O cantor e compositor Suêldo Fernandes disponibilizou desde 28 de março em várias plataformas digitais, os populares canais de streaming, as dez faixas do seu novo trabalho autoral, que batizou de Tradição Regional e que terá distribuição pela Tratore. Natural da cidade litorânea paulista de Santos e radicado em Guarulhos (Grande São paulo), Suêldo Fernandes toca instrumentos de cordas e de percussão, é luthier, produtor fonográfico, diretor artístico, pesquisador de cultura e de temas do folclore nacional. Ainda menino descobriu dotes artísticos que permitem a ele, hoje, além de atuar como músico, escrever e compor as próprias poesias e melodias. Em sua carreira já integrou bandas como vocalista e instrumentista entre 2000 e 2007, optando após esta experiência por empregar em voos solo a voz marcante de vários timbres que passeia por ritmos populares brasileiros, country e folk. Suêldo busca compor canções autorais que também destacam elementos de culturas étnicas tradicionais marcadas pela visão criativa, inovadora e original.
O currículo de Suêldo Fernandes no circuito paulista aponta entre outras atividades a turnê Cantante Romântico das Américas (entre 2012 e 2014), participações em saraus, em festivais e em programas como o Dia Dia Rural, apresentado por Tavinho Ceschi no canal de agronegócios Terra Viva, da TV Bandeirantes (SP); Revelando São Paulo; e Festival da Cultura Paulista Tradicional, com a atriz Nani Braun, da TV Cultura (São Paulo). Antes de Tradição Regional, produziu o álbum homônimo Suêldo Fernandes, que reúne músicas étnicas, próprias, em um single distribuído digitalmente por plataformas virtuais.
O disco Tradição Regional tem 60 minutos e arranjos com violas, violões e percussões para as músicas que Suêldo Fernandes já vinha apresentando ao vivo e em gravações de vídeo. A audição começa por Latino Americano (#1), canção que ele classifica como dançante sobre o universo das festas de rodeio e inspira a trajetória do peão de boiadeiro. Milagre das Águas (#2) conta a história dos rios e o poder das águas que servem como caminhos para a sobrevivência pela força e pela fé de muitos povos. Pelas Curvas Dessa Estrada (#3), romântica, busca conexão com o lado espiritual da vida e aborda o sentimento de quem ficou e sente saudade, com destaque para a interpretação do artista.
A instrumental África (#4) já é conhecida em várias partes do Sudeste brasileiro. Suêldo Fernandes toca guitarra, baixo, violão e viola, apoiado pela percussão de Zilda. Benção Divina (#5) reforça a presença da viola caipira entre instrumentos de percussão e é uma homenagem ao estado de Minas Gerais, berço de tradições religiosas e populares de indubitáveis manifestações de crença no Divino. Tradição Regional (#6) introduz o acordeon no disco e versa sobre tradições regionais do Interior brasileiro. A faixa 7, Indígenas, uma das canções mais executadas e aclamadas pelo público, foi gravada em estúdio com uma nova roupagem, como rock rural, para reverenciar tribos indígenas.
A relação prossegue com Refúgio Tropeiro (#8), moda de raiz que narra a saga do tropeiro que em sua lida queda apaixonado — em mais uma composição na qual o forte é o ponteio da viola caipira. Catira (#9), como o próprio nome da música revela, evoca a dança tradicional da cultura regional brasileira marcada pelo bater de palmas e sapateados enquanto o mestre violeiro desfia versos. Por fim Cantiga Folclórica: Cantante Romântico das Américas (#10) foi composta para um grupo de teatro. A peça acabou não sendo encenada, mas a canção ganhou vida própria e se tornou um sucesso de aclamação popular como canto de cordel.
Ouça Tradição Regional nas plataformas Deezer, Spotify, Itunes e Google Play.
As apresentações informadas no quadro acima são em recinto fechado, apenas para pessoas que contrataram o espetáculo Tradição Regional. Suêldo vai se apresentar publicamente após a Copa do Mundo em turnê por cidades do Interior paulista nas quais a música caipira e regional têm maior aceitação.
Leia também no Barulho d’água Música: