Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

982 – Tunai e Wagner Tiso apresentam “Saudades da Elis” na estação ferroviária de Poços de Caldas (MG)

Deixe um comentário

Em mais uma rodada do projeto Composição Ferroviária, moradores de Poços de Caldas e região e turistas que estiverem aproveitando o inverno passeando pelo município sul mineiro poderão curtir, gratuitamente, na manhã de domingo, 30 de julho, apresentação dos músicos Tunai e Wagner Tiso, protagonistas do show Saudades da Elis. Antes de eles subirem ao palco do pátio da estação ferroviária, o público terá a oportunidade de matar saudades de músicas que embalam a memória afetiva de várias gerações, recordadas a partir das 10 horas pelo Choro a Dois. O duo é formado por Gabriel Carbonari (violão) e Jéssica Rosado (bandolim), novos talentos que têm encantado a cidade.

Tunai & Wagner Tiso já levaram Saudades da Elis a casas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Salvador e Buenos Aires. Neste tributo a Elis Regina (1945-1982) ambos escolheram para o repertório canções integrantes do patrimônio imaterial e coletivo brasileiros, eternizadas na voz da Pimentinha. Estão selecionadas, por exemplo, As Aparências Enganam (do próprio Tunai, em parceria com Sérgio Natureza); O Bêbado e a Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc; Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant; e O Trem Azul, de Lô Borges.

Tunai jamais se esquecerá de que escutou pela primeira vez Milton Nascimento, Edu Lobo, Gilberto Gil, Baden Powell e Tom Jobim (para ficar apenas em alguns importantes nomes) em canções interpretadas por Elis Regina. A partir desta descoberta, ele passou a alimentar o sonho de tomar parte nessa honrosa lista de consagrados compositores visitados pela gaúcha — expectativa que consumaria em 1979, ano no qual ela gravou magistralmente, dele, As Aparências Enganam, pouco tempo depois de ambos terem sido apresentados pelo irmão de Tunai, o também cantor e compositor João Bosco. Em bem-sucedida carreira, Tunai já possui nove discos e uma coletânea, dupla. Além de Elis Regina, gravaram suas músicas Simone, Gal Costa, Fafá de Belém, Nana Caymmi, Elba Ramalho, Zizi Possi, Ivete Sangalo, Maria Rita, Milton Nascimento (compadre e parceiro em três sucessos, dentre os quais Certas Canções), Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Beto Guedes, Roupa Nova e Sergio Mendes, entre outros.

Elis Regina saiu de cena em 1982, deixando uma lacuna até hoje não preenchida entre as intérpretes da música popular brasileira

 

Acordeonista, pianista, compositor, arranjador, maestro,  autor de trilhas sonoras e produtor, Wagner Tiso, ao longo de 60 anos de carreira, tem exercido praticamente todas as funções relacionadas com o universo da música desde tenra idade, trajetória que coloca o filho de Três Pontas ao lado de outros nomes consagrados como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha e Tom Jobim.

Parceiro de Milton Nascimento desde o início da adolescência, ao criar com outros músicos notáveis o lendário grupo Som Imaginário, deu fundamental contribuição ao mítico Clube da Esquina, que surgiu há 45 anos. Com 35 discos lançados, arranjos criados para Elis Regina, Gal Costa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre muitos outros astros e estrelas da MPB, durante 12 anos, Wagner Tiso regeu a Orquestra Petrobras Sinfônica. Já formou  duos com o flautista Nivaldo Ornellas, o saxofonista Paulo Moura, o guitarrista Victor Biglione e o violoncelista Márcio Malard e tocou ao lado de bambas do jazz, como Herbie Hancock e Waine Shorter. O pianista destaca-se, ainda como criador de trilhas sonoras para filmes, como Os deuses e os mortos (Ruy Guerra), A lira do delírio (Waler Lima Júnior) e O grande mentecapto (Oswaldo Caldeira).

“Estou muito feliz por me apresentar neste show com o auxílio luxuoso do grande artista e parceiro da vida inteira de Milton ‘The Voice’ Nascimento, o Wagner Tiso”, declarou Tunai, ao elogiar o amigo que participa de dez das 17 faixas do seu mais recente disco, Eternamente, de 2011. Sobre Elis Regina, Tunai afirmou: “Já se passaram 34 anos de sua partida, mas sinto que ela está com a gente, maravilhosa como sempre”.

O projeto Composição Ferroviária, realização da Mecenaria Brasil, dos produtores culturais Wolf Borges e Jucilene Buosi, tem patrocínio do Governo de Minas e apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo de Poços de Caldas. Também apoiam a iniciativa parceiros como Tenda do Habibi, Cucina Francesco, Startoutdoor, Cristais Cá D’oro, Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s