Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

837 – Cantariar, novo álbum de Kátya Teixeira, consagra 21 anos de carreira e parcerias em andanças pelo Brasil profundo

Deixe um comentário

A cantora, instrumentista e compositora paulistana Katya Teixeira ocupará o palco da unidade Belenzinho do Sesc da cidade de São Paulo no sábado, 9 de abril, para lançamento a partir das 21 horas de Cantariar, álbum com o qual comemora a chegada aos 21 anos de carreira. Idealizadora do premiado e já na terceira temporada projeto Dandô –Circuito de Música Dércio Marques, o perfil de Katya Teixeira é o de pesquisadora e artista que percorre vários estados garimpando saberes e sonoridades que constituem a cultura popular, dedicação que entre os parceiros e amigos renderam a ela o carinhoso apelido de “Katya Trecheira”. Entre uma parada e outra nestas viagens pelo Brasil profundo, ela incorpora à obra manifestações culturais autênticas do nosso país, sempre guardando reverência aos mestres que a estimulam e a influenciam, além de formar profícuas parcerias musicais que ao mesmo tempo a consagram, consolidam seu nome como referência no meio e revelam novos valores no rico âmbito da música  regional.

Cantariar é justamente uma compilação das parcerias que Katya Teixeira costurou nestas duas décadas de trajetória. A lista inclui expoentes como João Bá, Vidal França e Mazé Pinheiro, Eliezer Teixeira, Luiz Carlos Bahia, Ney Couteiro, Consuelo de Paula, José Eduardo Gramani, Dércio Marques e Doroty Marques, Amauri Falabella, Erick Castanho, Antonio Pereira de Manaus, João Arruda, Levi Ramiro, João Evangelista Rodrigues, Viola Quebrada e Tarancón. O show terá direção artística do barbatuque  André Venegas.

Caberá à Tratore distribuir Cantariar, que chegou a plataformas digitais como iTunes em 25 de março e será disponibilizado em várias outras a partir de 1° de abril, simultaneamente à campanha de financiamento coletivo que Katya Teixeira está empreendendo para gravar As Flores do Meu Terreiro, trabalho que deverá levá-la a estúdio em maio, pois pretende lançar o álbum já entre julho e agosto.

Em As Flores do Meu Terreiro Katya Teixeira pretende resgatar a figura do menestrel/trovador cantando e tocando composições próprias em violões de 6 cordas, requinto, tercino e requinto de cabaça; viola de cocho, cuatro, ronroco, rabecas e guitarrón uruguaio.  Katxerê, Lira do Povo e Feito de Cordas e Cantigas reúnem composições de amigos e parceiros que Katya interpreta. “Este será o disco de minha maioridade, o primeiro autoral em minha carreira, concebido ora com letra minha, ora música, ora ambos, e parcerias mais do que especiais nas quais entrei também como compositora, com Consuelo de Paula, Paulo César Nunes, João Evangelista Rodrigues, Lígia Araújo, Rogério Santos, Gildes Bezerra, Beth Magalhães, Wander Porto e Victor Batista.

 

Os dois CDs estão sendo feitos sem apoio, edital ou patrocínio, de forma completamente independente, e Cantariar poderá ser oferecido como recompensa aos colaboradores de As Flores do Meu Terreiro. “Resolvi fazer As Flores… de forma colaborativa, a exemplo do 2 Mares, há três anos, com o Luiz Salgado (MG), que teve um resultado bem bacana. A diferença é que a modalidade Catarse Flex é mais maleável, permitindo que seja captado qualquer valor, independente de se atingir a meta proposta. Claro que o ideal é conseguirmos captar o que foi proposto, mas se não ocorrer assim o CD será realizado da mesma maneira, só que, provavelmente, demorará um pouco mais. Dessa vez também disponibilizei contribuição em conta bancária para atender aos pedidos de algumas pessoas que preferem contribuir diretamente”.

parcerias katita

O violeiro João Arruda (Campinas/SP), que nesta foto toca com Katya Teixeira, Déo Miranda (violão) e Fernando Tocha (bumbo) em Mogi das Cruzes/SP, é um dos compositores que têm parceria com a paulistana (Foto: Arquivo Barulho d’água Música/Marcelino Lima)

Dos quatro álbuns de Katya Teixeira já gravados, três receberam indicações ao Prêmio da Música Brasileira e ao Troféu Catavento 2012 de Solano Ribeiro – Rádio Cultura/SP. No Belenzinho, o repertório de Cantariar será apresentado com participação de músicos que fizeram parte dessa jornada como a Cássia Maria, o violonistaNey Couteiro, Thomas Rohrer, Amauri Falabella, Oswaldo Rios (Viola Quebrada), Antonio João Galba, integrantes do grupo Tarancón, Vidal França e Daniela Lasalvia.

O Sesc Belenzinho fica na rua Padre Adelino, 1.000, a uma caminhada leve das estação Belém da Linha 3 Vermelha do Metrô. Para mais informações e compra de ingresso há o número de telefone 11 2076-9700.

Sobre As Flores do Meu Terreiro visite  https://www.catarse.me/asfloresdomeuterreiro

1- Dois Sertões – 2013 – Ronaldo Pereira e Poli Brandani
2- Os grilos são astros – Cantos da Mata Atlântica/ Dércio Marques e Doroty Marques – 1999 – Rosinha de Valença
3- Encantado – Capiau/ Levi Ramiro – 2013 – Levi Ramiro e João Evangelista Rodrigues
4- O Canto das Águas Serenas – Espelho D ´Água/ Dércio Marques – 2001 – Regina Rosa
5- Fotossíntese – Cavaleiro de Macunaíma / João Bá – 2013 – João Bá e Ney Couteiro
6- Roxa cor da saudade – Parceria/ Amauri Falabella – 2015 – Kátya Teixeira e Amauri Falabella
7- Canteiros do Coração – Afluentes / Antonio Pereira – 2007 – Antonio Pereira
8- Flor de algodão – Meus Retalhos/ Viola Quebrada – 2015 – Rogerio Gulin, Etel Frota e Oswaldo Rios
9- Vento viajeiro – Venta Moinho/ João Arruda – 2013 – Kátya Teixeira e João Arruda
10-Além de Olinda – Mexericos da Rabeca /José Eduardo Gramani – 1997 – José Eduardo Gramani
11-Canto Lunar – Vuelvo para Vivir / Tarancón – 1997 – Denise Emer
12-A Lua Girou – Elemental/ Erick Castanho – 2015 – DP – folclore BA
13-Canto Cego – Capiau/ Levi Ramiro – 2013 – Levi Ramiro
14-Dia Santo – Sertão e Mar/ Vidal França e Mazé Pinheiro – 1994/1995 – Eliezer Teixeira e Luiz Carlos Bahia
15-Teus Olhos – Sonhares/ Ney Couteiro – 2008 – Consuelo de Paula e Ney Couteiro

Alguns linques para conhecer melhor Katya Teixeira

https://youtu.be/x8l-1sn2frA?list=PLFB_0nw83wL-v40SOuhGChfoMbQhXetd3
https://youtu.be/xYZi_8Zjqes
www.katyateixeira.com.br
http://www.facebook.com/katyateixeirabr
http://www.youtube.com/katyateixeirabr

11140000_987725364616018_7948948290194392620_n

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s