Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

1015 – Contribua para a volta do “Oscar da Viola Caipira”, prêmio nacional de incentivo à cadeia produtiva da viola

Deixe um comentário

Ficará aberta somente até 27 de janeiro a campanha que por meio de uma das plataformas nacionais de crowdfunding visa a arrecadar contribuições para a realização de nova edição do Prêmio Nacional de Excelência da Viola, que os organizadores divulgam como sendo “O Oscar da Viola Brasileira”. A meta é atingir ao menos R$30 mil, montante que permitiria promover, ainda neste ano, a quarta edição do evento, nos moldes das anteriores, e acolher inscrições para mais de 20 categorias — das quais, cinco de cada, receberão certificados e troféus que serão entregues aos indicados n“A Noite de Gala da Viola”. Aos contribuintes estão previstas recompensas que variam de acordo com o valor cedido e que incluem, por exemplo, o direito de chancelar o evento com suas marcas, obtendo, assim, destaque em todas as divulgações diárias em mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter e mídia espontânea, além de outros benefícios a serem negociados.

O Prêmio Nacional é uma das principais ações de incentivo à cadeia produtiva da viola, instrumento originário de Portugal que tem grande representatividade por todo o Brasil, apresenta cinco ordens de cordas e, na maioria dos casos, é formada por 10 cordas que formam a popularmente conhecida viola caipira. O idealizador é Pedro Pinho, da extinta Revista Viola Caipira. A terceira edição ( há quase cinco anos,  em 2013!) e a de 2010 contaram com patrocínio da Rozini Instrumentos Músicais e a gestão coube à Viola Urbana Produções, do músico, produtor e gestor cultural mineiro João Araújo, autorizado a dar prosseguimento ao projeto. “Esse financiamento coletivo chama a classe a se unir para a realização de mais uma edição do Prêmio, com a promessa de quê a partir desta possamos ter, anualmente, nosso reconhecimento celebrado.”

A data para a Noite de Gala e o local onde a solenidade transcorrerá estão condicionados à aceitação dos convites abertos para obtenção de apoios e de patrocinadores. Além do patrocinador Master poderá juntar sua logomarca ao nome do evento a cidade que se dispuser  a sediar a cerimônia e contribuir com iniciativas tais quais hospedagem dos participantes. “Num ano em quê a viola requer seu reconhecimento oficial como ‘Patrimônio Imaterial do Brasil’, essa ação coletiva vem para demonstrar o interesse e a união da classe pelo bem de todos”, observou Araújo. “Juntos, somos muito mais!”

Para saber mais detalhes e contribuir com a campanha acesse o linque abaixo:

https://www.kickante.com.br/campanhas/premio-nacional-de-excelencia-da-viola

Almir Sater e banda tocaram os principais sucessos do violeiro no concerto que encerrou a Noite de Gala, em 2013 (Foto: Acervo Barulho d’água Música/Marcelino Lima)

Como foi em 2013

Almir Sater, acompanhado pela banda com a qual viaja pelo país afora, cantou e tocou sucessos da carreira como principal atração da Noite de Gala da terceira edição do Prêmio Nacional de Excelência de Viola Caipira — que teve cobertura do Barulho d’água Música e contou com patrocínio da Rozini, em 17 de junho de 2013. Além do violeiro sul-mato-grossense, o público também pode ver no palco do auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, situado em São Paulo, a rainha da música caipira Inezita Barroso. Na ocasião, o Instituto Brasileiro da Viola Caipira (IBVC) premiou os três mais bem votados em cada uma das 24 categorias que concorreram.

Relação dos contemplados em 2013

Inezita Barroso, ao lado de Pedro Pinho, exibe o troféu do Prêmio Nacional de Excelência da Viola que recebeu em 2013 (Foto: Acervo Barulho d’água Música/Marcelino Lima)

Homenageados especiais: Inezita Barroso (Programa de TV/Viola Minha Viola) e Almir Sater (Excelência da Viola)
Arranjador: Sidnei Oliveira/Wilson Lima/Valdir Verona
CD: Noel Andrade/ Rodrigo Delage/Bilora Violeiro
CD Instrumental: Rodrigo Nali (Duo Catrumano)/Claudivan Santiago/Viola da Terra

Otávio Augusto e Gabriel, com Margaret Lemos Abreu, receberam o troféu e certificado como uma das três melhores Duplas de 2013 (Acervo Barulho d’água Música/Marcelino Lima)

Dupla: Otávio Augusto e Gabriel/Kleuton e Karen/Ramon e Rozado
Dupla Revelação: Tião Reis e Zé Mineiro/Di Souza e Moisés/Muniz Teixeira e Joãozinho
DVD: Grupo Cordas da Mantiqueira/Lucas Reis e Thácio/Luiz Salgado
Grupo: Viola de Nóis/Violeiros Matutos/Viola Quebrada
Intérprete: Tarcísio Manuvei/ Pedro Antônio Silva/Cláudio Lacerda
Letrista: Batista dos Santos/ Fábio Miranda /Ademar Braga
Orquestra: Terra da Uva de Jundiaí/ Filarmônica de Viola de Campinas/Viola de Arame
Outras Vertentes: Daniel de Paula/Moda de Rock (Ricardo Vignini/Zé Helder)/Raul Misturada e Mazim Silva
Publicação Literária: Fabio Sombra/Pedro Alexandrino/Jorge Fernando dos Santos
Revelação Solo: Júnior Carvalho/Wilson Teixeira/Renato Caetano
Violeira: Juliana Andrade/Fabíola Mirela/Andréa Carneiro
Violeiro: Sérgio Penna/Júnior da Viola/Rogério Gulin
Guardião das Raízes:Zé Antônio e Wagner/Téo Azevedo/Geraldo do Norte
Luthier: Luciano Queiroz/Mirían Cris/Jeziel Carlos Santos
Produtor: Eduardo Santos/Mariângela Zan/Polyana Faria

 

Bilora Violeiro, Noel Andrade e Rodrigo Delage, vencedores da categoria CD em 2013 (Foto: Acervo Barulho d’água Música/Marcelino Lima)

Site: Angelim/Blog Cultura Caipira/Recanto Caipira
Professor: Cléber Tomas Vianna/Daniel Viola/Corvo Campeiro
Trabalho Social: Cláudia Morais Neves/Raízes do Sertão/Grupo Vida Brasil
Programa de Rádio: André Viola/Cléber Toffoli/Programa Sertão Bom
Referência: Tião Carreiro/Bambico/Helena Meirelles

 

 

Leia também no Barulho d’água Música: 

1009 – Vamos dar uma força à campanha para gravação de Trancelim, novo álbum do premiado coletivo Ponto BR?

610 – Orquestra de Violeiros Terra da Uva (SP) convida Rodrigo Delage e João Araújo e grava clássicos regionais, com pitada italiana, para novo DVD

 

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s