917 – Dois Joãos conhecidos pela alegria são atrações em tarde de sábado na Casa de Mário de Andrade

A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade será palco neste sábado, 4 de março, para a apresentação dos músicos João Arruda e João Bá, dois expoentes e referências da música regional tanto dentro, quanto fora do estado de São Paulo. A cantoria da dupla programada para o imóvel no qual morou o escritor e poeta modernista deverá começar às 16h30, com entrada franca, de acordo com o produtor do evento, o poeta e compositor Paulo Nunes (MG), coordenador do Espaço Juca de Cultura, situado no bairro paulistano Sumaré. Durante o encontro, o público ouvirá canções de álbuns como Celebrasonhos e Venta Moinho (ambos de Arruda) e Cavaleiro Macunaíma, com o qual Bá comemorou seus 80 anos de idade. A plateia também poderá ouvir João Bá declamando poemas e contando várias de suas pitorescas histórias, possibilitando um momento de comunhão com a alegria e a irreverência que caracterizam ambos os protagonistas de duas gerações e representantes de regiões distintas do país, mostrando os elos entre e a continuidade de algumas de nossas mais belas tradições.

 

Mestre da cultura popular, João Bá é de Crisópolis, cidade do sertão baiano, onde nasceu em 1932. Assim que seu primeiro dente caiu, por ordens do pai, começou a trabalhar na pequena lavoura familiar. O garoto tinha, então, apenas seis anos de idade. Autor de oito álbuns, participou de filmes e peças teatrais e publicou o cordel Natal na Cultura Popular. Dércio Marques, Marlui Miranda, Diana Pequeno, Almir Sater e Hermeto Paschoal, entre outros, gravaram parte das mais de 200 canções assinadas por João Bá.

 

João Arruda é de Campinas, interior de São Paulo. Violeiro, percursionista e pesquisador da cultura popular fez em mais de 15 anos de carreira turnês pelo Brasil, América Latina e Europa. Integra grupos como o Flautins Matuá, de pífanos, e CantaVento, dedicado ao público infanto-juvenil e finalista do III Prêmio Profissionais da Música, que será entregue em abril, em Brasília (DF); mais recentemente, também ao lado de João Bá, além de Tião Mineiro e Sinhá Rosária, compõe a Roda de Mestres, grupo que no começo de fevereiro encantou o público que frequenta a unidade Pompeia do Sesc Paulistano. Como produtor cultural, Arruda coordena o Arreuni!, entre outros projetos do Centro Cultural Casarão de Barão Geraldo.       

A Casa Mário de Andrade fica na rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo, a caminhadas leves do Metrô das estações Santa Cecília (Linha 1/Azul) e Marechal Deodoro (Linha 3/Vermelha) do Metrô.

heporshe
Assine o compromisso #heforshe visistando http://www.heforshe.org/pt

Anúncios

Uma resposta para “917 – Dois Joãos conhecidos pela alegria são atrações em tarde de sábado na Casa de Mário de Andrade”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s