Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

976 -Festival de Inverno de Garanhuns (PE) homenageia Belchior e terá Geraldo Azevedo, Baby do Brasil e Chico César*

Deixe um comentário

* Com o portal Zimel 

O cantor Belchior será o principal homenageado do 27° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que levará à cidade do Agreste de Pernambuco entre 20 e 29 de julho atrações de vários estados brasileiros com destaque para Baby do Brasil, Fernanda Abreu, Geraldo Azevedo, Lucy Alves, Chico César, Tom Zé, Marina Lima e a banda Mundo Livre S/A, além de representantes locais. A decoração do FIG terá letras do compositor de Apenas um rapaz latino americano e Divina Comédia Humana e Belchior merecerá, ainda, um concerto na Catedral de Santo Antônio com participações de Ednardo, Vanusa, Lira, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, Isaar, Fernando Catatau, Juvenil Silva, Renata Arruda e Gabi da Pele Preta na sexta-feira, 21, após os shows da noite. Isadora Melo, Maurício Tizumba, Lui Coimbra e Mona Gadelha estão escalados para abrirem o festival, cuja cerimônia transcorrerá na véspera do concerto, no teatro Luiz Solto Dourado do Centro Cultural Alfredo Leite, situado na estação ferroviária, a partir das 21 horas.

O FIG, um dos mais importantes eventos culturais de Pernambuco, oferecerá simultaneamente aos espetáculos musicais mostras de cinema, oficinas, gastronomia, peças de teatro e números circenses. O governo Pernambucano também prestará tributos ao centenário do crítico literário e dramaturgo Hermilo Borba Filho, na Praça da Palavra, e a Ariano Suassuna. O escritor paraibano completaria 90 anos em 2017 e doravante passará a dar nome ao antigo Palco de Cultura Popular.

O FIG é o maior evento do gênero em Pernambuco. Além de shows musicais com astros nacionais, o público se diverte com oficinas, sessões de cinema, teatro e gastronomia.

Popularidade mesmo fora de cena

Nascido em Sobral (CE), em 26 de outubro de 1946, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes tomou gostou pela música ainda nos primeiros anos de estudante ao se aproximar de manifestações da cultura popular e nas ruas das cidades do Interior cearense. Leitor contumaz, hábito que o levou a deschavar várias vezes obras como A Divina Comédia, de Dante Alighieri (do qual, mais tarde, viria a ser tradutor), ao se mudar para Fortaleza conheceu amigos como o compositor Fausto Nilo e  passou no vestibular de Medicina. Belchior, entretanto, optou por deixar o avental branco de lado e cair na estrada, arriscando a sorte, inicialmente,  em festivais estudantis e trabalhando como apresentador de um musical de televisão, entre 1965 e 1970.

Em 1972, Mucuripe, parceria com o conterrâneo Fagner, encantou o país na voz de Elis Regina (foi gravada, também, por Roberto Carlos) e colocou Belchior no mapa da música nacional — projeção que coincidiu com desembarques, primeiro, no Rio de Janeiro e, depois, em São Paulo. Ainda na Cidade Maravilhosa, uniu-se a Fagner, Ednardo e outros conterrâneoss como Amelinha, criando o grupo Pessoal do Ceará. A discografia começa em 1974, mas apenas após o lançamento do segundo álbum, o antológico Alucinação, em 1976, firmou-se como astro da MPB. Além de contar com um repertório irretocável, Alucinação contou com o guitarrista Rick Ferreira, fiel escudeiro de Raul Seixas.

Sucesso popular e de crítica durante a década dos anos 1970 e começo dos 1980, Belchior protagonizou longa e regular carreira fonográfica até 1999. Deste marco em diante, longe dos estúdios, tornou-se objeto de culto, enquanto Alucinação passava à categoria de obra fundamental da MPB. Ele também fez sucesso com Medo de Avião, álbum do ápice da popularidade que trouxe, além da faixa título, Era uma vez o homem e seu tempo, Brasileiramente linda e Tudo outra vez, em 1979. Depois, sucederam-se experiências com a independente Paraíso Discos, e até o começo dos anos 2000 se retirou do alcance da mídia — sem, entretanto, perder o carinho do público.

Esta saída de cena já sinalizava a decisão que Belchior tomou definitivamente a partir de 2009,  quando a separação matrimonial e dívidas o levaram ao afastamento total e ao corte de laços familiares, deixando o casulo apenas para raras reaparições — uma delas no Uruguai, onde concedeu entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo. Em meio a boatos, especulações e notícias nunca confirmadas de que poderia regressar a qualquer tempo ao universo que o consagrou e voltar aos palcos, morreu em 29 de abril, de causas naturais, enquanto dormia na casa cedida por um amigo em Santa Cruz do Sul (RS), aos 70 anos. O velório foi dividido entre Fortaleza e Sobral, onde o corpo está sepultado.

Programação do 27º FIG

20/07/2017
Isadora Melo, com participações de Maurício Tizumba, Lui Coimbra e Mona Gadelha

Palco Dominguinhos

21 de julho

20h: Amanda Back
21h: Mundo Livre
22h30: Geraldo Azevedo
0h: Tributo a Belchior: Ednardo, Vanusa, Lira, Cida Moreira, Tulipa Ruiz, Isaar, Fernando Catatau, Juvenil Silva, Renata Arruda e Gabi da Pele Preta

Geraldo Azevedo cantará em uma das noites do FIG, no palco Dominguinhos (Foto: Júnior Panela)

22 de julho

20h: Rogério e os Cabras
21h: Maciel Salu
22h: Cantos Rurais: Adiel Luna e Mestre Bule-Bule
23h: Alice Caymmi
0h30: Baby do Brasil

23/07/2017

20h: Cafuringa e Banda
21h: Donas
22h: Zé Brown
23h: Ifá
0h30: Tom Zé

24/07/2017

21h: Still Living
22h: Herbert Lucena
23h: Cantoria Agreste
0h30: MPB4

Mundo Livre S/A

25/07/2017

21h: Lucas Santana
22h: Banda Eddie, com participação da Orquestra Henrique Dias
0h30: Baiana System

26/07/2017

20h: Belinha Lisboa
21h: Arthur Spindolla
22h: Lia Sophia e Pinduca
23h30: Fafá de Belém

 

27/07/2017

20h: Mourinha do Forró
21h: Projeto Setenta com Sete, Waldonys, Chambinho, Meninão, Adelson Viana,
Agostinho do Acordeon, Mahatma e Terezinha do Acordeon
22h20: Lucy Alves
23h30: Chico César

28/07/2017

20h: Kiara Ribeiro
21h: Grupo Terra
22h: Gerlane Lopes
23h: Marienne de Castro
0h30: Mart’nália

29/07/2017

20h: Andrea Amorim
21h: Júnior Black
22h: Spok Frevo Orquestra
23h: Zé Ricardo, com participação especial de Toni Garrido
0h30: Fernanda Abreu

Palco POP

25/07/2017

17h: Banda Gold Hits
18h: Barro
19h: Zé da Flauta e Banda Psicoativo
20h20: Curumim

26/07/2017

17h: Milena Rimer
18h: João Fênix
19h: Ava Rocha
20h20: Não Recomendados

27/07/2017

17h: Neander
18h: Alkymenia
19h: Banda Sinaya
20h20: Devotos

28/07/2017

17h: Alexandre Revoredo
18h: Marsa
19h: Tibério Azul
20h20: Mariana Aydar

29/07/2017

17h: Hercinho Gouveia
18h: Flaira Ferro
19h: Simone Mazzer
20h20: Marina Lima

Marina Lima encerrará o festival como atração do Palco Pop (Foto: Beti Niemeyer)

Para conferir a programação dos demais palcos,  acesse https://www.facebook.com/fig.oficial/

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s