Dedos de prosa, boa conversa e muita música. Essa é a receita do Projeto Retratos do Brasil – Prosa e Música que será promovido na Biblioteca Mario de Andrade (São Paulo) às terceiras quintas-feiras do mês, entre agosto a novembro, sempre começando às 19 horas. Idealizado pelo historiador Jair Marcatti, professor do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o projeto pretende mostrar, em quatro encontros, o Brasil que a música de cada convidado reflete; um Brasil mais para dentro, mais regional, um país dos rincões, escondido, mas muito vivo. Marcatti convidará músicos que apresentam em comum o olhar aprofundado sobre o Brasil somado ao trabalho de pesquisa e de resgate das nossas mais entranhadas tradições.

Jair Marcatti apresentará Retratos do Brasil – Prosa e Música entre agosto e novembro, sempre na BMA (Foto: Marcelino Lima/Acervo Barulho d’água Música)
O curador abordará em cada bate-papo aspectos do universo musical e as trajetórias de cada um dos participantes, nossas trajetórias, as continuidades e as rupturas daquilo que, sem nenhuma pretensão definidora, poderíamos chamar de identidades brasileiras, com a vantagem dos exemplos serem pontuados no calor da prosa, ao vivo, pelo som dos instrumentos.
Na primeira atração teremos um bate-papo musical com a presença de Luiz Salgado, com o título – “ O Brasil do Cerrado e das Geraes”.
Luiz Salgado é um cantador do Cerrado mineiro cuja obra está fincada na expressão musical arraigada no Brasil profundo, nas sonoridades que emanam do que há de mais autêntico e genuíno da tradição das festas populares, de ritmos como Folia de Reis, Congado, Moçambique e Louvações, e da viola caipira. Nesse ofício que já o levou a percorrer boa parte do país, Salgado faz de sua viola não só o instrumento de trabalho, mas também uma ferramenta de combate; seus acordes, ponteados e versos retratam paisagens e costumes do Cerrado que revelam singularidades presentes no mato, a prosa e causos que transformam sua música numa atitude diante da cultura e da vida, imprimindo uma maneira de ver o mundo e de celebrar a beleza da tradição, da natureza, dos costumes e do folclore dessa região de Minas Gerais.
Luiz Salgado venceu o concorrido Festival Canções para Arteiros (2009), promovido pelo Instituto Itaú Cultural e do qual saiu campeão. Em novembro, pela primeira vez, cantará na Europa, desembarcando em Portugal para apresentações em cidades como Lisboa, Porto e Évora. Em 2016, o cantador gravou o álbum mais recente, Quanto mais meus óio chora, mais o mar quebra na praia, renovando a discografia que já contava com Trem Bão (2003), Sina de Cantadô (2007), Navegantes (2010), o DVD Noite e Viola (2012) e, em parceria com a paulistana Katya Teixeira, 2 Mares (2013).
Serviço:
Retratos do Brasil – Prosa e Música
Bate Papo musical com Luiz Salgado – O Brasil do Cerrado e das Geraes
Apresentação e curadoria: Jair Marcatti
Dia: 17 de agosto, quinta-feira, às 19 horas
Local: Auditório da Biblioteca Mario de Andrade
Rua da Consolação, 94, Centro, telefone (11) 3775-0002
bma@prefeitura.sp.gov.br
Entrada gratuita
A Biblioteca Mário de Andrade fica na rua da Consolação, 94, Centro paulistano, entre as estações República e Anhangabaú do Metrô e a uma caminhada leve do terninal de ônibus Bandeira.