Em mais uma rodada do projeto Composição Ferroviária, moradores de Poços de Caldas e região e turistas que estiverem aproveitando o inverno passeando pelo município sul mineiro poderão curtir, gratuitamente, na manhã de domingo, 30 de julho, apresentação dos músicos Tunai e Wagner Tiso, protagonistas do show Saudades da Elis. Antes de eles subirem ao palco do pátio da estação ferroviária, o público terá a oportunidade de matar saudades de músicas que embalam a memória afetiva de várias gerações, recordadas a partir das 10 horas pelo Choro a Dois. O duo é formado por Gabriel Carbonari (violão) e Jéssica Rosado (bandolim), novos talentos que têm encantado a cidade.
Tunai & Wagner Tiso já levaram Saudades da Elis a casas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Buenos Aires. Neste tributo a Elis Regina (1945-1982) ambos escolheram para o repertório canções integrantes do patrimônio imaterial e coletivo brasileiros, eternizadas na voz da Pimentinha. Estão selecionadas, por exemplo, As Aparências Enganam (do próprio Tunai, em parceria com Sérgio Natureza); O Bêbado e a Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc; Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant; e O Trem Azul, de Lô Borges.
Tunai jamais se esquecerá de que escutou pela primeira vez Milton Nascimento, Edu Lobo, Gilberto Gil, Baden Powell e Tom Jobim (para ficar apenas em alguns importantes nomes) em canções interpretadas por Elis Regina. A partir desta descoberta, ele passou a alimentar o sonho de tomar parte nessa honrosa lista de consagrados compositores visitados pela gaúcha — expectativa que consumaria em 1979, ano no qual ela gravou magistralmente, dele, As Aparências Enganam, pouco tempo depois de ambos terem sido apresentados pelo irmão de Tunai, o também cantor e compositor João Bosco. Em bem-sucedida carreira, Tunai já possui nove discos e uma coletânea, dupla. Além de Elis Regina, gravaram suas músicas Simone, Gal Costa, Fafá de Belém, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Zizi Possi, Ivete Sangalo, Maria Rita, Milton Nascimento (compadre e parceiro em três sucessos, dentre os quais Certas Canções), Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Beto Guedes, Roupa Nova e Sergio Mendes, entre outros.

Acordeonista, pianista, compositor, arranjador, maestro, autor de trilhas sonoras e produtor, Wagner Tiso, ao longo de 60 anos de carreira, tem exercido praticamente todas as funções relacionadas com o universo da música desde tenra idade, trajetória que coloca o filho de Três Pontas ao lado de outros nomes consagrados como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha e Tom Jobim.
“Estou muito feliz por me apresentar neste show com o auxílio luxuoso do grande artista e parceiro da vida inteira de Milton ‘The Voice’ Nascimento, o Wagner Tiso”, declarou Tunai, ao elogiar o amigo que participa de dez das 17 faixas do seu mais recente disco, Eternamente, de 2011. Sobre Elis Regina, Tunai afirmou: “Já se passaram 34 anos de sua partida, mas sinto que ela está com a gente, maravilhosa como sempre”.
O projeto Composição Ferroviária, realização da Mecenaria Brasil, dos produtores culturais Wolf Borges e Jucilene Buosi, tem patrocínio do Governo de Minas e apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo de Poços de Caldas. Também apoiam a iniciativa parceiros como Tenda do Habibi, Cucina Francesco, Startoutdoor, Cristais Cá D’oro, Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.
Uma resposta para “982 – Tunai e Wagner Tiso apresentam “Saudades da Elis” na estação ferroviária de Poços de Caldas (MG)”