Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

888 – Como colaboração do blogue Terra Brasilis e por meio dos quatro álbuns da série Ao Pé da Serra, conheça Eduardo Kusdra

Deixe um comentário

Os produtores do Barulho d’água Música e dos blogues Em Canto Sagrado da Terra e Terra Brasilis se tornaram recentemente parceiros para a troca de arquivos e de informações visando a aumentar a oferta da divulgação e do acesso à música de qualidade que se faz pelo país afora, porém raramente embala a programação de emissoras de rádio e, quando muito, encontra-se em plataformas digitais ou em portais mantidos pelos cantores, duos, grupos e compositores. Algumas obras podem ser consideradas relíquia (tanto pela raridade, como pela beleza e importância), mas ainda assim desfalcam prateleiras de lojas, inclusive de grandes redes, e o mercado talvez nem conheça. Garimpados com esmero por Daniel Lamounier e convertidos em formato Mp3, há álbuns antológicos e fora de catálogo que dependendo do artista, da dupla ou da banda têm a discografia completa disponibilizada. Por meio do Em Canto Sagrado da Terra, Lamounier dedica-se exclusivamente à produção de mineiros, apresentado o trabalho que desenvolvem nas Alterosas entre textos da série Pelas Istradinhas de Minas — completados por dicas turísticas para passeios a cidades e lugares da hora, imagens e deliciosas receitas típicas que vão muito além do consagrado pão de queijo ou broa de milho; Terra Brasilis, mais abrangente, cobre praticamente todo o país: quem os visitar, com certeza, curtirá, ficará com uma coceira danada para querer baixar tudo!

Por meio da atualização 737, anterior à parceria, trouxemos em novembro de 2015 matéria sobre Roberto Zara, autor do disco instrumental homônimo, joia lançada pelo violeiro três anos depois de um retiro dele em cidadezinhas de Minas Gerais. Agora apresentamos diretamente do Terra Brasilis Eduardo Kusdra, maestro, arranjador e produtor musical independente dos mais conceituados do Brasil, que vive em São Paulo e desde 2011 é endorser da fabricante polonesa de instrumentos artesanais Mayones. Um perfil dele poderá ser visto no sítio oficial da marca em visita à sessão Artists (www.mayones.com).

Eduardo Kusdra já participou da gravação de mais de 80 álbuns de artistas dos mais diversos estilos e dividiu o palco e os estúdios com músicos como Arthur Maia, Terry Bozzio, Maguinho Alcântara Brecht, Albino Infantozi, Funk Como Le Gusta, Tony Levin, Diego Figueiredo, Vitor Lopes, Grupo Soul Dreams, Andria Busic, Faíska e André Christovam em mais de 30 anos de estrada. Piano e orquestração estudou em New York, nos Estados Unidos, e participou do seminário Mix with the Masters com o engenheiro de áudio Chris Lord-Alge, em Saint Remy de Provence (França).

Lamounier trouxe por meio do Terra Brasilis para o público que segue os blogues dele (a lista ainda tem o Nômade, dedicado à música de vários países) os quatro álbuns da série produzida por Eduardo Kusdra, batizada Ao Pé da Serra. Os volumes reúnem 45 composições instrumentais que formam um tributo à música caipira e ao jornalista, folclorista e empresário pioneiro Cornélio Pires (Tietê/SP), incansável divulgador da música caipira brasileira na década de 1920 quando o gênero ainda dava seus primeiros passos.

a1931748078_10

Ao Pé da Serra tem participações de músicos consagrados como Toninho Ferragutti, Maikel Morelli, Adão Angrissani e Thadeu Romano e é apenas uma das valiosas contribuições de Kusdra para o nicho da música de qualidade e independente que o Brasil pouco conhece. O primeiro de seus álbuns solo, Adamas, oferece 15 faixas instrumentais executadas por violões aço e nylon, baixo fretless, piano, hammond e synths, todos tocados por ele. O baixista norte-americano Tony Levin participa de Five Four, mas de cara a maior identificação do público nacional deverá ocorrer ao serem ouvidas as magistrais releituras de Trenzinho do Caipira (Heitor Villa Lobos) e de Palhaço (Egberto Gismonti). Kusdra assina também Quilombos (Suíte) e em parceria com Maguinho Alcântara Brecht Brazuka Kitchen – A collection of bass & drum duets, em que a ritmos brasileiros como frevo, maracatu e baião são mesclados ao soul, ao funk e ao fusion.   

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s