A Oficina Cultural Casa Mário de Andrade será palco neste sábado, 4 de março, para a apresentação dos músicos João Arruda e João Bá, dois expoentes e referências da música regional tanto dentro, quanto fora do estado de São Paulo. A cantoria da dupla programada para o imóvel no qual morou o escritor e poeta modernista deverá começar às 16h30, com entrada franca, de acordo com o produtor do evento, o poeta e compositor Paulo Nunes (MG), coordenador do Espaço Juca de Cultura, situado no bairro paulistano Sumaré. Durante o encontro, o público ouvirá canções de álbuns como Celebrasonhos e Venta Moinho (ambos de Arruda) e Cavaleiro Macunaíma, com o qual Bá comemorou seus 80 anos de idade. A plateia também poderá ouvir João Bá declamando poemas e contando várias de suas pitorescas histórias, possibilitando um momento de comunhão com a alegria e a irreverência que caracterizam ambos os protagonistas de duas gerações e representantes de regiões distintas do país, mostrando os elos entre e a continuidade de algumas de nossas mais belas tradições.
Mestre da cultura popular, João Bá é de Crisópolis, cidade do sertão baiano, onde nasceu em 1932. Assim que seu primeiro dente caiu, por ordens do pai, começou a trabalhar na pequena lavoura familiar. O garoto tinha, então, apenas seis anos de idade. Autor de oito álbuns, participou de filmes e peças teatrais e publicou o cordel Natal na Cultura Popular. Dércio Marques, Marlui Miranda, Diana Pequeno, Almir Sater e Hermeto Paschoal, entre outros, gravaram parte das mais de 200 canções assinadas por João Bá.
João Arruda é de Campinas, interior de São Paulo. Violeiro, percursionista e pesquisador da cultura popular fez em mais de 15 anos de carreira turnês pelo Brasil, América Latina e Europa. Integra grupos como o Flautins Matuá, de pífanos, e CantaVento, dedicado ao público infanto-juvenil e finalista do III Prêmio Profissionais da Música, que será entregue em abril, em Brasília (DF); mais recentemente, também ao lado de João Bá, além de Tião Mineiro e Sinhá Rosária, compõe a Roda de Mestres, grupo que no começo de fevereiro encantou o público que frequenta a unidade Pompeia do Sesc Paulistano. Como produtor cultural, Arruda coordena o Arreuni!, entre outros projetos do Centro Cultural Casarão de Barão Geraldo.
A Casa Mário de Andrade fica na rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo, a caminhadas leves do Metrô das estações Santa Cecília (Linha 1/Azul) e Marechal Deodoro (Linha 3/Vermelha) do Metrô.

Assine o compromisso #heforshe visistando http://www.heforshe.org/pt
Um comentário sobre “917 – Dois Joãos conhecidos pela alegria são atrações em tarde de sábado na Casa de Mário de Andrade”