Shows, palestras, exposição audiovisual, espaço para crianças e cenografia especial integram dia de programação cultural gratuita para toda a família
Marcelino Lima, com assessoria de imprensa do Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira (MCB) promoverá neste sábado, 7 de abril, em parceria com o Ministério da Cultura do Governo Federal e a Marolo Produções, com patrocínio da Comgás, o 1º Festival Comgás Transforma, que oferecerá entre 10 horas e 20 horas atividades que incluem feira de gastronomia, palestras, oficinas, apresentações musicais e documentários, todas com entrada gratuita para públicos diversos. As primeiras atrações serão voltadas às crianças, que poderão participar de oficinas infantis de escultura de balão, pintura artística facial e de desenho. A programação prosseguirá com feira de gastronomia, ao longo de todo o dia, coordenadas por chefes renomados. Os shows possibilitarão aos frequentadores e presentes ouvir a Pequena Orquestra Interativa, o Lov.Trio, o DJ Dre Guazzelli, o grupo Bixiga 70 e, cereja do bolo, Hermeto Pascoal.
A proposta do evento é possibilitar compartilhamento de experiências e valorizar quem transforma a realidade por meio da arte e da comida. Exposição com vídeos de 15 personagens que têm em comum o olhar sobre a gastronomia como instrumento de transformação faz parte da agenda e têm direção de Luiz Antônio Pilar, diretor de documentários premiados como Remoção e novelas como Sinhá Moça, vencedora do Prêmio Emmy Internacional na categoria série dramática de 2006. O projeto de cenografia do evento é assinado pelo mineiro Keller Veiga, cenógrafo da TV Globo desde 1980 e responsável por novelas premiadas como Meu Pedacinho de Chão, Velho Chico e Deus Salve o Rei, atual trama das 19 horas da emissora.
Hermeto Pascoal
Conhecido como “o bruxo” ou “o mago”, o alagoano Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em 22 de junho completará 82 anos, idade que não o impede de dançar e de saltar no palco como um menino. Poli-instrumentista, é famoso pela capacidade de extrair música boa de qualquer objeto, desde chaleiras a brinquedos e até mesmo da fala das pessoas. Além de teclado, Hermeto Pascoal domina piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, berrante e uma infinidade de instrumentos que toca ao lado do grupo que mantém desde a década dos anos 1970. Em toda trajetória já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.
Pequena Orquestra Interativa
A Pequena Orquestra Interativa (POIn), desenvolve trabalho em paralelo ao dos integrantes da Cia Cabelo de Maria, septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sousafone, acordeom, violino e percussão. O espetáculo que promove tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, por meio de ações que exploram ritmo, afinação, coordenação motora e memória. O som é uma mistura de música cigana e balcânica, klesmer e valsas.
Bixiga 70
Formada em 2010, a banda de São Paulo está lançando o terceiro álbum, que como nos dois anteriores batizou como Bixiga 70 para enfatizar que não se trata de uma criação a cada ponto, mas uma linha constante de criação e evolução – conceitual, artística, musical, espiritual, pessoal — dos dez músicos que a integram. O coletivo agrada fãs dentro e fora do país tocando jazz, funk e música afrobrasileira, sintetizando gama de fortes influências que passam por dub e reggae, cumbia e carimbó, ethio-jazz e samba-jazz.
Lov.Trio
Três violinistas dedicadas a misturar música erudita e pop (Thais Moraes, Fernanda Garcia e Jéssica Karoline) formam o Lov.Trio e promovem releituras particulares para sucessos de Coldplay, Michael Jackson, Calvin Harris, Bruno Mars, Ed Sheeran e uma versão rock and roll para clássicos de Vivaldi. Prepara a gravação do primeiro álbum, que será disponibilizado nas principais plataformas do Brasil.
DJ Dre Guazzelli
Dre Guazzelli tem mais de 25 turnês internacionais no currículo e começou a tocar aos 18 anos. Em 2005 criou a INNER multi.art: festival que reúne mais de 100 artistas e cerca de 4 mil pessoas em um ambiente que mescla arte, cultura e música. Do sucesso dessa festa, em 2011, abriu a INNER entreprises, plataforma de eventos que conecta pessoas, artistas e marcas. O projeto conta com festas como a Sábado Dre Tarde, na qual ele toca em um determinado lugar por sete horas até o pôr do sol, além do Réveillon AWE em Caraíva, Chocolate, Groovelicious, Grill e LEEDS. Sua empresa ainda se dedica à arte com a INNER Gallery e iniciativas voltadas para a yoga e a meditação, yoga escapes, high prana e rooftop yoga.
Sobre a Comgás
A assessoria de imprensa da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) afirma que a empresa trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, indústria, comércio e sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro. A Comgás vem passando por um processo de grande evolução: mais do que uma distribuidora de gás natural, é, hoje, uma empresa de soluções e serviços em energia. Com fornecimento ininterrupto e atendimento por 24 horas, atende mais de 1,7 milhão de clientes em sua área de concessão no Estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba. A Comgás possui mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.
Sobre a Marolo Produções
A Marolo Produções nasceu do sonho de levar cultura para a pequena cidade de Três Pontas, Sul de Minas Gerais, e realizou em 2009 o primeiro Festival Música do Mundo, hoje já na sétima edição. Desde então, oferece atividades culturais em todo o Brasil, sem nunca perder as origens. Mantendo o escritório em Três Pontas e a sede em São Paulo, realizou eventos culturais nas cinco regiões brasileiras atuando em mais de 90 municípios, de grandes cidades ao Interior remoto do país. Idealizadora e realizadora de projetos como o Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, que ocorre em seis capitais brasileiras, concebeu e realizou a turnê dos 70 anos do cantor e compositor Milton Nascimento, o Circuito Brasil Musical, o projeto Concertos Ihara — que une orquestra com música sertaneja de raiz –, Invernada Cultural de Tradições Gaúchas, além dos espetáculos teatrais Mãe de Dois.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e à difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações, contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre as inúmeras iniciativas que protagoniza, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e de preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
SERVIÇO
Festival Comgás Transforma
7 de abril, sábado, das 10 às 20 horas, com Entrada Gratuita
Endereço: Avenida Faria Lima, 2705, telefone 11 3032-3727
Além de eventos como o Festival Comgás, as demais atrações do MCB podem ser vistas de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com ingresso a R$ 10,00 (R$ 5 a meia-entrada) que crianças até 10 anos e maiores de 60 anos não precisam pagar por serem isentos; pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada e, aos finais de semana, a entrada é franca para todos os públicos. Oferece equipamentos de acessibilidade e incentiva o ciclismo oferecendo 40 vagas para bicicletas. Cobra pelo estacionamento e não permite a entrada com garrafas d’água, oferecida em seu ambiente. Visitas orientadas devem ser agendadas pelo número de telefone(11) 3026.3913 ou por agendamento@mcb.org.br e www.mcb.org.br
Leia também no Barulho d’água Música: