Câmara da Universidade de São Paulo, promoverá um ciclo de seis apresentações temáticas com o intuito de criar um panorama da música ocidental. A série proporcionará sempre com entrada franca uma viagem temporal pelos principais períodos estéticos da música ocidental após a Idade Média, oferecendo ao público obras do Renascimento, do Barroco, do Classicismo, do Romantismo e dos primórdios da música moderna no século XX.
A primeira apresentação ocorrerá já neste sábado, 12 de março, com início previsto para as 16h30. O palco estará reservado ao núcleo artístico Companhia das Antigas, que estrelará o espetáculo Cancioneiro de Bolso, dedicado às obras compiladas no Cancioneiro de Lisboa, do século XVI. O grupo reúne o cravista Pedro Augusto Diniz, a gambista Iara Ungarelli e as vozes de André Angenendt, Guga Costa, João Vitor Ladeira e Tiago Pinheiro, e selecionou para o repertório obras sacras de tradição católica para a Quaresma, Paixão, Páscoa e Eucaristia, além de músicas profanas.
Antes do concerto Cancioneiro de Bolso, a partir das 14 horas, o público que frequenta a casa situada na Rua Portugal, 43, poderá participar da visita temática O Gabinete de Ema Klabin. A visita é uma proposta para favorecer uma visão sobre a história dos museus de arte, desde os gabinetes de curiosidades até as instituições que contemplem produções contemporâneas. Serão abordadas as principais metamorfoses desses espaços, refletindo como a história possibilitou a criação de locais como a Fundação encravada no Jardim Europa, na zona Sul paulistana.
Para mais informações o telefone da Fundação Ema Klabin é 11 3897-3232.