Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

840 – Público em Medellin esgota bilheteria para conhecer e prestigiar Susana Travassos, com Ricardo Araújo e Michi Ruzitschka

Deixe um comentário

O Barulho d’água Música procura sempre produzir a maioria das matérias que publica, embora ainda as receba enviadas por assessorias de vários artistas e de produtores culturais com as quais também alimenta o blogue, buscando preservar desta forma sua autonomia. Hoje, entretanto, pediremos licença ao Jornal do Algarve, sediado em Portugal, para reproduzir na íntegra e preservando o texto original matéria que o veículo publicou em sua edição eletrônica de 30 de março divulgando o sucesso obtido pela cantora Susana Travassos em passagem por Medellin (Colômbia). Temos seguido Susana Travassos devido a sua estreita ligação com cantores e compositores brasileiros que costumeiramente a traz a cantar em cidades como São Paulo. Nestas ocasiões, ela não apenas apresenta entre nós a beleza presente em canções tradicionais do além mar, bem como renova os laços culturais históricos que unem e aproximam os dois países, evidenciando muito mais que eventuais diferenças no campo da música, fraternas semelhanças.

Entende o blogue, assim,  que também deve repercutir por aqui  o relato do Jornal do Algarve informando que:

Susana Travassos esgotou ontem [29 de março]  o Auditório Fundadores, da Universidade EAFIT de Medellin, Colômbia, num concerto muito aplaudido pelo público presente, em que a cantora algarvia fez um percurso desde o fado aos grandes êxitos do seu CD Tejo Tietê, uma parceria com o violonista brasileiro Chico Saraiva, passando pelos novos temas do seu próximo trabalho, Asas de Água.

O concerto esteve integrado no programa Primavera Musical, organizado por aquela universidade, que reúne, para além de Susana Travassos, representantes de África, Chile, Espanha e, naturalmente, da Colômbia.

Sobre aquilo que foi a actuação de Susana Travassos, nada melhor do que ler o que foi escrito nas redes sociais, pelo assessor cultural da Embaixada Portuguesa em Bogotá, Pedro Rapoulas:

“Eu não conhecia a Susana Travassos. O seu nome dizia-me alguma coisa mas não a conhecia. Quando há uns meses recebi um email a dizer que se apresentaria em concerto em Medellin a curiosidade fez-me comprar um bilhete de avião e vir até aqui para a conhecer pessoalmente. Cheguei ao concerto, hoje, sem saber o que ia ver. E ainda bem que foi assim: a Susana Travassos apresentou-se numa sala sem cadeiras vazias. Uma sala com 664 lugares, numa cidade que não a conhecia, num país que apenas agora vai sabendo o que é o Fado. Não que neste caso importasse saber o que é o Fado. Porque este concerto extravasou qualquer conceito predefinido. Susana Travassos tem uma voz incrível que põe brilhantemente ao serviço de um repertório muitíssimo cuidado. Não foi de estranhar, por isso, que ao segundo tema o público já estivesse rendido. E foi assim todo o concerto. Há muito tempo que não me surpreendia com um concerto. E este foi surpreendente… Parabéns Susana!! E parabéns Ricardo Araújo na guitarra portuguesa (nas tuas mãos a guitarra portuguesa no Brasil está muitíssimo bem entregue) e ao guitarrista austríaco Michi Ruzitschka (que entende tão bem a música portuguesa!). Estes três artistas deixaram marcas em Medellin. Foi uma noite única que espero que se possa repetir em Bogotá num futuro muito próximo!”

Susana.oficial.menor_

Susana Travassos, que passa grande parte do ano no Brasil, onde está a fazer uma carreira muito apreciada e acarinhada, iniciou, com este concerto, uma digressão pela a América Latina, que a irá levar, entre outros lugares, a Buenos Aires [em 29 de abril] e a Montevidéu, onde participa na semana cultural portuguesa, em abril,  ao lado do artista plástico Alexandre Farto e do escritor Valter Hugo Mãe.

Nesta sua digressão por terras sul americanas, Susana Travassos é acompanhada por Ricardo Araújo na guitarra portuguesa e Michi Ruzitschka na viola.

Em fase de lançamento a cantora algarvia tem um novo trabalho, anunciado para maio próximo, com concertos já agendados para o Algarve, Espanha e França, intitulado Asas de água, que consubstancia o seu percurso notável de busca de experiências, trocas culturais e reconhecimento internacional feito ao longo dos seus 7 anos de carreira.

Como ela própria define, Asas de água é esse estado de busca interna e externa, de descobrir o mundo e descobrir-se a si mesma, podendo assumir todos os estados, do líquido ao gasoso. Uma viagem que se faz pelo mar e pelo céu para poder um dia regressar à própria terra. “

Enquanto não chega o reconhecimento nacional, Susana Travassos vai conquistando outros mundos, com aquele espírito indomável que caracterizou os nossos descobridores e, depois do Brasil, é agora o público de Medellin a ficar rendido ao seu talento.

Dela diz a grande compositora brasileira Ana Terra: “ao assistir e ouvir Susana cantar, senti uma forma avassaladora de força e doçura combinadas. Como se ela tão jovem carregasse a ancestralidade de todas as mulheres do mundo”. Já o poeta e compositor português Tiago Torres da Silva observa que “a própria alma de Susana parece que se agiganta quando canta e que ela serve a canção, não a vaidade de ser cantora”.

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s