Barulho d'Água Música

Veículo de divulgação de cantores, duplas, grupos, compositores, projetos, produtores culturais e apresentadores de música independente e de qualidade dos gêneros popular e de raiz. Colabore com nossas atividades: leia, compartilhe e anuncie!

1023 – Cantorias e viola caipira vão animar domingos em Beagá (MG), entre fevereiro e julho.

Deixe um comentário

A Picuá Produções Artísticas, estabelecida em Belo Horizonte (MG), promoverá a partir deste mês seu novo projeto, Viola de Feira, por meio do qual pretende fomentar e difundir a música de viola caipira oferecendo concertos mensais que transcorrerão no Centro Cultural Padre Eustáquio. Durante as apresentações, ponteado por dois ases do estado a cada nova rodada, o instrumento de dez cordas será a maior atração. O local escolhido é estratégico, pois atende a toda a região Noroeste da Capital mineira; anexa ao Centro Cultural é promovida a Feira Coberta — tradicional evento e ponto de encontro de belo-horizontinos que, portanto, constituem ótima oportunidade para feirenses e público em compras entrar em contato com a verdadeira cultura de raiz.

O Viola de Feira contará com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (projeto 288/2015), com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Impacto Conservação e Limpeza Limitada, conforme os termos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Sempre no último domingo de cada mês, um violeiro receberá um convidado, de forma que se possa estabelecer entre ambos e a plateia vínculos culturais, estabelecendo, ainda, diálogos com a música brasileira. Em 25 de fevereiro, data da abertura, Chico Lobo começará a cantoria a partir das 11 horas, em companhia de Jéssica Soares.  

 

Chico Lobo tem mais de 35 anos de premiada contribuição à cultura popular e, no dia 26, comemorará a 55ª Primavera. Do inestimável repertório levará ao Centro Cultural sucessos que marcam sua trajetória — iniciada com No Braço Dessa Viola, seu primeiro álbum — , incluindo Maria, moda gravada por Maria Bethânia e uma das faixas do mais recente disco dele, Viola de Mutirão; a estrela baiana também elegeu Criação, outra joia do mineiro para o repertório do concerto e do DVD dos 50 anos de  carreira. Constam ainda do programa que abrirá o Viola na Feira  clássicos que Lobo interpreta — entre os quais Disparada, O Trenzinho  do Caipira e Cálix  Bento — além de novidades selecionadas para seu próximo lançamento, Estradar, que sairá dos estúdios em parceria com o cantador carioca Zé Alexandre.

A obra de Chico Lobo passeia por Folias de Reis, catiras, batuques e toadas, tradições e crenças ligadas ao instrumento de cordas que melhor traduz a essência do sertão brasileiro, costuradas por belos toques e a boa prosa das Gerais. As composições do filho de São João del Rei mesclam o contexto místico ao festeiro, cantos de trabalho e de devoção que nos transportam a jornadas mágicas pelo universo caipira e seus símbolos sagrados. A discografia, que também raízes da roça à contemporaneidade e, assim, ecoa em um contexto de globalidade, ultrapassa 20 álbuns de música, mais dois DVDs, além de um livro. Além de encantar por onde vai aqui no Brasil, Chico Lobo já viajou para tocar e cantar em Portugal, Itália, China, Canadá, Argentina, Chile e Colômbia. Em abril, poderá tornar-se tetracampeão do Prêmio Profissionais da Música — que já arrebatou em 2015, 2016 e 2017, como melhor da categoria Artista Regional. Em São João Del Rei, por meio de parceria com a Prefeitura, coordena um projeto de ensino de viola nas escolas rurais.

A violeira, cantora e compositora Jéssica Soares nasceu em Belo Horizonte e está radicada em Contagem. De família proveniente do interior do Estado, desde criança demonstra afinidade pela música e pelas tradições caipiras. Esta paixão incentivou o pai a dar à filha, quando ela completou 15 anos, a primeira viola de Jéssica. Em 2012, durante o Seminário Voa Viola, em Beagá, Jéssica conheceu a também violeira Letícia Leal, da qual se tornou aluna e aprimorou-se com na arte de tocar. Em 2014, convidada por Chico Lobo, participou do programa Viola Brasil, do qual ele é apresentador. Jéssica incluiu no currículo presença no Seminário Nacional Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira, que Brasília (DF) sediou em 2015. Atualmente, integra um grupo de Folia de Reis no distrito de São Sebastião do Gil.

Informações:

Produção – Nilce Gomes (31 98515-7122)
Assessoria de Imprensa: Lilian Macedo (31 99600-0651)
Picuá Produções Artísticas Limitada – EPP
Rua Pelicano Frade, 58/102, Santa Amélia , Belo Horizonte (31 98515-7122)
picuaproducoes@gmail.com

Leia também no Barulho d’água Música:

920 – Chico Lobo e Monsenhor Vicente Ferreira lançam “Louvação” em nova rodada do “Canto & Viola”, em Beagá (MG)
681 – Chico Lobo apresenta-se e promove lançamento de novo álbum e livro em Atibaia (SP)

Anúncios

Autor: barulhomarcel

Jornalista nascido em Bela Vista do Paraíso (PR). Corintiano por herança do pai, Geraldo Caetano de Lima. Do velho também puxou a paixão por modas de viola, música de raiz e caipira, que era chamada de "sertaneja" antes da mídia comercial se apropriar, indevidamente, do nome. Quando criança ouvia aos pés da cama dele, vindas de um rádio à pilha que chiava muito, clássicos destes gêneros que marcaram para sempre a sua vida. Eu e Andreia Beillo não temos nada em comum. Para começo de conversa, ela torce pelo Palmeiras. Mas resolvemos juntos botar o pé na estrada e acreditar nas bençãos de São Gonçalo do Amarante e tentar encontrar na atividade de blogueiros dedicados à música de qualidade algo que nos una e ajude muita gente boa espalhada por todo este país, e lá fora, também, a ter seus méritos reconhecidos, resgatando e preservando valores de nossa cultura popular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s