Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

994 – Colabore para a gravação de Coração Caminhador, novo álbum autoral de Victor Batista (MG/GO)

Deixe um comentário

Coração Caminhador é o nome que o cantor e compositor mineiro Victor Batista, radicado em Pirenópolis (GO), escolheu para batizar o álbum comemorativo aos 20 anos de trajetória artística o qual pretende trazer à luz com a generosa colaboração de amigos e admiradores, por meio de uma campanha de arrecadação, já disparada pela plataforma Benfeitoria, que estipula recompensas diversas, conforme a quantia doada. As 13 composições e quatro vídeos, inéditos, já estão prontos para serem gravados, trazem novas parcerias e participações especiais. A vaquinha virtual deverá cobrir o processo de finalização, que inclui as etapas de edição, mixagem, masterização e elaboração da arte gráfica do encarte antes do encaminhamento à fábrica para a reprodução de 1000 exemplares. Caso não consiga arrecadar o valor estipulado, um mínimo de R$10.200,00, Victor Batista devolverá o dinheiro aos contribuintes e o projeto será arquivado.

O violeiro autodidata e arte educador, Victor Batista já recorreu a uma bem sucedida campanha de crowdfunding para brindar amigos e admiradores com Manchete do Tico-Tico — álbum que resultou em indicação ao troféu de melhor cantor regional do 25º Prêmio Brasileiro da Música, em 2014.  Completam a discografia autoral o primogênito Além da Serra do Curral — lançado por selo independente e com participações de renomados artistas mineiros como Rubinho do Vale, Chico Lobo, Carlinhos Ferreira, Tatá Sympa, Marcelo Pereira e os integrantes do Minadouro, grupo que ele ajudou a formar, já extinto — e En’Cantando com a Biodiversidade em parceria com a World Wildlife Fund (WWF) como complementação de cartilha de educação ambiental para crianças e jovens do estado de Goiás. Quando residia na Capital de São Paulo, Victor Batista se aproximou de movimentos estudantis e populares. Após se destacar no Encontro Nacional de Violeiros, promovido em Ribeirão Preto, recebeu de Paulo Munhoz  convite para dirigir a gravação de Cantares da Educação do Campo e Terra e Arte, álbuns produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST).  Já com o grupo Camerata Caipira, ao lado de Isabella Rovo, Nelson Latiff e Bosco Oliveira, gravou o álbum homônimo e excursionou em turnê por países como Nova Zelândia e Austrália.

Membro da Associação dos Violeiros e Brasil, ex-integrante dos grupos parafolclóricos Congá e Saradeiros (ambos da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG), da Orquestra Mineira de Violas e do Minadouro, para o novo projeto Victor Batista se inspirou em presente que ganhou da neta: o livro de Nhô Musa, poeta que viveu em Avaré (SP) no século XIX e do qual compôs a música para o poema Amor Perfeito. Coração Caminhador terá parcerias com Pedro Munhoz, Manoelito Xavier, Bilora Violeiro, Levi Ramiro, Negrinho Martins, Carlinhos Ferreira, Lucas Telles, Isabella Rovo, Ronaldo Melo e dona Elcely Batista, mãe de Victor. As gravações começaram em 2015, em Pelotas (RS), no Studio Home, e terminaram no ano seguinte, em Belo Horizonte (MG), onde fica o Estúdio Motor, dirigidas por Rafael Dutra. A capa do novo álbum é criação de Marcos Brasil, artista plástico radicado na região de São Jorge de Goiás, que pintou tela conferindo a personagem clássica de Miguel de Cervantes, Dom Quixote, o papel de um guerreiro desbravador do sertão brasileiro.

No momento em que escrevíamos esta atualização, a campanha de Coração Caminhador já contabilizava 71 benfeitores em 31 dias, metade dos 60 necessários para chegar à quota mínima, somando R$ 5.200,00 (51% do total). O endereço para saber mais informações e colaborar é https://benfeitoria.com/cdcoracaocaminhador. As contribuições podem ser feitas até as 23h59 de 18 de setembro deste ano.

Filho de São João*
João Francisco Soares (Nhô Musa) nasceu em 24 de junho de 1900, em noite de São João, na cidade de Lençóis Paulista. Filho de Isabel e de Severiano Soares, também conhecido como Silvério Musa, de quem herdou o gosto pela Natureza, mudou-se para Avaré ainda criança. Em 83 anos de vida, Nhô Musa  exerceu atividades como fazendeiro, tropeiro, retireiro e boiadeiro. A saudade da roça e da vida caipira o inspirou a escrever, desde 1945,  para os jornais O Avaré e  A Comarca de Araçatuba, com o pseudônimo de Chico Trova. Comandou, ainda durante 35 anos, os programas Luar do Sertão e Rancho Alegre, na ZYS-3 Rádio Avaré, conquistando neste período diversos troféus estaduais.
Hoje, anualmente, é em junho, homenageado durante o Arraía do Nhô Musa.
Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s