899 – Imagens do Brasil Profundo recebe em Sampa juiz-forano Mario Gil para novo bate papo musical

O cantor, arranjador e compositor Mario Gil, mineiro de Juiz de Fora radicado em São Paulo, estará no palco do auditório da Biblioteca Mário de Andrade na quarta-feira, 27 de julho, para participar do bate papo musical Contos do Mar e da Montanha com Jair Marcatti, curador do Imagens do Brasil Profundo. O projeto oferecido quinzenalmente às quartas-feiras, sempre com entrada franca, já está em sua terceira temporada. Marcatti recebe convidados com os quais esmiúça a cada nova rodada aspectos das diversas culturas regionais do Brasil, desvendando-os em shows, bate-papos, debates, palestras e, ainda, atividades dirigidas ao público infantil. O público já teve a oportunidade de prestigiar em 2016 artistas como Consuelo de Paula, Paulo Freire, Thadeu Romano, Jean e Joana Garfunkel, Pascoal da Conceição, Ugo Giorgetti, Lúcia Helena Gama, e Zé Paulo Medeiros.

Mário Gil trocou a moderna cidade da Zona da Mata pela Terra da Garoa em 1983, ano no qual se tornou aluno de violão de Henrique Pinto, cujo curso concluiu em 1987. Em 1984 frequentou aulas de Harmonia com Marilena Oliveira e no ano seguinte de Contraponto, desta vez com Mario Ficareli. Nesse período venceu, como violonista, o 2º Concurso de Seleção de Jovens Instrumentistas da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Luz do Cais, primeiro álbum, com produção independente, saiu em 1993, em vinil, e três anos depois ganhou formato digital. Em 1996, Mario Gil excursionou pela Suiça, país europeu no qual protagonizou 18 apresentações cujo repertório destacava a música folclórica do Brasil. Em 1998, com Contos do Mar, segundo título da discografia, arrebatou o Prêmio Ary Barroso de melhor compositor. A parceria com Paulo César Pinheiro e a consagração deste trabalho temático ajudou a projetá-lo: o sucesso de várias de suas músicas atraíram cantores da nova geração tais quais Mônica Salmaso, Renato Braz, Consuelo de Paula e Carmina Juarez.

O troféu de terceiro lugar do 3º Prêmio Visa MPB – Edição Compositores, em 2.000, impulsionou ainda mais a carreira de Mario Gil. Patrocinado pelo programa Petrobrás Cultural, ele lançou Comunhão (2007), O terceiro álbum, cuja repercussão não foi menor que os dois anteriores.

O próximo convidado de Jair Marcatti também assina trabalhos como produtor, arranjos e direção musical, além de mixagem e masterização, em álbuns de Carmina Juarez, Sandra Brasil, Consuelo de Paula, Mateus Sartori, Cláudio Karan, Renato Braz, Zé Modesto e Cristina Buarque, entre outros.

Serviço:

Projeto Imagens do Brasil Profundo/3ª temporada
Jair Marcatti recebe Mario Gil para o bate papo musical “Contos do Mar e da Montanha”
27/07, 20 horas
Entrada Franca
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, entre as estações República e Anhangabaú do Metrô

arte zpaulomedeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.