Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

936 – Beagá (MG) promove “Minas ao Luar” para marcar Semana Nacional do Choro

Deixe um comentário

Belo Horizonte (MG) é referência no país quando o assunto é música instrumental. Neste amplo cenário, o choro é um dos gêneros que mais movimenta artistas e chama a atenção do público. Mesmo sendo um ritmo tipicamente carioca, a capital mineira também é considerada berço de ‘chorões’, como são carinhosamente conhecidos os músicos do segmento. Para valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno desse movimento, o Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio/MG, Sesc e Senac, em parceria com o Clube do Choro de BH apresenta o Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro.

Diversas apresentações estão previstas para serem realizadas entre os dias 17 e 23 de abril, em diferentes endereços da boemia mineira, sempre a partir das 19h30. A participação é gratuita e não haverá cobrança de couvert artístico nos estabelecimentos. Cada casa participante receberá grupos, artistas e representantes do choro que se destacam na cena mineira. Além disso, no domingo, 23, Dia Nacional do Choro, um concerto com nomes expoentes do cenário do choro brasileiro será promovido para encerramento das atividades.
 

A programação começa hoje, 17, no Bar do Salomão (rua do Ouro, 895, Serra). Na terça-feira (18/4), o ponto de encontro será o restaurante Maria das Tranças (rua Professor Moraes, 158, Savassi). Na quarta-feira (19/4), a parada será no Bar do Caixote (rua Ivaí, 110, Cruzeiro). Quinta-feira (20/4) será a vez do Bolão (rua Vila Rica, 637, Padre Eustáquio) receber apresentações. Na sexta-feira (21/4), o endereço do choro na capital mineira será o Dalva Botequim (rua Ceará, 1568, Savassi). No sábado (22/4), o Pedacinho do Céu (rua Belmiro Braga, 774, Alto Caiçara) será o destino dos chorões.
 

O trombone de vara, com artistas notadamente reconhecidos na cena do choro na capital mineira, será o instrumento que estará em evidência na programação. Por isso haverá destaque para diversos trombonistas. Confira no ‘serviço’, abaixo, as atrações em cada um dos estabelecimentos.

E para fechar a programação haverá um evento especial, no domingo, 23. A Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como Praça de Santa Tereza, será palco do encontro marcado para transcorrer no oficialmente Dia Nacional do Choro, que coincide com o aniversário do músico Pixinguinha (Alfredo Viana da Rocha Filho). Diversos artistas vão se revezar no palco, a partir das 9 horas. A proposta é de uma grande celebração artística e musical reunindo expoentes como o grupo Choronas (SP); o conjunto Flor de Abacate, que convida Henrique Cazes; além do Clube do Choro de BH que, na ocasião, receberá diversos convidados, entre eles Silvério Pontes e Zé da Velha. Assim como as demais atividades, a participação é gratuita.
 
De acordo com Paulo Ramos, diretor do Clube do Choro de BH, as comemorações relacionadas à Semana Nacional do Choro na capital ganharam uma nova proporção neste ano, com a realização do Sesc. “É importante ressaltar que isso não é um discurso, mas sim uma realidade. A realização deste evento, com duração de uma semana, vai gerar oportunidades para quase uma centena de músicos. Um evento imperdível, com grandes atrações, que por certo deixará boas lembranças. Nada disso seria possível sem o envolvimento do Sesc”, afirmou Ramos.
 
Diversas atrações foram selecionadas por meio do Sesc Fomenta Cultura. Essa iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação na área artística, por intermédio de um banco de dados. O projeto, que está em sua segunda edição, representa um aprimoramento nos processos curatoriais do Sesc.
 

O Flor de Abacate, atração do dia do encerramento do Minas ao Luar, convidou para a festa do Choro em BH Henrique Cazes (Foto: Rogério Saraiva)

 

Todas as atrações serão gratuitas, sem cobrança de couvert artístico e começarão às 19h30, exceto no domingo, 23, quando o horário programado é 9 horas. Para mais informações há o número de telefone (31) 3270-8100.

 
Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s