Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

921 – Saturno, novo álbum de Chico Teixeira, chega às plataformas digitais com homenagens a João Lavraz e Geraldo Roca*

Deixe um comentário

Saturno, nome do terceiro álbum de Chico Teixeira, já pode ser ouvido e pré-comprado na íntegra em várias das mais acessadas plataformas digitais. A novidade que antecede o lançamento do disco físico estreou em 17 de março com dez músicas para fãs e amigos do cantor e compositor paulistano, entre as quais a faixa-título — singela e poética homenagem ao irmão, João Lavraz, que morreu em 1 de novembro de 2014. Song Swan, outro tributo póstumo, é dedicado a Geraldo Roca (parceiro de Paulo Simões em Trem do Pantanal), encontrado morto, em casa, no Natal de 2015. A audição prossegue com A cara da gente, na qual Chico Teixeira e o coautor, Rodrigo Hid, buscaram imprimir características que assinalam como referências o lugar, a identidade e a noção de pertencimento.

O rebento de Renato Teixeira carrega, sim, o DNA artístico e claras influências paternas (o que jamais será demérito, vamos combinar?!), mas em carreira solo nada de braçadas como protagonista de uma nova geração ungida com as manhas de seguir “tocando em frente” com estilo próprio e qualidade. Do entrosamento com o pai famoso surgiu Fique com Deus no Peito, apenas uma das ricas tabelinhas encontradas em Saturno e que possibilitaram escalar João Carreiro (A Vida é Feita de Sonhos) e Roberta Campos (Tardes de Maio, esta referência a amigos de estrada como Wilson Teixeira, Jonavo, Bezão, Nô Stopa e Tuia Lencioni que buscam tocando Folk, Pop e MPB dar suporte a projetos com experimentações acústicas e de estilos harmônicos).

Antes de a instrumental Clélia encerrar o álbum, Chico Teixeira “ultrapassa as cordilheiras” com Mãe da Lua. Aqui, ele recorre aos auxílios luxuosos da hermanita espanhola Irene Atienza e de Carolina Delleva para conferir leveza e sentido universal à música dele e de Jayme Monjardim, atingindo desta maneira o pretendido “movimento orgânico robusto, a identidade” que configuram Saturno “com alegria e a seriedade para aqueles que procuram, por meio da arte, argumentos para tentar entender a vida”, conforme pode-se ler no sítio eletrônico do músico em cuja discografia encontram-se, ainda, entre outros os projetos autorais Mais que o Viajante (2011) e o homônimo Chico Teixeira (2002), além de participações em Águaterra (Renato Teixeira e Xangai/1996); Cantigas de Abraçar (Dércio Marques, 1998); O Novo Amanhece (Renato Teixeira e Zé Geraldo/ 1999); Renato Teixeira e Rolando Boldrin (2004); e Manifesto Poesia (Nô Stopa, 2015)

  • *Com Belarmino Cesar G. da Costa, Doutor e Professor Diretor da Faculdade de Comunicação da Unimep

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s