1015 – Contribua para a volta do “Oscar da Viola Caipira”, prêmio nacional de incentivo à cadeia produtiva da viola

Ficará aberta somente até 27 de janeiro a campanha que por meio de uma das plataformas nacionais de crowdfunding visa a arrecadar contribuições para a realização de nova edição do Prêmio Nacional de Excelência da Viola, que os organizadores divulgam como sendo “O Oscar da Viola Brasileira”. A meta é atingir ao menos R$30 mil, montante que permitiria promover, ainda neste ano, a quarta edição do evento, nos moldes das anteriores, e acolher inscrições para mais de 20 categorias — das quais, cinco de cada, receberão certificados e troféus que serão entregues aos indicados n“A Noite de Gala da Viola”. Aos contribuintes estão previstas recompensas que variam de acordo com o valor cedido e que incluem, por exemplo, o direito de chancelar o evento com suas marcas, obtendo, assim, destaque em todas as divulgações diárias em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e mídia espontânea, além de outros benefícios a serem negociados.

O Prêmio Nacional é uma das principais ações de incentivo à cadeia produtiva da viola, instrumento originário de Portugal que tem grande representatividade por todo o Brasil, apresenta cinco ordens de cordas e, na maioria dos casos, é formada por 10 cordas que formam a popularmente conhecida viola caipira. O idealizador é Pedro Pinho, da extinta Revista Viola Caipira. A terceira edição ( há quase cinco anos,  em 2013!) e a de 2010 contaram com patrocínio da Rozini Instrumentos Músicais e a gestão coube à Viola Urbana Produções, do músico, produtor e gestor cultural mineiro João Araújo, autorizado a dar prosseguimento ao projeto. “Esse financiamento coletivo chama a classe a se unir para a realização de mais uma edição do Prêmio, com a promessa de quê a partir desta possamos ter, anualmente, nosso reconhecimento celebrado.”

A data para a Noite de Gala e o local onde a solenidade transcorrerá estão condicionados à aceitação dos convites abertos para obtenção de apoios e de patrocinadores. Além do patrocinador Master poderá juntar sua logomarca ao nome do evento a cidade que se dispuser  a sediar a cerimônia e contribuir com iniciativas tais quais hospedagem dos participantes. “Num ano em quê a viola requer seu reconhecimento oficial como ‘Patrimônio Imaterial do Brasil’, essa ação coletiva vem para demonstrar o interesse e a união da classe pelo bem de todos”, observou Araújo. “Juntos, somos muito mais!”

Para saber mais detalhes e contribuir com a campanha acesse o linque abaixo:

https://www.kickante.com.br/campanhas/premio-nacional-de-excelencia-da-viola

Como foi em 2013

Almir Sater, acompanhado pela banda com a qual viaja pelo país afora, cantou e tocou sucessos da carreira como principal atração da Noite de Gala da terceira edição do Prêmio Nacional de Excelência de Viola Caipira — que teve cobertura do Barulho d’água Música e contou com patrocínio da Rozini, em 17 de junho de 2013. Além do violeiro sul-mato-grossense, o público também pode ver no palco do auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, situado em São Paulo, a rainha da música caipira Inezita Barroso. Na ocasião, o Instituto Brasileiro da Viola Caipira (IBVC) premiou os três mais bem votados em cada uma das 24 categorias que concorreram.

Relação dos contemplados em 2013

Homenageados especiais: Inezita Barroso (Programa de TV/Viola Minha Viola) e Almir Sater (Excelência da Viola)
Arranjador: Sidnei Oliveira/Wilson Lima/Valdir Verona
CD: Noel Andrade/ Rodrigo Delage/Bilora Violeiro
CD Instrumental: Rodrigo Nali (Duo Catrumano)/Claudivan Santiago/Viola da Terra

Dupla: Otávio Augusto e Gabriel/Kleuton e Karen/Ramon e Rozado
Dupla Revelação: Tião Reis e Zé Mineiro/Di Souza e Moisés/Muniz Teixeira e Joãozinho
DVD: Grupo Cordas da Mantiqueira/Lucas Reis e Thácio/Luiz Salgado
Grupo: Viola de Nóis/Violeiros Matutos/Viola Quebrada
Intérprete: Tarcísio Manuvei/ Pedro Antônio Silva/Cláudio Lacerda
Letrista: Batista dos Santos/ Fábio Miranda /Ademar Braga
Orquestra: Terra da Uva de Jundiaí/ Filarmônica de Viola de Campinas/Viola de Arame
Outras Vertentes: Daniel de Paula/Moda de Rock (Ricardo Vignini/Zé Helder)/Raul Misturada e Mazim Silva
Publicação Literária: Fabio Sombra/Pedro Alexandrino/Jorge Fernando dos Santos
Revelação Solo: Júnior Carvalho/Wilson Teixeira/Renato Caetano
Violeira: Juliana Andrade/Fabíola Mirela/Andréa Carneiro
Violeiro: Sérgio Penna/Júnior da Viola/Rogério Gulin
Guardião das Raízes:Zé Antônio e Wagner/Téo Azevedo/Geraldo do Norte
Luthier: Luciano Queiroz/Mirían Cris/Jeziel Carlos Santos
Produtor: Eduardo Santos/Mariângela Zan/Polyana Faria

 

Site: Angelim/Blog Cultura Caipira/Recanto Caipira
Professor: Cléber Tomas Vianna/Daniel Viola/Corvo Campeiro
Trabalho Social: Cláudia Morais Neves/Raízes do Sertão/Grupo Vida Brasil
Programa de Rádio: André Viola/Cléber Toffoli/Programa Sertão Bom
Referência: Tião Carreiro/Bambico/Helena Meirelles

 

 

Leia também no Barulho d’água Música: 

1009 – Vamos dar uma força à campanha para gravação de Trancelim, novo álbum do premiado coletivo Ponto BR?

610 – Orquestra de Violeiros Terra da Uva (SP) convida Rodrigo Delage e João Araújo e grava clássicos regionais, com pitada italiana, para novo DVD

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.