1042 – MCB (SP) terá Hermeto Paschoal e Bixiga 70 durante festival de arte e gastronomia

Shows, palestras, exposição audiovisual, espaço para crianças e cenografia especial integram dia de programação cultural gratuita para toda a família 

Marcelino Lima, com assessoria de imprensa do Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira  (MCB) promoverá neste sábado, 7 de abril,  em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal e a Marolo Produções, com patrocínio da Comgás, o 1º Festival Comgás Transforma, que oferecerá entre 10 horas e 20 horas atividades  que incluem feira de gastronomia, palestras, oficinas, apresentações musicais e documentários, todas com entrada gratuita para públicos diversos. As primeiras atrações serão voltadas às crianças, que poderão participar de oficinas infantis de escultura de balão, pintura artística facial e de desenho. A programação prosseguirá com feira de gastronomia, ao longo de todo o dia, coordenadas por chefes renomados. Os shows possibilitarão aos frequentadores e presentes ouvir a Pequena Orquestra Interativa, o Lov.Trio, o DJ Dre Guazzelli, o grupo Bixiga 70 e, cereja do bolo,  Hermeto Pascoal.

A proposta do evento é possibilitar compartilhamento de experiências e valorizar quem transforma a realidade por meio da arte e da comida. Exposição com vídeos de 15 personagens que têm em comum o olhar sobre a gastronomia como instrumento de transformação faz parte da agenda e têm direção de Luiz Antônio Pilar, diretor de documentários premiados como Remoção e novelas como Sinhá Moça, vencedora do Prêmio Emmy Internacional na categoria série dramática de 2006. O projeto de cenografia do evento é assinado pelo mineiro Keller Veiga, cenógrafo da TV Globo desde 1980 e responsável por novelas premiadas como Meu Pedacinho de Chão, Velho Chico e Deus Salve o Rei, atual trama das 19 horas da emissora.

Hermeto Pascoal

Conhecido como “o bruxo” ou “o mago”, o alagoano Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em 22 de junho completará 82 anos, idade que não o impede de dançar e de saltar no palco como um menino. Poli-instrumentista, é famoso pela capacidade de extrair música boa de qualquer objeto, desde chaleiras a brinquedos e até mesmo da fala das pessoas. Além de teclado, Hermeto Pascoal domina piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, berrante e uma infinidade de instrumentos que toca ao lado do grupo que mantém desde a década dos anos 1970. Em toda trajetória já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações. 

Pequena Orquestra Interativa

A Pequena Orquestra Interativa (POIn), desenvolve trabalho em paralelo ao dos integrantes da Cia Cabelo de Maria, septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sousafone, acordeom, violino e percussão. O espetáculo que promove tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, por meio de ações que exploram ritmo, afinação, coordenação motora e memória. O som é uma mistura de música cigana e balcânica, klesmer e valsas.

Bixiga 70

Formada em 2010, a banda de São Paulo está lançando o terceiro álbum, que como nos dois anteriores batizou como Bixiga 70 para enfatizar que não se trata de uma criação a cada ponto, mas uma linha constante de criação e evolução – conceitual, artística, musical, espiritual, pessoal — dos dez músicos que a integram. O coletivo agrada fãs dentro e fora do país tocando jazz, funk e música afrobrasileira, sintetizando gama de fortes influências que passam por dub e reggae, cumbia e carimbó, ethio-jazz e samba-jazz.

Lov.Trio

Três violinistas dedicadas a misturar música erudita e pop (Thais Moraes, Fernanda Garcia e Jéssica Karoline) formam o Lov.Trio e promovem releituras particulares para sucessos de Coldplay, Michael Jackson, Calvin Harris, Bruno Mars, Ed Sheeran e uma versão rock and roll para clássicos de Vivaldi. Prepara a gravação do  primeiro álbum, que será disponibilizado nas principais plataformas do Brasil.

DJ Dre Guazzelli

Dre Guazzelli tem mais de 25 turnês internacionais no currículo e começou a tocar aos 18 anos. Em 2005 criou a INNER multi.art: festival que reúne mais de 100 artistas e cerca de 4 mil pessoas em um ambiente que mescla arte, cultura e música. Do sucesso dessa festa, em 2011, abriu a INNER entreprises, plataforma de eventos que conecta pessoas, artistas e marcas. O projeto conta com festas como a Sábado Dre Tarde, na qual ele toca em um determinado lugar por sete horas até o pôr do sol, além do Réveillon AWE em Caraíva, Chocolate, Groovelicious, Grill e LEEDS. Sua empresa ainda se dedica à arte com a INNER Gallery e iniciativas voltadas para a yoga e a meditação, yoga escapes, high prana e rooftop yoga.

Sobre a Comgás

A assessoria de imprensa da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) afirma que a empresa trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, indústria, comércio e sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução: mais do que uma distribuidora de gás natural, é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia. Com fornecimento ininterrupto e atendimento por 24 horas, atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. A Comgás possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

Sobre a Marolo Produções

A Marolo Produções nasceu do sonho de levar cultura para a pequena cidade de Três Pontas,  Sul de Minas Gerais, e realizou em 2009 o primeiro Festival Música do Mundo, hoje já na sétima edição. Desde então, oferece atividades  culturais em todo o Brasil, sem nunca perder as origens. Mantendo o escritório em Três Pontas e a sede em São Paulo, realizou eventos culturais nas cinco regiões brasileiras atuando em mais de 90 municípios, de grandes cidades ao Interior remoto do país. Idealizadora e realizadora de projetos como o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, que ocorre em seis capitais brasileiras, concebeu e realizou a turnê dos 70 anos do cantor e compositor Milton Nascimento, o Circuito Brasil Musical, o projeto Concertos Ihara — que une orquestra com música sertaneja de raiz –, Invernada Cultural de Tradições Gaúchas, além dos espetáculos teatrais Mãe de Dois.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e à difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações, contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas que protagoniza, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e de preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO

Festival Comgás Transforma

7 de abril,  sábado, das 10 às 20 horas, com Entrada Gratuita
Endereço: Avenida Faria Lima, 2705,  telefone 11 3032-3727

Além de eventos como o Festival Comgás, as demais atrações do MCB podem ser vistas de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com ingresso a R$ 10,00 (R$ 5 a meia-entrada) que crianças até 10 anos e maiores de 60 anos não precisam pagar por serem isentos; pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada e, aos finais de semana, a entrada é franca para todos os públicos. Oferece equipamentos de acessibilidade e incentiva o ciclismo oferecendo 40 vagas para bicicletas. Cobra pelo estacionamento e não permite a entrada com garrafas d’água, oferecida em seu ambiente. Visitas orientadas devem ser agendadas pelo número de telefone(11) 3026.3913 ou por agendamento@mcb.org.br  e www.mcb.org.br

Leia também no Barulho d’água Música:

730 – Coisa Fina homenageia mestres como Jacob do Bandolim e Moacir dos Santos em álbum novo, apresentado no MCB (SP)
Céu de Lamparina (SP) transforma terraço do MCB em arraial para lançar álbum com típicas músicas de festas juninas
Pamonha com uísque: Robson D’Angelo e Rogério Ribon encontram encruzilhada onde Mississípi e Piracicaba confluem
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s